Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PRODEGI > Informação para Candidatos
Hoje é domingo
Concurso de Leitura do Ensino Superior

Cursos

Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial

Dados Gerais

Código Oficial: 5655
Sigla: PRODEGI

Diplomas

  • Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Seminário de Elaboração do Projeto de Investigação

PRDEIG001 - ECTS

O objetivo desta UC é preparar um relatório escrito com uma proposta de projeto de investigação que será submetido à direção do PRODEGI após o final do primeiro ano.
O relatório será apresentado oralmente perante um júri nomeado pela direção do PRODEGI, seguindo-se uma discussão do seu conteúdo e eventuais sugestões de melhoria/alteração no foco ou no plano de trabalhos.

Ajuda Multicritério à Decisão

PRDEIG033 - ECTS

Especialização I

PRDEIG025 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.

 

Especialização II

PRDEIG026 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.

 

Extração de Conhecimento e Aprendizagem Computacional

PRDEIG032 - ECTS

Enquadramento:
Empresas e Instituições de Investigação Científica recolhem, hoje em dia, enormes quantidades de dados.
A análise desses dados pode ser uma mais-valia tanto em termos de vantagem competitiva (no caso das empresas) como fonte de novas descobertas (no caso da Investigação Científica).
Para grandes quantidades de dados ou para análises complexas baseadas em dados, os processos manuais ou mesmo técnicas de OLAP são proibitivas. Ferramentas informáticas, usando algoritmos de análise de dados (Estatística, Machine Learning, Data Mining, etc.), são necessárias para a construção [semi-]automática de modelos que auxiliem os decisores e investigadores a resolver problemas complexos com base nesses dados.
Objetivos:

  • Motivar para a utilização de técnicas de Extração de Conhecimento (EC) de dados, ou Data Mining, no apoio à decisão.
  • Desenvolver a capacidade de utilizar corretamente essas técnicas para análise automática de grandes quantidades de dados.
  • Familiarização com técnicas e tópicos avançados de EC.

Heurísticas e Metaheurísticas

PRDEIG034 - ECTS

Dotar os alunos do primeiro ano do doutoramento de uma visão alargada, mas ao mesmo profunda, dos métodos de otimização por pesquisa em espaços de soluções, que são aplicáveis na resolução de problemas de decisão em múltiplas áreas disciplinares, num enquadramento de apoio à decisão.

Metodologia da Investigação

PRDEIG002 - ECTS

O objetivo global é a aquisição e consolidação de competências metodológicas que capacitem os estudantes para conceber as componentes de um projeto de investigação, com enunciação de opções paradigmáticas (ontológicas, epistemológicas, metodológicas, retóricas e axiológicas) e suas implicações. Os objetivos mais específicos são: a transmissão de conhecimentos avançados sobre a operacionalização dos diferentes paradigmas de investigação; o fomento de uma postura crítica e reflexiva em relação aos diferentes programas de investigação; a aproximação a práticas de pesquisa inovadoras.

Especialização III

PRDEIG027 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.

 

Especialização IV

PRDEIG028 - ECTS

O objetivo desta unidade curricular é permitir que os estudantes estudem e cubram um tópico importante para o seu tema de tese, e que não é coberto de forma adequada por uma outra unidade curricular do PRODEGI ou da Universidade do Porto.

 

Gestão de Operações e Logística

PRDEIG037 - ECTS

Esta unidade curricular tem como objectivos principais:

  • dar a conhecer e explorar os conceitos fundamentais da gestão de operações e da logística, orientados  à resolução de problemas reais em empresas industriais e de serviços;
  • proporcionar uma visão integrada da gestão de operações nas organizações, nomeadamente quanto a conceitos, técnicas e estratégias, bem como ser capaz de identificar e abordar problemas, usando métodos quantitativos para a sua resolução;
  • permitir compreender a necessidade e o papel dos métodos de previsão, do planeamento de inventário e da produção, e do escalonamento das atividades produtivas nos sistemas de produção e cadeias de abastecimento;
  • conhecer e aplicar conceitos e ferramentas lean manufacturing com o objetivo de reduzir desperdícios e aumentar a eficiência dos sistemas de produção.
  • conhecer e aplicar conceitos e ferramentas no âmbito dodo desenho, planeamento e gestão de sistemas logísticos e de distribuição.

Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços

PRDEIG036 - ECTS

- Recordar e caracterizar: os componentes de um conceito de produto/serviço e a forma como se articulam para criar valor; os fatores condicionantes da capacidade de um inovador capturar os retornos da inovação; e conceitos e ferramentas de análise de dinâmicas organizacionais e alocação de recursos.

- Recordar e caracterizar métodos e ferramentas de desenvolvimento de novos produtos e serviços (DNPS).

- Aumento da sensibilidade para o papel do cliente e de outros stakeholders no processo de DNPS.

- Integrar os conhecimentos e competências adquiridos noutras UCs através de um projeto de desenvolvimento e desenho de um novo produto e serviço.

 

Métodos Qualitativos e Quantitativos de Investigação

PRDEIG029 - ECTS


A UC está dividida em três partes interdependentes, com conteúdos programáticos autónomos, trabalhados nas suas complementaridades: nos métodos quantitativos (ponto 1) o objetivo é a exploração dos procedimentos de análise estatística de significância e multivariada no âmbito da produção de conhecimento científico e a capacitação para a avaliação crítica das suas potencialidades e limitações;  nos métodos qualitativos (ponto 2),  o objetivo é a operacionalização e reflexão crítica sobre os procedimentos de recolha e análise de informação qualitativa, explorando também como garantir rigor, validade e padrões éticos na pesquisa qualitativa, bem como sinergias com as abordagens mais quantitativas num registo de abordagem mista. Por fim, A terceira parte, sobre Design Science Research (DSR), apresenta brevemente os objetivos, conceitos e processos para o desenvolvimento de uma abordagem de DSR.

Otimização

PRDEIG007 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é criar competências para criação de modelos para problemas de otimização combinatória e para a sua resolução através de técnicas exatas.

Simulação

PRDEIG010 - ECTS

O objectivo da disciplina pode ser avaliado sob duas perspectivas. Em primeiro lugar, aos alunos pretende-se apresentar a área de modelação e simulação como um recurso importante e ferramenta indispensável ao método científico, para teste e validação de conceitos e teorias, útil em praticamente todos os projectos de doutoramento. Em segundo lugar, a apresentação e discussão de técnicas e métodos recentes de modelação e simulação devem motivar a identificação de problemas e desafios que fazem desta área um excelente domínio de estudo em Engenharia Informática, envolvendo diferentes disciplinas. Mais especificamente, os objectivos da disciplina incluirão:

  • Apresentar os conceitos básicos de modelação e simulação (computacional) e as suas diversas áreas de aplicação;
  • Apresentar as principais fases do ciclo de vida de um projecto de simulação, desde a fase de modelação até a análise e aplicação dos resultados;
  • Apresentar os principais tipos de modelos e a sua adequação ao tratamento de diferentes problemas, assim como as suas principais técnicas de simulação;
  • Apresentar e discutir extensivamente o estado-da-arte e os recentes avanços tecnológicos na área de modelação e simulação, identificando desafios, principais áreas de investigação e tendências;
  • Apresentar o conceito de simulçaão baseda em agentes, com exemplos, e prática recorrendo ao uso do simulador NetLogo.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-19 às 22:29:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias