Código Oficial: | 5655 |
Sigla: | PRODEGI |
O objetivo desta UC é preparar um relatório escrito com uma proposta de projeto de investigação que será submetido à direção do PRODEGI após o final do primeiro ano.
O relatório será apresentado oralmente perante um júri nomeado pela direção do PRODEGI, seguindo-se uma discussão do seu conteúdo e eventuais sugestões de melhoria/alteração no foco ou no plano de trabalhos.
O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.
O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.
Enquadramento:
Empresas e Instituições de Investigação Científica recolhem, hoje em dia, enormes quantidades de dados.
A análise desses dados pode ser uma mais-valia tanto em termos de vantagem competitiva (no caso das empresas) como fonte de novas descobertas (no caso da Investigação Científica).
Para grandes quantidades de dados ou para análises complexas baseadas em dados, os processos manuais ou mesmo técnicas de OLAP são proibitivas. Ferramentas informáticas, usando algoritmos de análise de dados (Estatística, Machine Learning, Data Mining, etc.), são necessárias para a construção [semi-]automática de modelos que auxiliem os decisores e investigadores a resolver problemas complexos com base nesses dados.
Objetivos:
Dotar os alunos do primeiro ano do doutoramento de uma visão alargada, mas ao mesmo profunda, dos métodos de otimização por pesquisa em espaços de soluções, que são aplicáveis na resolução de problemas de decisão em múltiplas áreas disciplinares, num enquadramento de apoio à decisão.
O objetivo global é a aquisição e consolidação de competências metodológicas que capacitem os estudantes para conceber as componentes de um projeto de investigação, com enunciação de opções paradigmáticas (ontológicas, epistemológicas, metodológicas, retóricas e axiológicas) e suas implicações. Os objetivos mais específicos são: a transmissão de conhecimentos avançados sobre a operacionalização dos diferentes paradigmas de investigação; o fomento de uma postura crítica e reflexiva em relação aos diferentes programas de investigação; a aproximação a práticas de pesquisa inovadoras.
O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.
O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.
Esta unidade curricular tem como objectivos principais:
- Recordar e caracterizar: os componentes de um conceito de produto/serviço e a forma como se articulam para criar valor; os fatores condicionantes da capacidade de um inovador capturar os retornos da inovação; e conceitos e ferramentas de análise de dinâmicas organizacionais e alocação de recursos.
- Recordar e caracterizar métodos e ferramentas de desenvolvimento de novos produtos e serviços (DNPS).
- Aumento da sensibilidade para o papel do cliente e de outros stakeholders no processo de DNPS.
- Integrar os conhecimentos e competências adquiridos noutras UCs através de um projeto de desenvolvimento e desenho de um novo produto e serviço.
A UC está dividida em três partes interdependentes, com conteúdos programáticos autónomos, trabalhados nas suas complementaridades: nos métodos quantitativos (ponto 1) o objetivo é a exploração dos procedimentos de análise estatística de significância e multivariada no âmbito da produção de conhecimento científico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações; nos métodos qualitativos (ponto 2), o objetivo é a operacionalização e reflexão crítica sobre os procedimentos de recolha e análise de informação qualitativa, explorando também como garantir rigor, validade e padrões éticos na pesquisa qualitativa, bem como sinergias com as abordagens mais quantitativas num registo de abordagem mista. Por fim, A terceira parte, sobre Design Science Research (DSR), apresenta brevemente os objetivos, conceitos e processos para o desenvolvimento de uma abordagem de DSR.
O objectivo principal desta unidade curricular é criar competências para criação de modelos para problemas de otimização combinatória e para a sua resolução através de técnicas exatas.
O objectivo da disciplina pode ser avaliado sob duas perspectivas. Em primeiro lugar, aos alunos pretende-se apresentar a área de modelação e simulação como um recurso importante e ferramenta indispensável ao método científico, para teste e validação de conceitos e teorias, útil em praticamente todos os projectos de doutoramento. Em segundo lugar, a apresentação e discussão de técnicas e métodos recentes de modelação e simulação devem motivar a identificação de problemas e desafios que fazem desta área um excelente domínio de estudo em Engenharia Informática, envolvendo diferentes disciplinas. Mais especificamente, os objectivos da disciplina incluirão: