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Cursos

Mestrado em Engenharia Biomédica

Dados Gerais

Código Oficial: 9568
Sigla: MEB
Descrição:
O Mestrado em Engenharia Biomédica (MEB) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) foi criado em 1996/1997. A Engenharia Biomédica visa a aplicação das ciências exatas e aplicadas à resolução de problemas nos domínios da biologia, da medicina e da saúde. O MEB é oferecido no seguimento de um 1º ciclo nas áreas de Física, Química, Matemática, e Engenharias (nomeadamente, Biomédica, Electrotécnica, Materiais, Química, Mecânica, e Informática, entre outras), tem como objetivo proporcionar formação avançada integrada em Engenharia Biomédica, promovendo a capacidade de compreensão sistemática num domínio específico, a par com uma formação mais global em domínios mais abrangentes dentro desta área da engenharia.

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia Biomédica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia Biomédica (72 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Anatomia Humana

MEB0032 - ECTS Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.

Bioinformática

M.BIO007 - ECTS

Competências transversais: aquisição automatizada de dados laboratoriais

AADL01 - ECTS Esta formação visa promover competências transversais na área da automação da aquisição de dados, envolvendo a ligação de instrumentos a sistemas de conversão analógica/digital e o desenvolvimento de software para monitorização e armazenamento dos dados adquiridos a partir desses instrumentos.

Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico

CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais e Transferíveis: Ética na era da tecnologia e da informação

CTT_EETI01 - ECTS

Competências Transversais: Montagem e Teste de Instalações Laboratoriais

MTIL01 - ECTS Esta unidade curricular visa promover competências transversais de base para um engenheiro com responsabilidades em contexto de laboratório, nomeadamente em tópicos relacionados com a identificação e utilização de materiais e de ferramentas com utilidade na montagem e teste de instalações laboratoriais.

Complementos de Eletrónica

M.BIO006 - ECTS Os estudantes complementarão os conhecimentos no domínio dos dispositivos semicondutores previamente adquiridos, com o estudo da física e dos modelos de dispositivos eletrónicos ativos, de modo a melhor conhecerem as potencialidades e limitações das tecnologias com que um engenheiro tem de lidar no projeto de microssistemas biomédicos. Após revisão das características funcionais e das metodologias de análise e projeto de células fundamentais de circuitos analógicos e mistos, os estudantes adquirirão conhecimentos e as competências essenciais para analisarem e projetarem circuitos de captura, processamento, condicionamento e geração de sinais em sistemas para aplicações da eletrónica médica.

Computação Móvel em Engenharia Biomédica

M.BIO005 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular centram-se na aquisição de conhecimentos em arquitetura dos dispositivos móveis (focado nos “smartphones”) e seus sistemas operativos, da sua programação bem como dos conceitos e mecanismos de interação com outros dispositivos, nomeadamente os de utilização médica. Trata-se duma cadeira introdutória a estes aspetos.

Desenvolvimento de Competências de Liderança

DCL - ECTS

Diagnóstico Assistido por Computador

M.BIO001 - ECTS

O diagnóstico assistido por computador pode ser definido como sendo a opinião emitida por um radiologista, que é assistido por um sistema computacional de análise de imagem médica, que emite uma segunda opinião. O desenvolvimento deste sistemas é fortemente baseado em machine learning.

Esta Unidade Curricular tem por objetivo apresentar alguns dos tópicos centrais em aprendizagem computacional, dos fundamentais ao estado da arte, necessários no desenvolvimento de sistemas CAD. Será colocado especial ênfase nos conceitos teóricos e em exemplos práticos e projetos laboratoriais. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nas aulas teóricas e desenvolver e generalizá-los em diversas direções. Os estudantes que concluam com sucesso devem ter a:

-Capacidade de trabalhar em equipa, organização e planeamento.

-Capacidade de analisar e sintetizar conhecimento.

-Capacidade de desenvolver sistemas simples de aprendizagem computacional de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas.

-Conhecer os fundamentais das técnicas de aprendizagem.

-Adquirir capacidades de aprendizagem que permitam continuar a estudar de uma forma autónoma.

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Engenharia da Reabilitação

M.BIO008 - ECTS

Estudar de forma integrada as principais deficiências, as incapacidades e as limitações destas decorrentes bem como as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a  eliminação destas e a inserção social da pessoa com deficiência. Aprender a combinar as tecnologias em projectos. Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.

Engenharia para a Sustentabilidade

ES01 - ECTS Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Estruturas de Dados e Algoritmos

MEB0030 - ECTS

Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos principais:
1) complementar os conhecimentos de programação adquiridos na unidade curricular de Introdução à Programação Científica, introduzindo o paradigma de programação orientada por objetos, usando a linguagem C/C++ como ferramenta;
2)transmitir conceitos fundamentais sobre estruturas de dados, conceção e análise de algoritmos, dotando os estudantes com a capacidade de aplicar o referido paradigma de programação para desenvolver programas em que sejam usadas as estruturas de dados e algoritmos disponíveis na Standard Template Library (STL) de C++, bem como abstrações desenvolvidas pelos próprios. 

 

 

Gestão de Conflitos e Negociação

GCN1 - ECTS

Interfaces em Sistemas Biológicos

MEB0029 - ECTS

O principal objectivo desta unidade curricular é dotar os alunos com as ferramentas necessárias paracompreender os vários tipos de interacção que existem entre as células e tecidos, assim como o seu ambiente natural e artificial. A interface entre células e matriz extra-celular e entre células e matriz extra-celular com dispositivos médicos são exemplos importantes de interfaces biológicas.

A topografia, assim como a composição química e as propriedades mecânicas das superfícies, têm uma influência decisiva no comportamento dos vários tipos de células, nas quais se incluem as células estaminais. Este aspecto tem uma grande importância na aplicação de biomateriais, onde se incluem biosensores, vários tipos de implantes (ortopédicos, dentais, cardiovasculares, etc.) e terapias regenerativas. Assim, um dos objectivos desta unidade curricular é explicar como é que a adesão, a proliferação e a diferenciação celulares podem ser afectadas pelas propriedades acima referidas.

O tipo, a densidade da superfície, a conformação e a renovação de proteínas adsorvidas numa superfície desempenham umpapel bastante importante no seu comportamento. Por isso, a interface proteína-biomaterial tem que ser compreendida e observada detalhadamente. A físico-química destas interfaces, onde a água assume um papel importante, é abordada.

As modificações radicais no comportamento da interface sólido-líquido e da interface biomaterial-célula podem serintroduzidas através da manipulação de superfícies e materiais à nanoescala.

São dados, também, exemplos de nanotecnologias que se aplicam à modificação das características das interfaces biológicas (por exemplo: hidrofobicidade, inibição ou promoção da adesão celular e proliferação celular).

É necessária uma caracterização das superfícies e das suas interacções com ambientes biológicos (incluindo fluidos, células etecidos), sendo estes de grande importância para os processos anteriormente referidos. Para isso, são necessáriasferramentas especiais para a observação e quantificação das mudanças que acontecem na interface entre o material e o seubioambiente. São abordadas algumas das ferramentas utilizadas, assim como os princípios físicos e químicos.

Outros dos pontos também abordados nesta unidade curricular são a microscopia de força atómica (inclui microscópio deforça por reconhecimento molecular), assim como a elipsometria, o potencial zeta, a determinação dos ângulos de contactoe da energia interfacial, a análise da superfície (por exemplo, por espectroscopia de foto-electrões de raios X) e amicrobalança de cristal quartzo.

