Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PRODEI > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Concurso de Leitura do Ensino Superior

Cursos

Programa Doutoral em Engenharia Informática

Dados Gerais

Código Oficial: 5141
Sigla: PRODEI
Descrição: O objetivo do ProDEI da FEUP é promover, nos seus alunos, a excelência e a investigação em tópicos da Engenharia Informática, com ênfase para os seus fundamentos teóricos, e incluindo a especificação, o projeto, a modelação, a representação, a distribuição e a exploração de sistemas informáticos, assim como a aquisição, representação tratamento da informação, privilegiando a integração das tecnologias informáticas nos ambientes organizacionais.

Diplomas

  • Doutoramento em Engenharia Informática (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Engenharia Informática (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Arquitetura Orientada aos Serviços e Interoperabilidade de Serviços Web

PRODEI038 - ECTS Pretende-se dotar os alunos de noções básicas de arquiteturas web modernas, incluindo a importância da interoperabilidade, integração de serviços distribuídos, tipos de coupling. 

A UC focar-se-à na análise de artigos científicos que sejam relevantes para as áreas de investigação dos estudantes de doutoramento e também enquadrados nos temas abordados na UC.

Interação e Ambientes de Simulação Visual

PRODEI006 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos avançados em técnicas de interacção, nomeadamente em ambientes de realidaade virtual e aumentada.

Metodologias de Investigação Científica

PRODEI032 - ECTS
  • Assimilação dos Processos, Metodologias e Práticas associados à Investigação Científica em várias áreas, incluindo a Informática e a Ciência da Computação.
  • Desenvolvimento do espírito de crítica científica.
  • Desenvolvimento da capacidade de produzir um texto científico, quer no respeitante à forma quer relativamente à qualidade dos conteúdos adequados.
  • Assimilação dos procedimentos necessários para a organização, participação e monitorização de encontros/conferências científicas.



Métodos Avançados de Modelação e Simulação

PRODEI026 - ECTS O objectivo da disciplina pode ser avaliado sob duas perspectivas. Em primeiro lugar, aos alunos pretende-se apresentar a área de modelação e simulação como um recurso importante e ferramenta indispensável ao método científico, para teste e validação de conceitos e teorias, útil em praticamente todos os projectos de doutoramento. Em segundo lugar, a apresentação e discussão de técnicas e métodos recentes de modelação e simulação devem motivar a identificação de problemas e desafios que fazem desta área um excelente domínio de estudo em Engenharia Informática, envolvendo diferentes disciplinas.

Mais especificamente, os objectivos da disciplina incluirão:
• Apresentar os conceitos básicos de modelação e simulação (computacional) e as suas diversas áreas de aplicação;
• Apresentar as principais fases do ciclo de vida de um projecto de simulação, desde a fase de modelação até a análise e aplicação dos resultados;
• Apresentar os principais tipos de modelos e a sua adequação ao tratamento de diferentes problemas, assim como as suas principais técnicas de simulação;
• Apresentar e discutir extensivamente o estado-da-arte e os recentes avanços tecnológicos na área de modelação e simulação, identificando desafios, principais áreas de investigação e tendências;

Processamento de Linguagem e Extração de Informação

PRODEI034 - ECTS

O objetivo principal desta unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimentos sobre técnicas de processamento de linguagem natural e de extração de informação, articulando a apresentação dos fundamentos teóricos com aplicações práticas.

Programação com Restrições para Otimização Combinatória

PRODEI009 - ECTS

O investimento realizado pelas empresas/instituições de desenvolvimento de sistemas de informação para suportarem as suas operações permite recolher mais e melhores dados sobre elas. Essa informação permite conhecer melhor o funcionamento da organização e cria oportunidades de otimizar os seus processos. Esta Unidade Curricular debruça-se sobre uma abordagem para a resolução de problemas de otimização, a programação com restrições.

Assim, os objetivos principais desta Unidade Curricular (UC) são:

  • Motivar para a utilização de técnicas de programação com restrições para a resolução de problemas complexos de otimização
  • Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas e as ferramentas que as implementam para a resolução de problemas reais. 

Distribuição percentual:

  • Componente científica: 70%
  • Componente tecnológica: 30% 

 

Robótica Inteligente

PRODEI010 - ECTS
  • Compreender os conceitos básicos de Robótica e o enquadramento da Inteligência Artificial na Robótica.
  • Estudar métodos de perceção e interpretação sensorial (com ênfase na visão por computador) que permitam criar estados do mundo precisos e métodos de localização de robôs móveis.
  • Estudar os métodos que permitam a robôs móveis navegarem em ambientes conhecidos ou desconhecidos usando algoritmos de Planeamento e Navegação.
  • Estudar os fundamentos da interação humano-robô, da aprendizagem para robôes, robótica cooperativa e da construção de equipas de robôs.
  • Analisar as principais competições robóticas nacionais e internacionais, os simuladores robóticos mais realistas e as plataformas robóticas mais avançadas disponíveis no mercado.
  • Incentivar capacidade de comunicação em tópicos técnicos.
  • Incentivar abordagens científicas saudáveis.

Sistemas Multiagente

PRODEI012 - ECTS

A unidade curricular assume-se como de Engenharia (evidenciando apenas a teoria essencial para se entender as aplicações práticas) e proporciona uma perspetiva global das técnicas associadas à computação baseada em agentes, explorando, por um lado, a modelação e simulação de sistemas complexos baseadas em agentes computacionais, e também o desenvolvimento de aplicações de agentes inteligentes e de sistemas multi-agente com capacidade de adaptação.
A Programação e a Engenharia de Software Orientada a Agentes são apresentadas como uma nova metáfora para a descrição e programação de sistemas computacionais distribuídos. 

Os conhecimentos adquiridos serão consolidados através da utilização de ferramentas de software apropriadas, com as quais os estudantes são incentivados a elaborar pequenos projetos de desenvolvimento. O objetivo principal é que os estudantes saibam especificar e implementar sistemas complexos, adaptativos, distribuídos e descentralizados usando o paradigma dos sistemas multi-agente.

Teste e Qualidade de Software

PRODEI013 - ECTS O principal objetivo desta unidade curricular é introduzir os estudantes a questões relacionadas com a qualidade de software, a terminologia utilizada na área de Verificação e Validação (VV), e investigar as técnicas de Verificação e Validação que têm sido utilizadas/propostas na área de investigação de cada estudante.

Tópicos Avançados de Extração de Conhecimento e Aprendizagem Computacional

PRODEI043 - ECTS

Enquadramento

Empresas e Instituições de Investigação Científica recolhem, hoje em dia, enormes quantidades de dados.
A análise desses dados pode ser uma mais-valia tanto em termos de vantagem competitiva (no caso das empresas) como fonte de novas descobertas (no caso da Investigação Científica).
Para grandes quantidades de dados ou para análises complexas baseadas em dados, os processos manuais ou mesmo técnicas de OLAP são proibitivas. Ferramentas informáticas, usando algoritmos de análise de dados (Estatística, Machine Learning, Data Mining, etc.), são necessárias para a construção [semi-]automática de modelos que auxiliem os decisores e investigadores a resolver problemas complexos com base nesses dados.
 

Objetivos

  • Motivar para a utilização de técnicas de Extração de Conhecimento (EC) de dados, ou Data Mining, no apoio à decisão.
  • Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas para análise automática de grandes quantidades de dados.
  • Familiarização com técnicas e tópicos avançados de EC.

Tópicos Avançados em Engenharia Informática

PRODEI042 - ECTS Esta unidade curricular destina-se a ser frequentada por estudantes que, em face do tema que pretendam investigar no seu doutoramento, necessitem de efectuar um estudo de matérias que não sejam abordadas no conjunto de unidades curriculares oferecidas por este ou por outros ciclos de estudos da UP.

O objetivo principal da unidade curricular é transmitir ao estudante um conjunto profundo de conceitos, decorrentes de um trabalho de estudo a efetuar pelo próprio, devidamente companhado por um orientador específico a designar pela Comissão Científica do curso.

Tópicos de Investigação em Engenharia de Software

PRODEI014 - ECTS Apresentar tópicos de investigação e evoluções recentes do conhecimento em Engenharia de Software, tendo em vista preparar os alunos para a eventual realização de um trabalho de investigação de doutoramento numa área da Engenharia de Software.

Computação Embebida de Elevado Desempenho

PRODEI039 - ECTS

O1. Assimilação dos processos, metodologias e práticas associados ao desenvolvimento de aplicações para sistemas embebidos de elevado desempenho.

O2. Desenvolvimento do espírito de crítica científica e de análise de trabalhos científicos sobre o tema.

O3. Demonstração da capacidade de concretizar e de apresentar um projeto relacionado com o desenvolvimento de aplicações para sistemas embebidos de elevado desempenho.

Metodologias de Planeamento e Escalonamento

PRODEI017 - ECTS

Abordar de uma forma integrada as problemáticas de planeamento e escalonamento.

Estudar abordagens tradicionais a problemas de planeamento e escalonamento.

Explorar metodologias de planeamento e escalonamento recentes, baseadas em algoritmos heurísticos do domínio da Inteligência Artificial.

Aplicar técnicas heurísticas de planeamento e escalonamento a problemas de complexidade média.

Paradigmas de Programação

PRODEI018 - ECTS

ENQUADRAMENTO

Nos anos anteriores do curso, os estudantes aprenderam diversas linguagens de programação. Não lhes foi, no entanto, lecionada uma perspectiva global e sistemática das Linguagens de Programação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dotar os estudantes de uma visão global dos vários paradigmas de programação com ênfase nos conceitos, implementação e adequação às classes de problemas, levando-os a perceber os compromissos no desenho de linguagens e as vantagens e desvantagens na utilização das linguagens mais usadas em programação.

Planeamento de Investigação

PRODEI036 - ECTS

Permitir aos estudantes doutorandos o esclarecimento e selecção do tema de tese de doutoramento

Apoiar os estudantes na escrita dos respetivos Projetos de Tese nas suas várias componentes.



Reconstrução Assistida de Objetos 3D

PRODEI020 - ECTS

Dotar os alunos de conhecimentos profundos em modelação sólida, com especial ênfase nas aplicações de reconstrução assistida 3D.

Recuperação de Informação

PRODEI025 - ECTS

Enquadramento:

A Recuperação de Informação (RI) trata os métodos automáticos para obter respostas a perguntas sobre grandes colecções de documentos. As respostas podem tomar formas diversas, de listas de documentos a sumários dos mesmos, de elementos em documentos XML a entidades existentes nos documentos. Em algumas áreas da recuperação de informação existem já ferramentas cujo uso se generalizou e que são a base do acesso à informação em linha; é o caso dos motores de busca na web.

Objetivos específicos:

  • Motivar os estudantes para a variedade de tarefas de recuperação de informação e as suas múltiplas aplicações;
  • Familiarizar os estudantes com os conceitos principais em RI e com os modelos e técnicas usados, com destaque para a avaliação;
  • Explorar as ferramentas existentes para a construção de sistemas de recuperação de informação e aplicá-las a conjuntos de dados de um domínio.

Recursos de Elevado Desempenho em Ambiente Internet

PRODEI021 - ECTS

Objetivos:
Aquisição de conhecimentos para o desenvolvimento de software utilizando programação paralela e distribuída em infraestruturas de alto desempenho, 'cloud' e 'grid'. Construção de bases sólidas em arquiteturas paralelas, paralelização de algoritmos, modelos de programação, sincronização de processos e medidas de desempenho, por meio de desenvolvimento de programas e utilização de interfaces apropriadas para programação paralela. Caracterização do ambiente distribuído em 'grid' e especificação de modelos de desenvolvimento adequados. Caracterização de outros ambientes para a disponibilização de recursos de alto desempenho em ambiente internet, nomeadamente a 'cloud'.

Simulação Social e Análise de Sistemas Complexos

PRODEI041 - ECTS

Esta unidade curricular pretende apresentar e estudar Sistemas Complexos a partir de uma perspectiva comportamental, onde consequências macroscópicas resultam de interações microscópicas entre as entidades envolvidas em fenômenos sociais tais como cooperação, colaboração, competição, sociedades complexas, entre outros. O programa proposto visa apresentar todos os conceitos e ferramentas para a implementação prática de simulações sociais com um vasto conjunto de aplicações em mente. Mais especificamente, os objetivos do curso são:

  • Introduzir e discutir conceitos e características básicas dos sistemas sociais como metáfora para a analisar domínios complexos;
  • Apresentar e praticar técnicas de modelação e simulação para a análise de sistemas sociais complexos;
  • Apresentar e definir todos os passos no ciclo de vida de um projeto de simulação aplicado à análise de sistemas sociais complexos;
  • Apresentar técnicas para teste, verificação e validação de modelos de simulação social;
  • Apresentar ferramentas apropriadas à simulação de sistemas sociais;
  • Realizar um projeto completo de simulação social.

Tópicos Avançados em Engenharia Informática

PRODEI042 - ECTS Esta unidade curricular destina-se a ser frequentada por estudantes que, em face do tema que pretendam investigar no seu doutoramento, necessitem de efectuar um estudo de matérias que não sejam abordadas no conjunto de unidades curriculares oferecidas por este ou por outros ciclos de estudos da UP.

O objetivo principal da unidade curricular é transmitir ao estudante um conjunto profundo de conceitos, decorrentes de um trabalho de estudo a efetuar pelo próprio, devidamente companhado por um orientador específico a designar pela Comissão Científica do curso.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-19 às 23:30:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias