Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PRODEI > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Clube de Leitura da FEUP || 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões

Cursos

Programa Doutoral em Engenharia Informática

Dados Gerais

Código Oficial: 5141
Sigla: PRODEI
Descrição:



O objetivo do ProDEI da FEUP é promover, nos seus alunos, a excelência e a investigação em tópicos da Engenharia Informática, com ênfase para os seus fundamentos teóricos, e incluindo a especificação, o projeto, a modelação, a representação, a distribuição e a exploração de sistemas informáticos, assim como a aquisição, representação tratamento da informação, privilegiando a integração das tecnologias informáticas nos ambientes organizacionais.

Diplomas

  • Doutoramento em Engenharia Informática (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Engenharia Informática (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Armazéns de Dados

PRODEI002 - ECTS

Dotar os alunos da capacidade de projectar, implementar e explorar armazéns de dados (data warehouses).

Arquitetura e Gestão de Redes e Sistemas

PRODEI033 - ECTS

Como objectivo desta unidade curricular os estudantes deverão adquirir competências no planeamento e gestão integrada de infra-estruturas de rede e sistemas. Hoje, estas infra-estruturas de rede e sistemas pode chegar facilmente a ter redes core a petabit/s, redes de acesso com milhões de utilizadores, serviços de rede complexos como a distribuição de conteúdo de vídeo, dezenas de milhares de servidores e aplicações, e milhares de dispositivos móveis trazidos de casa pelos funcionários (BYOD), tudo com requisitos *-as-a-service. Planear, configurar, e aferir o desempenho e a contabilização nestes sistemas de forma segura é um desafio hoje, e também amanhã.

Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação

PRODEI003 - ECTS

1. ENQUADRAMENTO

A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes coleções de dados.
  2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais e da sua aplicação em ferramentas.
  3. Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.

Estudo Livre

PRODEI030 - ECTS

De acordo com o regulamento do curso, esta unidade curricular destina-se a ser frequentada por estudantes que, em face do tema que pretendam investigar no seu doutoramento, necessitem de efectuar um estudo de matérias que não sejam abordadas no conjunto de unidades curriculares oferecidas por este ou por outros cursos FEUP. Cada estudante nestas condições realiza um trabalho de estudo orientado por um docente específico a designar pela Comissão Científica do curso.

Extração de Conhecimento e Aprendizagem Computacional

PRODEI029 - ECTS

Enquadramento

Após uma época em que as diferentes empresas/instituições muito investiram na recolha de dados no âmbito da informatização das suas operações, surge agora a necessidade de pôr esses dados ao serviço dessas empresas/instituições. O objetivo é ser capaz de extrair conhecimento desses dados que permita melhorar a eficiência e ganhar vantagem competitiva. É desta necessidade que surge a Unidade Curricular (UC) de Extração de Conhecimento e Aprendizagem Computacional (ECAC).

Objetivos

  • Motivar para a utilização de técnicas de extração de conhecimento (EC) de dados, ou data mining, no apoio à decisão.
  • Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas para análise automática de grandes quantidades de dados. 

Distribuição percentual

  • Componente científica: 70%
  • Componente tecnológica: 30%

Integração de Sistemas de Informação

PRODEI005 - ECTS Dotar os alunos de competências que lhes permita, usando um conjunto de modelos conceptuais e de referencia, abordar de forma sistemática um processo de integração intra- e inter-empresarial.
Esta disciplina estabelece ainda as bases para iniciar um projecto de investigação na área da Integração Empresarial

Interação e Ambientes de Simulação Visual

PRODEI006 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos avançados em técnicas de interacção, nomeadamente em ambientes de realidaade virtual e aumentada.

Metodologias de Investigação Científica

PRODEI032 - ECTS

- Assimilação, pelos candidatos a investigadores, dos Processos, Metodologias e Práticas associados à Investigação Científica em várias áreas, incluindo a Informática e a Ciência da Computação.
- Desenvolvimento do espírito de crítica científica.
- Desenvolvimento da capacidade de produzir um texto científico quer no respeitante à forma quer relativamente à qualidade dos conteúdos adequados.
- Transmissão dos procedimentos necessários para a organização, participação e monitorização de encontros/conferências científicas.


Métodos Avançados de Modelação e Simulação

PRODEI026 - ECTS O objectivo da disciplina pode ser avaliado sob duas perspectivas. Em primeiro lugar, aos alunos pretende-se apresentar a área de modelação e simulação como um recurso importante e ferramenta indispensável ao método científico, para teste e validação de conceitos e teorias, útil em praticamente todos os projectos de doutoramento. Em segundo lugar, a apresentação e discussão de técnicas e métodos recentes de modelação e simulação devem motivar a identificação de problemas e desafios que fazem desta área um excelente domínio de estudo em Engenharia Informática, envolvendo diferentes disciplinas.

