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Entrada em 2º ciclos de estudo - 2024/2025

Cursos/CE disponíveis

Mestrado

Destinatários

Nota: Informação provisória, aguarda aprovação.

Serão admitidos a concurso os candidatos que cumpram os pré-requisitos de formação anterior definidos para cada Mestrado (ver informação de cada ciclo de estudos)

Podem candidatar-se a um Mestrado da FEUP os candidatos que sejam:

1. Titulares do grau de licenciado (ou equivalente legal) na área de Engenharia (ou área similar considerada adequada pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos);

2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Engenharia (ou área similar considerada adequada pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos) conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um país aderente a este Processo;

3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Engenharia (ou área similar considerada adequada pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos) com duração de, no mínimo, 3 anos letivos;

4. Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional na área de Engenharia (ou área similar considerada adequada pela Comissão Científica do Ciclo de Estudos), incluindo:
  1. candidatos cuja conclusão do grau de licenciatura esteja pendente do encerramento administrativo de um processo de mobilidade já terminado, e que estejam em condições de obter o grau de Licenciado até ao final do prazo de matrículas da respetiva fase de candidatura, qualquer que seja a sua IES de origem. Estes candidatos perdem o direito à colocação no âmbito do concurso em questão, caso não estejam em condições de poder efetuar a sua matrícula dentro dos prazos previstos;
  2. “estudantes em conclusão de licenciatura” que estejam em condições de obter o grau de Licenciado até ao final do prazo de matrículas da respetiva fase de candidatura, qualquer que seja a sua IES de origem. Estes candidatos perdem o direito à colocação no âmbito do concurso em questão, caso não estejam em condições de poder efetuar a sua matrícula dentro dos prazos previstos;
  3. candidatos que, não estando abrangidos pelas alíneas a) ou b), sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo órgão científico estatutariamente competente da FEUP, como atestanto capacidade para a realização do ciclo de estudos a que se candidatam.

 

Propinas:
Informação sobre propinas para 2024/2025 disponível aqui.

Vagas

Curso/CE Fase Vagas Ano Curricular
Mestrado em Bioengenharia 1 10
2 74
3 10
Mestrado em Ciência da Informação 1 5
2 17
3 3
Mestrado em Engenharia Biomédica 1 5
2 25
3 5
Mestrado em Engenharia Civil 1 30
2 89
3 10
Mestrado em Engenharia de Materiais 1 4
2 38
3 2
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente 1 6
2 12
3 7
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais 1 20
2 32
3 10
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão 1 10
2 25
3 5
Mestrado em Engenharia de Software 1 15
2 30
3 10
Mestrado em Engenharia do Ambiente 1 7
2 30
3 10
Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados 1 10
2 10
3 10
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial 1 5
2 99
3 6
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores 1 10
2 122
3 14
Mestrado em Engenharia Informática e Computação 1 5
2 128
3 7
Mestrado em Engenharia Mecânica 1 7
2 137
3 7
Mestrado em Engenharia Química 1 10
2 85
3 5
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil 1 12
2 21
3 3
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico 1 15
2 15
3 3
Mestrado em Inteligência Artificial 1 5
2 54
3 5
Mestrado em Mecânica Computacional 1 15
2 22
3 5
Mestrado em Multimédia 1 20
2 33
3 20
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano 1 15
2 25
3 5
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios 1 20
2 22
3 1
Mestrado em Visão por Computador 1 3
2 4
3 1
 

