Código Oficial: | 9694 |
Sigla: | CINF |
2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 |
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141,2 | 146,2 | 144,4 | 145,4 | 144,8 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
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Regime Geral | 1 | 46 |
Após a aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
1-a) Recordar os princípios fundamentais do valor temporal do dinheiro, a estrutura das principais ferramentas de análise financeira, e a lógica da sua articulação para permitir a análise financeira de projetos de investimento.
1-b) Analisar ativos financeiros e documentos financeiros simples.
1-c) Desenvolver projeções financeiras e analisar projetos de investimento simples com rigor.
2-a) Recordar as definições das principais visões sobre estratégia empresarial, e os conceitos e estrutura das ferramentas de análise utilizadas em cada uma dessas visões.
2-b) Utilizar esses conceitos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
2-c) Analisar a criação de valor em projetos de base tecnológica, utilizando essas ferramentas.
3-a) Recordar as definições, categorizações, critérios de avaliação e elementos de sucesso de oportunidades e empreendedorismo, bem como os argumentos que justificam a respetiva importância social e económica.
3-b) Recordar os principais blocos constituintes dos conceitos de produto e negócio de base tecnológica, e os fatores que podem condicionar o acesso de um inovador aos retornos gerados pela sua inovação.
3-c) Utilizar estes enquadramentos de raiz na ideação de projetos de base tecnológica.
3-d) Utilizar estes enquadramentos para analisar a capacidade de criação, entrega e apropriação de valor, em projetos de base tecnológica.
4-a) Recordar as definições das principais visões sobre as operações, os seus principais objetivos, e a lógica dos compromissos entre estes, num contexto de cadeia de abastecimento.
4-b) Utilizar estes conhecimentos para formular e analisar de modo genérico estratégias de operações em cadeias simples.
4-c) Recordar as definições dos principais componentes do pensamento sistémico.
4-d) Reconhecer esses componentes em sistemas de base tecnológica.
5-a) Recordar a lógica da importância das interações empresariais e sociais dos sistemas de engenharia, e da necessidade de abordagens sistémicas e interdisciplinares para lidar com esses sistemas.
5-b) Identificar essas interações e a sua importância em diversos domínios de aplicação da engenharia.
No final da unidade curricular devem ser capazes de, de forma simples e introdutória, analisar ou desenvolver um projeto de engenharia para além da tecnologia, com uma visão mais abrangente, tendo em consideração múltiplos aspetos de interação empresarial e social, em particular ao longo de perspetivas financeira, estratégica, de inovação, e de operações.
Dotar os estudantes com conhecimentos essenciais relativos às tecnologias que suportam a criação, armazenamento e comunicação da informação digital, por forma a poderem utilizá-las eficazmente.
São aqui incluidos arquiteturas de computadores, sistemas operativos (Windows e Linux), arquiteturas e serviços de rede, assim como tecnologias e serviços da Web 2.0.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Dotar os estudantes com uma visão integrada da Estatística e da sua utilidade, tornando-os utilizadores potenciais da Estatística Descritiva e da Inferência Estatística.
Dotar os alunos de competências necessárias para dar resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação de caráter geral e científico-técnica, desenvolvendo concomitantemente o seu sentido crítico no processo de referência.
Este curso destina-se a ajudar os alunos a adquirir competências nos diferentes aspectos de programação da Internet. Uma ênfase especial será dada à World Wide Web, como uma interface consistente para praticamente todas as outras aplicações da Internet em termos de estrutura e tecnologia, criação de documentos, desenvolvimento e manutenção de sítios e as perspectivas de desenvolvimento futuro.
Análise de Sistemas de Informação aborda o ciclo de vida dos sistemas baseados em tecnologias da informação num contexto organizacional: planeamento, conceção, desenvolvimento, implementação, manutenção, eliminação/substituição. Pretende-se que os estudantes desenvolvam um conjunto de competências e conhecimento, tendo como base a gestão da informação, que lhes permita intervir em todas as fases deste ciclo de vida, colaborando com stakeholders de outras áreas disciplinares. O conceito de sistema sócio-técnico é o pano de fundo sobre o qual se abordam metodologias de análise de processos, métodos de modelação conceptual e metodologias de análise e especificação de sistemas.
Pretende-se, então, que dada uma situação de potencial introdução ou desenvolvimento de um sistema de informação numa organização, o estudante seja capaz de participar e/ou conduzir um processo de análise que leve à definição dos requisitos técnicos e organizacionais detalhados desse sistema.
Dotar os alunos de competências necessárias para que sejam capazes de aproveitar e rentabilizar os recursos de informação de uma organização de forma a flexibilizá-la ao meio circundante e a torná-la mais competitiva.
A unidade curricular "Recuperação da Informação" tem como contexto a existência de grandes coleções de informação e a necessidade de oferecer métodos e ferramentas para a pesquisa de informação em coleções heterogéneas.
Pretende-se:
1. Sensibilizar os estudantes para as diferenças entre informação estruturada e não estruturada, entre documentos com e sem descrição associada.
2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas.
3. Usar os métodos estabelecidos na recuperação de informação para avaliar ferramentas de pesquisa.
O objetivo da UC é familiarizar os estudantes com as bases de dados quer enquanto componentes de sistemas de informação a especificar ou a gerir, quer enquanto fontes de informação a explorar, para os habilitar a colaborar na definição de uma estratégia global de armazenamento dos dados da organização.