Mais especificamente, os objectivos da disciplina incluirão:
• Apresentar os conceitos básicos de modelação e simulação (computacional) e as suas diversas áreas de aplicação;
• Apresentar as principais fases do ciclo de vida de um projecto de simulação, desde a fase de modelação até a análise e aplicação dos resultados;
• Apresentar os principais tipos de modelos e a sua adequação ao tratamento de diferentes problemas, assim como as suas principais técnicas de simulação;
• Apresentar e discutir extensivamente o estado-da-arte e os recentes avanços tecnológicos na área de modelação e simulação, identificando desafios, principais áreas de investigação e tendências;

Planeamento Estratégico de Sistemas de Informação

PRODEI008 - ECTS

Esta unidade curricular visa dotar os estudantes com conhecimentos teóricos e empíricos sobre o papel estratégico dos sistemas de informação nas organizações, e com capacidade para intervir no diagnóstico e planeamento estratégico de sistemas de informação nas organizações.

Processamento de Linguagem e Extração de Informação

PRODEI034 - ECTS

O objetivo principal desta unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimentos sobre técnicas de processamento de linguagem natural e de extração de informação, articulando a apresentação dos fundamentos teóricos com aplicações práticas.

Programação com Restrições para Otimização Combinatória

PRODEI009 - ECTS

O investimento realizado pelas empresas/instituições de desenvolvimento de sistemas de informação para suportarem as suas operações permite recolher mais e melhores dados sobre elas. Essa informação permite conhecer melhor o funcionamento da organização e cria oportunidades de otimizar os seus processos. Esta Unidade Curricular debruça-se sobre uma abordagem para a resolução de problemas de otimização, a programação com restrições.

Assim, os objetivos principais desta Unidade Curricular (UC) são:

  • Motivar para a utilização de técnicas de programação com restrições para a resolução de problemas complexos de otimização
  • Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas e as ferramentas que as implementam para a resolução de problemas reais. 

Distribuição percentual:

  • Componente científica: 70%
  • Componente tecnológica: 30% 

 

Robótica Inteligente

PRODEI010 - ECTS

 

    • Compreender os conceitos básicos de Robótica e o enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica.

 

    • Estudar métodos de perceção e interpretação sensorial (com ênfase na visão por computador) que permitam criar estados do mundo precisos e métodos de controlo de robôs móveis.

 

    • Estudar os métodos que permitam a robôs móveis navegarem em ambientes conhecidos ou desconhecidos usando algoritmos de Planeamento e Navegação.

 

    • Estudar os fundamentos da robótica cooperativa e da construção de equipas de robôs.

 

    • Analisar as principais competições robóticas nacionais e internacionais, os simuladores robóticos mais realistas e as plataformas robóticas mais avançadas disponíveis no mercado.

 

    • Incentivar capacidade de comunicação em tópicos técnicos.

 

    • Incentivar abordagens científicas saudáveis. 

 

Segurança em Sistemas Informáticos

PRODEI011 - ECTS

Esta Unidade Curricular tem por âmbito o estudo da problemática de segurança de sistemas Informáticos, de forma a fornecer aos estudantes um painel básico dos conceitos e das ameaças e defesas de uma utilização abusiva e destrutiva de tais sistemas.

Sistemas Multiagente

PRODEI012 - ECTS

A disciplina assume-se como de Engenharia e proporciona uma perspectiva global das técnicas associadas à especificação e desenvolvimento de Agentes computacionais e Sistemas Multi-agentes (SMA), bem como realça a sua importância prática apresentando exemplos de aplicação.

Os objetivos fundamentais são: reconhecer quando e saber como se deve usar a abordagem distribuída e descentralizada baseada em Agentes e SMA na resolução de problemas; descrever modelos de arqiteturas de agentes e de interação em Sistemas Multi-Agentes.

A Programação Orientada a Agentes é apresentada como uma nova metáfora para a descrição e programação de sistemas computacionais distribuídos. Apresentam-se Lógicas Intencionais de Representação de Conhecimento em Agentes e SMA. Introduz-se o conceito de Agente numa comunidade Multiagente. Apresentam-se métodos, protocolos e linguagens de interacção assim como plataformas para a comunicação entre agentes distribuídos.

Teste e Qualidade de Software

PRODEI013 - ECTS

Familiarização com a terminologia usada em teste de software. Conhecer e saber aplicar as técnicas principais de teste para controlo de qualidade de software. Conhecer algumas normas existentes para assegurar a qualidade em processos de desenvolvimento de software.