Total de
Vagas

Vagas
1.ª fase
Vagas
2.ª fase
Vagas
3.ª fase
Mestrado em Bioengenharia (M.BIO) 85 10 74 10
Mestrado em Ciência da Informação (MCI) 25 5 17 3
Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) 30 5 25 5
Mestrado em Engenharia Civil (M.EC) 110 30 89 10
Mestrado em Engenharia de Materiais (M.EMAT) 40 4 38 2
Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (M.EMG) 20 6 12 7
Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais (MESHO) 50 20 32 10
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG) 32 10 25 5
Mestrado em Engenharia de Software (MESW) 50 15 30 10
Mestrado em Engenharia do Ambiente (M.EA) 42 7 30 10
Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados (MECD) 30 10 10 10
Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (M.EGI) 105 5 99 6
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (M.EEC) 140 10 122 14
Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC) 140 5 128 7
Mestrado em Engenharia Mecânica (M.EM) 147 7 137 7
Mestrado em Engenharia Química (M.EQ) 92 10 85 5
Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil (MESTEC) 25 12 21 3
Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico (MIET) 27 15 15 3
Mestrado em Inteligência Artificial (M.IA) 60 5 54 5
Mestrado em Mecânica Computacional (MMC) 30 15 22 5
Mestrado em Multimédia (MM) 60 20 33 20
Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano (MPPU) 40 15 25 5
Mestrado em Projeto, Construção e Gestão Sustentáveis do Ambiente Construído (MBUILD)* 26 26 N/A N/A
Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios (MPRINCE) 30 20 22 1
Mestrado em Visão por Computador (MVCOMP) 7 3 4 1

* Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais - Das 20 vagas para 1.ª fase, 10 destinam-se a candidatos detentores de CCP (Certificado de Competências Profissionais) em SHT (Segurança e Higiene do Trabalho). Das 20 vagas inicalmente previstas para 2.ª fase, 5 destinam-se a candidatos detentores de CCP em SHT. Das 10 vagas inicalmente previstas para 3.ª fase, 5 destinam-se a candidatos detentores de CCP em SHT.

* Mestrado em Projeto, Construção e Gestão Sustentáveis do Ambiente Construído - o procedimento de candidatura decorre em plataforma própria, na página www.mbuild.eu

- O número mínimo de estudantes para funcionamento de cada Mestrado está disponível na informação de cada ciclo de estudos

- Às vagas de cada fase acrescem eventuais vagas sobrantes da fase anterior.
- O n.º de vagas da 2.ª fase foi atualizado e já inclui as vagas sobrantes da fase anterior.

Candidaturas

Prazos

Prazos de Candidatura

  1.ª Fase 2.ª Fase 3.ª Fase
Apresentação das candidaturas De 09 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024 (exceto para o M.IA)

De 20 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024 (apenas para o M.IA)
De 18 de março a 18 de abril de 2024 De 06 a 14 de agosto de 2024
Afixação dos resultados provisórios 21 de fevereiro de 2024 (exceto para o M.IA)

27 de fevereiro de 2024 (apenas para o M.IA)
27 de maio de 2024 03 de setembro de 2024
Audiência prévia De 22 de fevereiro a 06 de março de 2024 (exceto para o M.IA)

De 28 de fevereiro a 12 de março de 2024 (apenas para o M.IA)
De 28 de maio a 12 de junho de 2024 De 04 a 17 de setembro de 2024
Afixação dos resultados definitivos 13 de março de 2024 (exceto para o M.IA)

15 de março de 2024 (apenas para o M.IA)
17 de junho de 2024 20 de setembro de 2024
Apresentação de reclamações De 14 de março a 04 de abril de 2024 (exceto para o M.IA)

De 18 de março a 08 de abril de 2024 (apenas para o M.IA)
De 18 de junho a 09 de julho de 2024 De 23 de setembro a 11 de outubro de 2024
Publicação da decisão de reclamações 11 de abril de 2024 (exceto para o M.IA)

15 de abril de 2024 (apenas para o M.IA)
22 de julho de 2024 18 de outubro de 2024
Realização de matrículas online De 18 a 26 de março de 2024 De 20 de junho a 06 de agosto de 2024 De 23 a 27 de setembro de 2024
Colocação de suplentes* De 02 a 09 de abril de 2024 De 07 a 12 de agosto de 2024 De 30 de setembro a 06 outubro de 2024
Publicação de vagas sobrantes 16 de abril de 2024 13 de agosto de 2024 N/A
Pedido de creditação de formação anterior / experiência profissional No ato da candidatura e no ato da inscrição No ato da candidatura e no ato da inscrição No ato da candidatura e no ato da inscrição
Publicação dos resultados da creditação 15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação 15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação 15 dias úteis após o final do período de matrículas ou da conclusão da instrução do processo de creditação
Alteração da inscrição resultante do processo de creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação Até 10 dias úteis após publicação do resultado da creditação


*A eventual chamada de candidatos “não colocados” (suplentes) será efetuada através de mensagem enviada para o endereço de email indicado no processo de candidatura. Os candidatos chamados terão 24 horas para responderem se pretendem ou não a vaga disponível. Após o prazo comunicado, e caso não haja resposta por parte do candidato chamado, este perderá a possibilidade de ocupar a vaga e será chamado o candidato “não colocado” (suplente) que se encontra na posição seguinte na lista de seriação.

Os estudantes internacionais que necessitem de obter visto de residência para efeitos de estudos deverão verificar cuidadosamente os prazos de cada fase de candidatura (nomeadamente: publicação dos resultados, realização de matrícula e início do ano letivo) e certificar-se de que dispõem de tempo suficiente para tratar de todos os procedimentos necessários.

Critérios de seriação

Os critérios de seriação são definidos por ciclo de estudos (consultar informação de cada ciclo de estudos).

De notar que para todos os Mestrados está fixado um valor mínimo de Classificação Final* para o candidato poder ser admitido no ciclo de estudos.

*Classificação Final (CF): média ponderada das componentes de seriação.

Nota: No caso de serem efetuadas entrevistas como critério de seriação ou de desempate, a chamada para entrevista será realizada por e-mail para o endereço indicado na candidatura. 

Documentos a entregar

  • Documento de identificação (Cartão de Cidadão / Bilhete de Identidade / Passaporte) ou declaração contendo os dados de identificação (Obrigatório)
  • Certidão de conclusão de um curso superior*. No caso de “estudante em conclusão de licenciatura”, deverá preencher e submeter esta declaração. (Obrigatório)
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1)
  • Certidão de unidades curriculares do estabelecimento do ensino superior em que obteve aprovação com indicação do regime (semestral ou anual), nº de unidades de crédito/ECTS e classificação com indicação de escala e classificação mínima de aprovação. (Obrigatório)*
    - Para habilitações obtidas no estrangeiro ver nota (1)
  • Curriculum vitae  (Obrigatório)
Notas:
1 - Serão admitidos apenas os candidatos que apresentem documentação oficial que prove que detêm as habilitações necessárias para efeitos do concurso.

2 - Os candidatos que concorram na condição de “estudante em conclusão de licenciatura” terão de apresentar os documentos oficiais comprovativos da conclusão de um curso superior para efetuar a matrícula dentro dos prazos definidos para a respetiva fase.

3 - Para além destes documentos, poderão ser solicitados documentos específicos em cada ciclo de estudos (informação disponível no processo de candidatura).

* Os estudantes da U.Porto poderão digitalizar e anexar informação do percurso académico.

(1) Nota para candidatos provenientes do ensino superior estrangeiro:
Caso as certidões originais não tenham sido emitidas em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, é obrigatório submeter os documentos originais juntamente com a respetiva tradução oficial para uma das línguas acima referidas.
Os restantes documentos têm também de ser redigidos/traduzidos para uma das línguas acima mencionadas.

Emolumentos

A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.

Procedimento para pagamento:

Por Multibanco
1. Clique na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Confirme os dados apresentados e clique em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clique em "Voltar à conta corrente" para ver a referência gerada.

Via PayPal
O PayPal deverá ser utilizado apenas por candidatos estrangeiros que não tenham conta bancária em Portugal e exclusivamente para pagamento do emolumento de candidatura.
Para efetuar a transação por PayPal sugerimos que utilize o Google Chrome como browser.
1. Clique na imagem Associar referência MB para pagamento associada ao emolumento de candidatura.
2. Ao escolher esta opção vai ligar-se ao site do PayPal para efetuar o pagamento.
Nota: o pagamento por PayPal apenas pode ser utilizado para o emolumento de candidatura e não serão aceites pagamentos via PayPal referentes a qualquer outro tipo de emolumentos ou propinas.

Por transferência bancária
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, poderá fazer uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para ingresso@fe.up.pt e tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- Nome do ordenante e nome do candidato, morada, país, número de identificação fiscal e indicação da finalidade do pagamento (candidatura).

Notas:
- Após a data limite para apresentação das candidaturas, os candidatos dispõem de mais 1 dia para garantir o pagamento do correspondente emolumento, condição necessária para que a candidatura se torne efetiva. Terminado esse prazo, serão indeferidas liminarmente as candidaturas cujos emolumentos não tenham sido pagos.
- Os candidatos excluídos ou não colocados (suplentes) numa fase e que pretendam candidatar-se a outra fase terão de apresentar nova candidatura e pagar os respetivos emolumentos.

Procedimentos

Procedimento para submissão da candidatura
  1. Escolha o ciclo de estudos/curso e o regime de acesso pretendido (Concursos de Ingresso).
  2. Selecione “Apresentar Candidatura”. Se já é estudante da FEUP, terá de se validar com o utilizador e senha de estudante. Se não for estudante da FEUP ser-lhe-á solicitado que preencha o formulário de pedido de utilizador. As credenciais (utilizador e senha) serão enviadas para o e-mail que indicar no formulário. Por questões técnicas, não é aconselhável utilizar endereços de e-mail Hotmail ou Yahoo.
  3. Preencha o formulário de candidatura e anexe os documentos solicitados. Nota: os campos a vermelho são de preenchimento obrigatório.
  4. Submeta a candidatura. Se ao tentar submeter for detetado um erro (ex.: campos obrigatórios por preencher), o sistema emite uma mensagem de alerta.
    Se a informação for submetida com sucesso, deverá verificar todos os dados introduzidos e confirmar ou editar os dados.
  5. Após confirmação da submissão da candidatura, verá informação para pagamento do respetivo emolumento. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá consultar a informação da secção Emolumentos (ver acima).
  6. Qualquer problema que tenha na submissão da candidatura deverá ser reportado para ingresso@fe.up.pt, durante o prazo para apresentação das candidaturas, ou no dia útil seguinte ao término das mesmas.
Procedimento para consulta do estado da candidatura
  1. Valide-se no sistema de informação com o utilizador e senha que utilizou na candidatura;
  2. Clique sobre o seu nome;
  3. Selecione o ano letivo da(s) candidatura(s) submetida(s);
  4. Nas opções que aparecem no lado direito da página selecione “Candidaturas de Ingresso”.
Procedimento para efetuar o pedido de reconhecimento/creditação
  1. O pedido de reconhecimento/creditação (opcional) está sujeito ao pagamento, não reembolsável, dos emolumentos indicados na Tabela de Emolumentos da U.Porto.
  2. Caso pretenda criar o pedido, no formulário de candidatura, no campo "Pretende efetuar um pedido de creditação", coloque “Sim”.
  3. Nas opções do lado direito da página, em Reconhecimentos, selecione "Criar/Editar" e insira o pedido.
  4. Após criar o pedido de reconhecimento/creditação, deverá concluir e submeter a candidatura.
Procedimento para pedir uma carta de aceitação
A carta de aceitação só é emitida mediante pedido de um candidato que tenha obtido o resultado de “colocado” (aceite) no ciclo de estudos a que se candidatou. A declaração deve ser solicitada por e-mail para ingresso@fe.up.pt após os prazos de afixação dos resultados indicados para cada fase de candidatura e, no máximo, até ao início do período de matrículas da fase de admissão.

Procedimento para realização da matrícula online
Este procedimento será disponibilizado através de um link na página inicial da FEUP, no início do prazo de matrículas.

Legislação Aplicável

 

 

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