Investigação Operacional

M.BIO004 - ECTS

CONTEXTO

Esta unidade curricular está centrada na aplicação de métodos analíticos para tomar melhores decisões e fornece aos estudantes ferramentas de modelação e de otimização que serão de grande utilidade na abordagem e resolução de problemas das organizações (indústria e serviços).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O objetivo principal desta unidade curricular é, através da criação de modelos, desenvolver competências para análise de um conjunto vasto de situações reais. Essas competências baseiam-se na capacidade de reconhecer o problema-chave numa situaçãonão estruturada, na capacidade de desenvolver uma estrutura para analisar a tratar o problema e na aplicação de métodos analíticos na sua resolução.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Dotar os estudantes com competências para:

- identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão;
- construir modelos de problemas de decisão;
- identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
- usar ferramentas informáticas para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
- extrair informação dos modelos e utilizá-la para comunicar e motivar mudanças organizacionais.

 

Reparação e Regeneração de Tecidos

M.BIO003 - ECTS

Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.

Seminários em Engenharia Biomédica

MEB0022 - ECTS O principal objectivo desta unidade curricular centra-se na passagem de conhecimentos e experiências na área da Eng. Biomédica através dum conjunto de palestras apresentadas por distintos membros da comunidade académica e empresarial.
Os estudantes devem ainda aprofundar o seu conhecimento num tema específico através da realização de um trabalho de grupo que deve ser apresentado publicamente aos docentes e restantes colegas.

Sensores, Atuadores e Controlo

MEB0031 - ECTS

Esta unidade curricular pretende ampliar os conhecimentos dos estudantes na área de automação, focando-se nas suas componentes principais: elementos de entrada de informação (sensores), processamento de informação (microcontroladores), elementos de saída (atuadores pneumáticos, e motores elétricos), estratégias de controlo (on/off, PID), bem assim como software de aquisição de dados. Esta unidade curricular será suportada por uma forte componente laboratorial, permitindo aos estudantes o contato direto com os componentes e a implementação/teste de sistemas.

Simulação Biomecânica

M.BIO009 - ECTS

A unidade curricular de Simulação Biomecânica visa dotar os estudantes de conhecimentos na área dos métodos numéricos para aplicação na simulação associada à biomecânica com especia enfâse no Método dos Elementos Finitos.

Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam a utilização de ferramentas tendo em vista a construção de modelos (discretização, imposição de condições de contorno e propriedades de material) e a correta interpretação de resultados, pelo que devem ganhar competências ao nível elementar, tais como, a formulação de um elemento finito (estabelecimento da matriz de rigidez, cálculo do campo de deformações de de tensões).

Biomateriais

MEB0037 - ECTS

Justificação:

Os biomateriais têm vindo a sofrer uma enorme expansão e começam a ser utilizados em inúmeras aplicações clínicas, para reparar, reconstruir, substituir ou mesmo regenerar zonas lesadas do organismo. Esta expansão está fortemente associada aos avanços tecnológicos da medicina reconstrutiva e regenerativa e ao aumento exponencial da esperança de vida média nas sociedades modernas. A ciência dos biomateriais é uma área interdisciplinar, sendo o ramo de Engenharia de Materiais de primordial importância para o desenvolvimento de novos biomateriais utilizando tecnologias inovadoras.

Objetivos:

A disciplina tem por objetivo fornecer aos alunos os conceitos fundamentais sobre os diversos tipos de materiais que são usados em medicina. São ainda abordados aspetos como as características estruturais e superficiais dos biomateriais, a sua interação com os tecidos envolventes e as suas aplicações clínicas. Para a frequência da disciplina é necessário que os alunos possuam previamente conhecimentos sólidos sobre ciência e engenharia de materiais.

 

Biónica e Robótica Médica

M.BIO012 - ECTS

Habilitar os estudantes com conhecimentos e competências nas áreas da biónica e da robótica e da sua aplicação a várias subáreas da Bioengenharia.

Gestão e Inovação em Bioengenharia

MEB0040 - ECTS

Após aprovação, os estudantes deverão ser capazes de conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, gerar conceitos de solução apropriados, planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, e integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada.

Imagiologia Médica

M.BIO015 - ECTS

O objectivo da unidade curricular é a aquisição dos conhecimentos básicos de Física relevantes para actividades de operação, manutenção ou investigação envolvendo equipamentos médicos usados em Imagiologia Médica. Os conhecimentos incluem os princípios físicos de base e os aspectos básicos dos equipamentos.

Instrumentação Biomédica

MEB0035 - ECTS

Esta unidade curricular tem por objectivo primordial desenvolver competências na medição de grandezas e sinais de interesse biomédico e na concepção e projeto de instrumentação e dispositivos médicos, através da aplicação e integração de conhecimentos multidisciplinares da engenharia e das ciências biomédicas.

Modelação em Engenharia Biomédica

M.BIO011 - ECTS

A modelação 3D é uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados, recorrendo às tecnologias de desenho assistido por computador, prototipagem rápida e fabrico aditivo. O objectivo global da disciplina é o de introduzir os conceitos fundamentais de projeto, modelação e simulação em engenharia biomédica nas duas principais vertentes de conhecimento, nomeadamente através do desenho CAD 3D e no fabrico aditivo materiais/processos de fabrico. Os alunos têm oportunidade de trabalhar individualmente e em equipa, de promoverem as suas competências orais e escritas e de análise crítica sobre os assuntos abordados na aula.

Neuroengenharia

M.BIO013 - ECTS

O objetivo desta UC é a introdução de conceitos e transmissão de conhecimentos na área da neuro-engenharia.

Projeto e Técnicas Laboratoriais

MEB0034 - ECTS

O principal objetivo desta unidade curricular é permitir aos alunos adquirirem competências práticas e aprenderem técnicas laboratoriais que sejam relevantes para o desenvolvimento posterior do trabalho de dissertação.

Sistemas de Informação

MEB0036 - ECTS

Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer o conhecimento e a prática para o planeamento e desenho de um sistema de informação, principalmente na sua vertente de representação e organização da informação. A compreensão e utilização eficiente do modelo relacional de dados e a sua implementação num sistema de gestão de bases de dados fazem também parte dos objetivos.

Outro objetivo é o conhecimento e a prática da construção de uma interface adequada capaz de facilitar e dar suporte aos processos de negócio subjacentes ao sistema de informação. Essa interface deverá permitir executar o fluxo de um processo de negócio através das operações normais de pesquisa, atualização, criação e eliminação de dados do sistema.

Telemedicina e e-Saúde

M.BIO014 - ECTS

O objectivo da presente cadeira é a introdução e transmissão de conhecimentos na área da telemedicina e e-saúde, que incluí mobile-health (m-health). 

Anatomia Humana

MEB0032 - ECTS Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.

Bioinformática

M.BIO007 - ECTS

Complementos de Eletrónica

M.BIO006 - ECTS Os estudantes complementarão os conhecimentos no domínio dos dispositivos semicondutores previamente adquiridos, com o estudo da física e dos modelos de dispositivos eletrónicos ativos, de modo a melhor conhecerem as potencialidades e limitações das tecnologias com que um engenheiro tem de lidar no projeto de microssistemas biomédicos. Após revisão das características funcionais e das metodologias de análise e projeto de células fundamentais de circuitos analógicos e mistos, os estudantes adquirirão conhecimentos e as competências essenciais para analisarem e projetarem circuitos de captura, processamento, condicionamento e geração de sinais em sistemas para aplicações da eletrónica médica.

Computação Móvel em Engenharia Biomédica

M.BIO005 - ECTS

Os principais objetivos desta unidade curricular centram-se na aquisição de conhecimentos em arquitetura dos dispositivos móveis (focado nos “smartphones”) e seus sistemas operativos, da sua programação bem como dos conceitos e mecanismos de interação com outros dispositivos, nomeadamente os de utilização médica. Trata-se duma cadeira introdutória a estes aspetos.

Diagnóstico Assistido por Computador

M.BIO001 - ECTS

O diagnóstico assistido por computador pode ser definido como sendo a opinião emitida por um radiologista, que é assistido por um sistema computacional de análise de imagem médica, que emite uma segunda opinião. O desenvolvimento deste sistemas é fortemente baseado em machine learning.

Esta Unidade Curricular tem por objetivo apresentar alguns dos tópicos centrais em aprendizagem computacional, dos fundamentais ao estado da arte, necessários no desenvolvimento de sistemas CAD. Será colocado especial ênfase nos conceitos teóricos e em exemplos práticos e projetos laboratoriais. Cada exercício será cuidadosamente escolhido para reforçar os conceitos explicados nas aulas teóricas e desenvolver e generalizá-los em diversas direções. Os estudantes que concluam com sucesso devem ter a:

-Capacidade de trabalhar em equipa, organização e planeamento.

-Capacidade de analisar e sintetizar conhecimento.

-Capacidade de desenvolver sistemas simples de aprendizagem computacional de acordo com as necessidades existentes e aplicar as ferramentas tecnológicas mais apropriadas.

-Conhecer os fundamentais das técnicas de aprendizagem.

-Adquirir capacidades de aprendizagem que permitam continuar a estudar de uma forma autónoma.

Engenharia da Reabilitação

M.BIO008 - ECTS

Estudar de forma integrada as principais deficiências, as incapacidades e as limitações destas decorrentes bem como as tecnologias e soluções destinadas a facilitar a  eliminação destas e a inserção social da pessoa com deficiência. Aprender a combinar as tecnologias em projectos. Aprender a avaliar as soluções de reabilitação e acessibilidade.

Estruturas de Dados e Algoritmos

MEB0030 - ECTS

Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos principais:
1) complementar os conhecimentos de programação adquiridos na unidade curricular de Introdução à Programação Científica, introduzindo o paradigma de programação orientada por objetos, usando a linguagem C/C++ como ferramenta;
2)transmitir conceitos fundamentais sobre estruturas de dados, conceção e análise de algoritmos, dotando os estudantes com a capacidade de aplicar o referido paradigma de programação para desenvolver programas em que sejam usadas as estruturas de dados e algoritmos disponíveis na Standard Template Library (STL) de C++, bem como abstrações desenvolvidas pelos próprios. 

 

 

Interfaces em Sistemas Biológicos

MEB0029 - ECTS

O principal objectivo desta unidade curricular é dotar os alunos com as ferramentas necessárias paracompreender os vários tipos de interacção que existem entre as células e tecidos, assim como o seu ambiente natural e artificial. A interface entre células e matriz extra-celular e entre células e matriz extra-celular com dispositivos médicos são exemplos importantes de interfaces biológicas.

A topografia, assim como a composição química e as propriedades mecânicas das superfícies, têm uma influência decisiva no comportamento dos vários tipos de células, nas quais se incluem as células estaminais. Este aspecto tem uma grande importância na aplicação de biomateriais, onde se incluem biosensores, vários tipos de implantes (ortopédicos, dentais, cardiovasculares, etc.) e terapias regenerativas. Assim, um dos objectivos desta unidade curricular é explicar como é que a adesão, a proliferação e a diferenciação celulares podem ser afectadas pelas propriedades acima referidas.

O tipo, a densidade da superfície, a conformação e a renovação de proteínas adsorvidas numa superfície desempenham umpapel bastante importante no seu comportamento. Por isso, a interface proteína-biomaterial tem que ser compreendida e observada detalhadamente. A físico-química destas interfaces, onde a água assume um papel importante, é abordada.

As modificações radicais no comportamento da interface sólido-líquido e da interface biomaterial-célula podem serintroduzidas através da manipulação de superfícies e materiais à nanoescala.

São dados, também, exemplos de nanotecnologias que se aplicam à modificação das características das interfaces biológicas (por exemplo: hidrofobicidade, inibição ou promoção da adesão celular e proliferação celular).

É necessária uma caracterização das superfícies e das suas interacções com ambientes biológicos (incluindo fluidos, células etecidos), sendo estes de grande importância para os processos anteriormente referidos. Para isso, são necessáriasferramentas especiais para a observação e quantificação das mudanças que acontecem na interface entre o material e o seubioambiente. São abordadas algumas das ferramentas utilizadas, assim como os princípios físicos e químicos.

Outros dos pontos também abordados nesta unidade curricular são a microscopia de força atómica (inclui microscópio deforça por reconhecimento molecular), assim como a elipsometria, o potencial zeta, a determinação dos ângulos de contactoe da energia interfacial, a análise da superfície (por exemplo, por espectroscopia de foto-electrões de raios X) e amicrobalança de cristal quartzo.

Projeto de Dissertação

MEB0038 - ECTS

O objetivo principal da unidade curricular de Projeto de Dissertação é acompanhar a fase inicial de preparação para a dissertação que os estudantes irão desenvolver no semestre letivo seguinte.
Assim, os estudante deverão começar por familiarizar-se com o tema da dissertação, nomeadamente através de pesquisa bibliográfica e estudo do estado da arte no domínio da dissertação, o que lhes permitirá elaborar uma breve monografia sobre o tema, a incluir no relatório final da unidade curricular.
Em paralelo, pretende-se que os estudante desenvolvam conhecimentos e competências de informação relacionados com o processo de elaboração da dissertação, aumentando a sua proficiência desde a fase inicial do planeamento do trabalho, à pesquisa da informação e estruturação do documento final.
Os estudantes devem também iniciar o contacto com as metodologias e práticas associadas à investigação científica, em especial no domínio específico da dissertação, concretizado através da realização de algum trabalho preliminar sobre o tema da dissertação, sob orientação do respetivo supervisor.

Após conclusão da unidade curricular, espera-se que os estudantes tenham competências para:

- aplicar processos de investigação e desenvolvimento padrão para relacionar o estado da arte extraído da literatura existente no domínio da engenharia biomédica com o seu próprio trabalho;
- elaborar o plano de um projeto de investigação e desenvolvimento individual em termos de conteúdo e de calendarização;
- exercer autocrítica e reflexão no seu domínio de trabalho, tanto escrita como oral.

Reparação e Regeneração de Tecidos

M.BIO003 - ECTS

Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.

Sensores, Atuadores e Controlo

MEB0031 - ECTS

Esta unidade curricular pretende ampliar os conhecimentos dos estudantes na área de automação, focando-se nas suas componentes principais: elementos de entrada de informação (sensores), processamento de informação (microcontroladores), elementos de saída (atuadores pneumáticos, e motores elétricos), estratégias de controlo (on/off, PID), bem assim como software de aquisição de dados. Esta unidade curricular será suportada por uma forte componente laboratorial, permitindo aos estudantes o contato direto com os componentes e a implementação/teste de sistemas.

Simulação Biomecânica

M.BIO009 - ECTS

A unidade curricular de Simulação Biomecânica visa dotar os estudantes de conhecimentos na área dos métodos numéricos para aplicação na simulação associada à biomecânica com especia enfâse no Método dos Elementos Finitos.

Espera-se que, no final do período lectivo, os estudantes tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam a utilização de ferramentas tendo em vista a construção de modelos (discretização, imposição de condições de contorno e propriedades de material) e a correta interpretação de resultados, pelo que devem ganhar competências ao nível elementar, tais como, a formulação de um elemento finito (estabelecimento da matriz de rigidez, cálculo do campo de deformações de de tensões).

Dissertação

MEB0039 - ECTS

Nesta unidade curricular o estudante deve realizar trabalho individual de investigação e desenvolvimento tendo em vista a realização de uma dissertação de natureza científica sobre um tema na área da Engenharia Biomédica. Partindo do conhecimento do estado da arte, obtido em unidades curriculares anteriores, o estudante deve selecionar e desenvolver metodologias adequadas à resolução dos problemas propostos, e obter resultados cuja análise crítica permita extrair conclusões, constituindo um avanço efetivo no conhecimento no tema da dissertação.

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