Tópicos de Investigação em Engenharia de Software

PRODEI014 - ECTS Apresentar tópicos de investigação e evoluções recentes do conhecimento em Engenharia de Software, tendo em vista preparar os alunos para a eventual realização de um trabalho de investigação de doutoramento numa área da Engenharia de Software.

Análise de Redes Sociais e de Informação

PRODEI040 - ECTS

Os serviços de social media dão origem a um elevado número de conteúdos gerados por utilizadores na World Wide Web. Esses conteúdos são fontes valiosas de informação e de business intelligence. Esses serviços assentam na criação de redes sociais sociais constituídas por milhões de indivíduos e organizações, que interagem on-line todos os dias através da partilha de informação. A análise dessas redes sociais é fundamental para a compreensão do comportamento dos utilizadores e da dinâmica das ligações estabelecidas.

A primeira parte do curso aborda os fundamentos da teoria dos grafos, análise de redes sociais e visualização de redes. A segunda parte aborda as propriedades estruturais e dinâmicas observadas em redes de larga escala. A parte final do curso apresenta várias aplicações de análise de redes sociais e de informação.

Computação Embebida de Elevado Desempenho

PRODEI039 - ECTS

O1. Assimilação dos processos, metodologias e práticas associados ao desenvolvimento de aplicações para sistemas embebidos de elevado desempenho.

O2. Desenvolvimento do espírito de crítica científica e de análise de trabalhos científicos sobre o tema.

O3. Demonstração da capacidade de concretizar e de apresentar um projeto relacionado com o desenvolvimento de aplicações para sistemas embebidos de elevado desempenho.

Computação Paralela

PRODEI027 - ECTS

ENQUADRAMENTO

A programação paralela e distribuída está a tornar-se o paradigma comum de programação dada a evolução do hardware para arquiteturas multicore e elementos massivamente paralelos como as GPUs. O computador pessoal atual é composto por vários processadores que coletivamente disponibilizam maior capacidade de processamento, do que os anteriores single-core, mas que individualmente têm menor capacidade. Os programadores terão de dominar a programação multi-processador para que possam utilizar com eficiência as máquinas do presente e do futuro.

OBJECTIVOS

Aquisição de conhecimentos conducentes à utilização simultânea de várias unidades de processamento num sistema de computação. Construção de bases sólidas sobre arquiteturas paralelas, paralelização de algoritmos, modelos de programação, sincronização de processos e medidas de desempenho, através do desenvolvimento de programas.

Componente ciêntifica:50%

Componente técnica:50%

Estudo Livre

PRODEI030 - ECTS

De acordo com o regulamento do curso, esta unidade curricular destina-se a ser frequentada por estudantes que, em face do tema que pretendam investigar no seu doutoramento, necessitem de efectuar um estudo de matérias que não sejam abordadas no conjunto de unidades curriculares oferecidas por este ou por outros cursos FEUP. Cada estudante nestas condições realiza um trabalho de estudo orientado por um docente específico a designar pela Comissão Científica do curso.

Metodologias de Planeamento e Escalonamento

PRODEI017 - ECTS

Abordar de uma forma integrada as problemáticas de planeamento e escalonamento.

Estudar abordagens tradicionais a problemas de planeamento e escalonamento.

Explorar metodologias de planeamento e escalonamento recentes, baseadas em algoritmos heurísticos do domínio da Inteligência Artificial.

Aplicar técnicas heurísticas de planeamento e escalonamento a problemas de complexidade média.

Paradigmas de Programação

PRODEI018 - ECTS

ENQUADRAMENTO

Nos anos anteriores do curso, os estudantes aprenderam diversas linguagens de programação. Não lhes foi, no entanto, lecionada uma perspectiva global e sistemática das Linguagens de Programação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dotar os estudantes de uma visão global dos vários paradigmas de programação com ênfase nos conceitos, implementação e adequação às classes de problemas, levando-os a perceber os compromissos no desenho de linguagens e as vantagens e desvantagens na utilização das linguagens mais usadas em programação.

Planeamento de Investigação

PRODEI036 - ECTS

Permitir aos estudantes doutorandos o esclarecimento e selecção do tema de tese de doutoramento e sua explanação em Relatórios sobre o Estado-da-Arte do respetivo tema e sobre o Planeamento da Realização da Tese.



Reconstrução Assistida de Objetos 3D

PRODEI020 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos profundos em modelação sólida, com especial ênfase nas aplicações de reconstrução assistida 3D.

Recuperação de Informação

PRODEI025 - ECTS

Enquadramento:

 A Recuperação de Informação (RI) trata os métodos automáticos para obter respostas a perguntas sobre grandes colecções de documentos. As respostas podem tomar formas diversas, de listas de documentos a sumários dos mesmos, de elementos em documentos XML a entidades existentes nos documentos. Nalgumas áreas da recuperação de informação existem já ferramentas cujo uso se generalizou e que são a base do acesso à informação em linha; é o caso dos motores de busca na web.

Objetivos específicos:

 -Motivar os estudantes para a variedade de tarefas de recuperação de informação e as suas múltiplas aplicações;

-Familiarizar os estudantes com os conceitos principais em RI e com os modelos e técnicas usados;

-Explorar as ferramentas existentes para a construção de sistemas de recuperação de informação e aplicá-las a conjuntos de dados de um domínio. 

Recursos de Elevado Desempenho em Ambiente Internet

PRODEI021 - ECTS

Objetivos:
Aquisição de conhecimentos para o desenvolvimento de software utilizando programação paralela e distribuída em infraestruturas de alto desempenho, 'cloud' e 'grid'. Construção de bases sólidas em arquiteturas paralelas, paralelização de algoritmos, modelos de programação, sincronização de processos e medidas de desempenho, por meio de desenvolvimento de programas e utilização de interfaces apropriadas para programação paralela. Caracterização do ambiente distribuído em 'grid' e especificação de modelos de desenvolvimento adequados. Caracterização de outros ambientes para a disponibilização de recursos de alto desempenho em ambiente internet, nomeadamente a 'cloud'.

Simulação Social e Análise de Sistemas Complexos

PRODEI041 - ECTS

Esta unidade curricular pretende apresentar e estudar Sistemas Complexos a partir de uma perspectiva comportamental, onde consequências macroscópicas resultam de interações microscópicas entre as entidades envolvidas em fenômenos sociais tais como cooperação, colaboração, competição, sociedades complexas, entre outros. O programa proposto visa apresentar todos os conceitos e ferramentas para a implementação prática de simulações sociais com um vasto conjunto de aplicações em mente. Mais especificamente, os objetivos do curso são:

  • Introduzir e discutir conceitos e características básicas dos sistemas sociais como metáfora para a analisar domínios complexos;
  • Apresentar e praticar técnicas de modelação e simulação para a análise de sistemas sociais complexos;
  • Apresentar e definir todos os passos no ciclo de vida de um projeto de simulação aplicado à análise de sistemas sociais complexos;
  • Apresentar técnicas para teste, verificação e validação de modelos de simulação social;
  • Apresentar ferramentas apropriadas à simulação de sistemas sociais;
  • Realizar um projeto completo de simulação social.

Sistemas Críticos

PRODEI022 - ECTS

ENQUADRAMENTO De uma forma cada vez mais universal, estão a ser utilizados sistemas computacionais para suporte de aplicações nas quais o seu correto funcionamento é vital para garantir a segurança dos utilizadores e do meio ambiente: desde os “anti-lock braking systems” utilizados em automóveis, até aos “fly-by-wire systems” utilizados em aviões e aos “shut-down systems” utilizados na indústria de processos químicos. É, portanto, vital que os engenheiros informáticos (e/ou de computação) estejam conscientes das potenciais implicações em termos de segurança dos sistemas em que participam no desenvolvimento.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Abrir os horizontes dos Engenheiros Informáticos, especialistas em desenvolvimento de software, para a área dos Sistemas Críticos. Abordar noções ligadas à cultura da Segurança, fundamentais para o ciclo de vida de desenvolvimento de Sistemas Críticos.

Os principais tópicos abordados incluem: a) Uma abordagem de todas as fases da vida de um sistema de segurança crítica, desde a sua conceção e especificação, até à sua certificação, instalação, manutenção e desativação; b) Informação sobre como avaliar as implicações de segurança de projetos e determinar as medidas necessárias para desenvolver sistemas para atender às necessidades de segurança; c) Quais as técnicas disponíveis para abordar os aspetos de segurança crítica em sistemas computacionais e as metodologias que podem ser utilizadas para melhorar a sua fiabilidade.

Tecnologias para Negócio Eletrónico

PRODEI023 - ECTS

 A condução de negócios por via electrónica é uma abordagem cada vez mais ubíqua. Nesta unidade curricular aborda-se este conceito sob um ponto de vista científico-tecnológico.

São objetivos da UC: Compreender o interesse e oportunidade de Negócio Electrónico; Explicitar Modelos de Negócio Electrónico; Apresentar Tecnologias de Suporte ao Negócio Electrónico

Componente científica: 50% Componente tecnológica: 50%

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-06-02 às 19:55:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias