Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > M.EMG > Informação para Candidatos
Concurso de Leitura do Ensino Superior

Cursos

Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente

Dados Gerais

Código Oficial: 6917
Sigla: M.EMG
Descrição:

O Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (MEMG) é o segundo ciclo de estudos (mestrado) em engenharia de minas da FEUP.
Tem como objetivo a formação de engenheiros de minas com um perfil de conceção, capazes não só de operar mas também conceber um sistema mineiro com toda a sua complexidade.

Diplomas

  • Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (90 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Fundamentos de Aquisição e Análise de Dados

M.EMG0026 - ECTS

Fundamentos de Preparação de Minérios

M.EMG0025 - ECTS

- Conhecimento: conhecimentos de ciências de fundamentais (química, física) aplicados à caracterização de sistemas particulados;- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processos físicos de tratamento de minérios; Redução e classificação granulométrica das partículas;- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas; Selecionar as tecnologias adaptadas a cada situação;- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada. Simulação de projetos de circuitos- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes processo para cada operação unitária e para o conjunto do processo. Avaliação: Comparar alternativas processuais.

Geoestatística

M.EMG0023 - ECTS

Introdução aos conceitos e procedimentos fundamentais da análise de dados com variabilidade espacial e/ou temporal- Geoestatística - com o intuito de virem a formar um corpo de conhecimento passível de uma eficaz e criteriosa aplicação prática, nomeadamente nos domínios mineiro, geoambiental e geotécnico.

Hidrogeologia

MEMG0003 - ECTS
  1. Dotar o aluno com um conjunto de conceitos estruturantes na compreensão e no estudo da circulação da água subterrânea.
  2. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam projetar, dimensionar, implementar e fiscalizar atividades de execução de captação de água para diversos fins.
  3. Dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar, consultar e aplicar os requisitos legais na instrução dos processos de licenciamento e gestão da exploração dos recursos geológicos – recursos hidrogeológicos

Impacte Ambiental Mineiro

MEMG0001 - ECTS

Os objectivos da disciplina são: - Conhecimento: Diagnosticar os principais problemas ambientais gerados pela indústria extractiva antes da exploração, durante a actividade industrial e durante e após o encerramento; técnicas e método de resolução dos problemas diagnosticados. - Compreensão: Fases do ciclo de vida da indústria transformadora e suas implicações ambientais; - Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas operacionais de minimização de impacte ambiental adverso e seleccionar as tecnologias adaptadas a cada situação. - Análise: Decomposição analítica dos impactes gerados na Análise de Impacte Ambiental, na criação de um plano de Gestão ambiental e durante a elaboração da estratégia de encerramento e abandono. - Síntese: Criar uma metodologia coerente de resolução integrada das implicações ambientais adversas. Avaliação: Comparar alternativas tecnológicas e metodológicas.

Modelação e Diagramas de Processamento

M.EMG0024 - ECTS

Construção de um ponto de vista quantitativo sobre um Diagrama de Tratamento em Operações. Estudos dos indicadores que descrevem o desempenho dos Processos separativos.
Diagrama de tratamento como “solução optimizada”.
Projecto: optimização estrutural e optimização paramétrica.

 

Planeamento e Modelação de Operações Mineiras

M.EMG0022 - ECTS Caracterização dos equipamentos mais correntes em operações mineiras, como por exemplo, os de carga e transporte em pedreiras, visando a integração dos seus ciclos operativos em processos de otimização fundamentados em simulações das suas operações unitárias. Apresentação de métodos determinísticos e estocásticos, algoritmizados ou não, capazes de se constituírem em agentes da abordagem integradora/otimizadora pretendida.
Conhecimento dos principais recursos e metodologias disponíveis para as atividades de carga e transporte na indústria extrativa.
Competências ao nível da observação, recolha e tratamento de dados tendo em vista a otimização de processos de carga e transporte.
Conhecimentos práticos na construção e utilização de modelos de sistemas organizados de carga e transporte.

Competências Transversais: CiênciaVitae - o currículo científico

CVCC01 - ECTS

A participação de jovens diplomados em projetos de investigação e inovação no âmbito de unidades de investigação tem um inegável valor formativo e funciona como uma oportunidade de aquisição de competências relevantes para as futuras carreiras profissionais. Nos últimos 2 anos, uma nova ferramenta de gestão curricular assumiu um papel fundamental no que diz respeito aos processos de avaliação de financiamento atribuídos pela maior agência portuguesa de suporte financeiro, a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Enquadrado no conceito da cidadania científica (CiênciaID), o CiênciaVitae, sistema nacional de gestão curricular de ciência, assume-se enquanto elemento central no ecossistema de gestão da informação sobre a atividade científica e tecnológica bem como uma ferramenta de suporte à modernização dos processos administrativos suportados por um CV. O desenvolvimento da plataforma respeita as melhores práticas e tem por base o normativo PTCRIS (https://ptcris.pt/sobre-o-ptcris/apresentacao/), sendo integrável com vários sistemas e identificadores nacionais e internacionais. Adicionalmente, sendo o RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) uma peça integrante do ecossistema de gestão de ciência, refere-se a importância da integração deste com os restantes sistemas que constituem o mesmo ecossistema, nomeadamente o CiênciaVitae.

Esta formação visa assim dar a conhecer aos jovens diplomados uma ferramenta curricular de elevada relevância para o sistema científico nacional, dotando-os de competências adicionais importantes para o desenvolvimento da sua carreira profissional. O principal objetivo desta unidade curricular é que os participantes possam criar o seu currículo no formato CiênciaVitae e com as diretrizes fornecidas, possam concorrer aos concursos individuais de bolsas de doutoramento na FCT ou outras, com sucesso, percebendo como é feita a transmissão do CV na plataforma. Além disso será abordado a importação de bases de dados como o SCOPUS ou ORCID e a disponibilização de publicações no sigarra para garantir o acesso aberto das mesmas.

Competências Transversais: Comunicação Profissional

CP01 - ECTS
  • Identificar diferentes estilos de relacionamento interpessoal e determinar os fatores comportamentais, atitudinais e relacionais mais adequados à eficiência de cada situação de comunicação profissional.
  • Aplicar atitudes geradoras de satisfação no ambiente profissional e técnicas práticas de comunicação para gerir situações de interação cujas exigências e/ou dificuldades implicam um elevado controlo do processo comunicacional.
  • Autodiagnosticar necessidades de evolução do seu potencial de comunicação e ter consciência das mudanças a promover para assegurar uma forte proficiência do seu desempenho comunicacional no exercício de funções profissionais nas áreas de engenharia e tecnologias de informação, comunicação e eletrónica.

Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação

COI001 - ECTS No final desta formação em Competências Transversais o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de construção de uma oportunidade de inovação em equipa, partindo de um processo de observação e entrevista em contexto.

CTT - Filosofia da Cidade

CTT_FC1 - ECTS

Descarbonizar o Setor dos Edifícios para atingir a Sustentabilidade Energética

DSEPASE01 - ECTS Esta formação pretende abordar as políticas existentes e necessárias para atingir o objetivo de ter um setor da construção neutro em carbono em Portugal até 2050. Serão discutidos os desafios e problemas técnicos, financeiros e sociais, com a pretensão de tornar os participantes plenamente conscientes do contexto geral, dos caminhos disponíveis para soluções, incluindo as suas vantagens e desvantagens

Existirá um foco claro na Reabilitação de edifícios existentes, como o principal obstáculo para alcançar o objetivo geral de um Setor de Edifícios Descarbonizados até 2050

Finalmente, os participantes serão motivados a formar suas próprias visões e ideias sobre os caminhos mais adequados para soluções sustentáveis, incluindo que instrumentos técnicos, sociais, financeiros e de políticas públicas precisarão ser desenvolvidos e implementados num prazo relativamente curto. Serão ainda estimulados a tornarem-se ativos contribuidores para o novo paradigma de construção que será necessário criar e desenvolver nas próximas 2-3 décadas.

Desenvolvimento de Competências de Liderança

DCL - ECTS

Empregabilidade ao Longo da Vida

EAV1 - ECTS

Engenharia de Custos e Avaliação de Projetos

M.EMG0027 - ECTS

Estimar os elementos básicos de avaliação económica: investimentos, custos e mercado. Efetuar estimativas económicas relativamente a projetos de vária índole: produtores de serviços, geradores de receitas, análise marginal, comparações entre leasing e aquisição em contextos sucessivamente mais complexos.

Engenharia para a Sustentabilidade

ES01 - ECTS Conhecer o conceito de sustentabilidade e os principais temas que o influenciam (positiva e negativamente)
Identificar as tendências de gestão de energia e na economia circular
Conhecer as técnicas de engenharia na geração de eletricidade renovável e de gases renováveis
Conhecer as formas de enegenharia de base natural
Identificar as políticas públicas e os compromissos das empresas na área da sustenttabilidade

Exploração de Massas Minerais

M.EMG0032 - ECTS

Estão reservados para esta UC, entre outros, dois grandes temas ainda não abordados nas três anteriores UC´s da Área da Lavra de Minas: as grandes unidades extrativas de minérios a céu-aberto e as pedreiras de extração de rochas ornamentais (RO).
É também nesta UC, depois de um percurso de cerca de 168 horas de contacto com temáticas da extração de rocha, que se analisam as partes inerentes à elaboração de Planos de Lavra e de planos Ambientais de Recuperação Paisagística, enquanto documentos orientadores para o licenciamento das unidades de extração quer do seu encerramento que, mais tarde ou mais cedo, sempre ocorrerá.

Geomecânica

MEMG0009 - ECTS Dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos formais teóricos e conceitos, passíveis de aplicação prática, permitindo uma abordagem integrada e fundamentada de problemas da Mecânica das Rochas.

Gestão de Conflitos e Negociação

GCN1 - ECTS

Guias metodológicos para a prevenção da poluição e contaminação de solos e aquíferos

GMPPCSA01 - ECTS

O objetivo geral desta formação é a capacitação dos estudantes para a identificação e caraterização de contaminações de origem antropogénica em ambientes multi-compartimentais.

A formação irá permitir sensibilizar e dar a conhecer aos estudantes as metodologias a seguir face a uma situação real de poluição (in)visível, como é o caso das contaminações profundas que afetam solos e águas subterrâneas.

Hidromineralurgia

MEMG0010 - ECTS

- Conhecimento: Relembrar conceitos relativos a balanços de massa de sistemas bi-fásicos (sólido-líquido); Conceitos gerais de química;
- Compreensão: Reconhecer, descrever e identificar as operações unitárias envolvidas num processo hidromineralúrgico;
- Aplicação: Distinguir o campo de aplicação das diferentes alternativas tecnológicas;
- Análise: Calcular de balanços de massa em estado estacionário utilizando métodos analíticos, numéricos e gráficos sobre cada operação unitária estudada.
- Síntese: Criar e organizar diagramas coerentes para cada operação unitária e para o conjunto do processo.
- Avaliação: Comparar alternativas processuais.

Os Sistemas Elétricos de Energia na Sustentabilidade e Transição Energética

SEESTE01 - ECTS Ser capaz de:
1 - Compreender as alterações climáticas, e urgência sobre a tomada de medidas de contenção destas alterações, recorrendo nomeadamente à exploração de energias renováveis para a produção de eletricidade e mobilidade.

2 -Formas de explorar e utilizar os diferentes tipos de energia, incluindo tecnologias utilizadas para a conversão em eletricidade dessas energias (centrais térmicas, hídrica, eólica, solar PV), utilizando desde grandes centais a microgeração;

3-
Apresentação das mudanças de paradigma no sistema elétrico de energia. Produção distribuída e microgeração e microredes.

4- SmartGrids, conceitos e arquiteturas.

5- Apresentar os componentes do sistema elétrico de energia e conceitos básicos sobre a estrutura do sistema elétrico.

6- Analisar aspectos regulatórios e de definição de políticas em mercados liberalizados.

7 – Conhecer os diferentes mercados de eletricidade (energia e serviços de sistema) e suas interacções.

8 - Compreender a mobilidade elétrica e os seus impactos na operação do sistema elétrico (V1G, V2G).

Radiação natural em materiais de origem geológica

RNMOG - ECTS
O objetivo geral desta CT é a capacitação e consciencialização dos estudantes para a integração e quantificação da radiação natural em avaliações ambientais e ocupacionais.

Esta formação, pela natureza emergente do tema e pela sua abordagem holística , pode ser frequentada por qualquer estudante independentemente das áreas de tecnologia, ciências exatas e engenharia.

Teoria do Tratamento de Sinal

M.EMG0029 - ECTS

Familiarizar o estudante com a Análise de Fourier e suas aplicações no processamento de sinal, apoiada no formalismo da Teoria das Distribuições Temperadas. Pretende-se que este núcleo de conhecimentos fique bem assimilado, permitindo futuros aprofundamentos caso a prática profissional assim o exija.

Gestão Integrada de Sistemas: Ambiente, Qualidade e Segurança

M.EA025 - ECTS No final da Unidade Curricular, o estudantes deve:
-Conhecer os principais sistemas de gestão (Qualidade Ambiente e Segurança), aos seus vários níveis, nomeadamente os seus requisitos;
-Ter os conhecimentos necessários para acompanhar e integrar de forma ativa as equipas de acompanhamento e até de implementação dos sistemas de gestão da qualidade.

Instrumentação e Controlo

MEMG0011 - ECTS

1) Conhecimentos: Relembrar métodos de resolução de equações diferenciais lineares utilizando a transformada de Laplace;
2) Compreensão: Reconhecer e explicar o comportamento de sistemas simples paradigmáticos; modelar processos com comportamento típico; Explicar a fundamentação física de sensores. Saber seleccionar sensores e válvulas ajustadas à sua função no laço de controlo.
3) Aplicação: Reconhecer estruturas de modelos a partir do seu comportamento experimental;
4) Análise: Utilizar a simulação dinâmica como ferramenta de compreensão e de acção sobre o processo; 5) Síntese: Distinguir e elaborar estratégias paradigmáticas de controlo; Avaliação: Avaliar o comportamento de um laço de controlo e o respectivo campo de estabilidade.

Investigação e Caraterização de Maciços

MEMG0014 - ECTS

Apresentação e estudo dos métodos e ensaios mecânicos e/ou geofísicos de investigação e caracterização de maciços terrosos, rochosos e estruturas, nomeadamente nos domínios/contextos mineiro, geotécnico, geoambiental, arqueológico, engenharia civil/estruturas e em meio aquático.
 

Projeto de Dissertação

M.EMG0031 - ECTS

O objetivo global é o de:

Desenvolver o conjunto de competências metodológicas que capacitem cada estudante a circunscrever um tema, identificar um problema e definir objetivos de trabalho.

Nos casos em que a dissertação atribuída seja acolhida numa instituição externa, é possível que uma parte do trabalho de preparação no âmbito desta Unidade Curricular já seja efetuado nas instalações da instituição, com um responsável pelo acompanhamento por esta designado.

Projeto Mineiro Integrado

MEMG0008 - ECTS

Integrar conhecimentos adquiridos em outras UCs do curso e desenvolver de competências no âmbito da realização, avaliação económica, planeamento e controlo de projetos Mineiros.

Dissertação

MEMG0020 - ECTS Promover a integração, aquisição e desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes individuais, pela  realização de um trabalho individual de projecto sobre um tema específico da área de conhecimento do curso.

Poderá ser realizada em:
  • Ambiente empresarial: realização de uma tese de investigação/desenvolvimento/inovação em ligação directa com uma empresa (no país ou no estrangeiro);
  • Ambiente académico: realização de uma tese de investigação, seja ao abrigo de um programa de mobilidade (programa ERASMUS, MOBILE ou equivalente), seja em projecto de investigação interno num laboratório de I&D.

Deverá resultar na elaboração, apresentação e defesa de um relatório de dissertação.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-05-20 às 03:21:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias