Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Oferta Formação > Curso ou Formação livre > IRAOOAME

Introdução à robótica para aplicações em observações do Oceano, à arqueologia e ao mapeamento de ecosistemas

Curso apoiado financeiramente pela FCT

Objetivos:
O curso tem como objetivo principal fornecer conhecimentos básicos sobre a robótica marítima com aplicações à observação dos oceanos, à arqueologia e ao mapeamento de ecosistemas. 

O curso pretende fazer uma introdução aos veículos, sensores e comunicações, numa perspetiva de sistemas organizados em produtos e processos; e uma idução aos problemas de observação do oceano, da arqueologia subaquática, e do mapeamento de ecosistemas na perspextiva da utilização dos sistemas robóticos. 

Este curso tem ainda como objetivo estabelecer uma ponte entre a engenharia e as ciências do mar, uma vez que o trabalho de campo será direcionado para aplicações reais.

Programa
O curso tem como objetivo principal fornecer conhecimentos básicos sobre a robótica marítima com aplicações à observação dos oceanos, à arqueologia e ao mapeamento de ecosistemas. 

O curso pretende fazer uma introdução aos veículos, sensores e comunicações, numa perspetiva de sistemas organizados em produtos e processos; e uma introdução aos problemas de observação do oceano, da arqueologia subaquática e do mapeamento de ecosistemas na perspetiva da utilização dos sistemas robóticos.  No que refere a veículos, sensores e comunicações, serão apresentados princípios de movimento, de funcionamento e de operação, na perspectiva da sua utilização em aplicações. No que refere aos problemas de observação do oceano, serão primeiro introduzidas conceitos básicos em oceanografia e biologia e serão depois analisados fenómenos do oceano, bem assim como elementos de arquelogia subaquática, na perspectiva da sua observação ou mapeamento.

O curso está organizado em 8 módulos e ainda num trabalho de investigação supervisionado.

Módulos:

  • Terminologia e conceitos básicos
  • Veículos
  • Sensores
  • Comunicações
  • Sistemas de operação
  • Conceitos básicos em observação do oceano
  • Aplicações em arqueologia
  • Aplicações em mapeamento

O trabalho de investigação supervisionado tem por objectivo utilizar os conceitos aprendidos na investigação de um desafio concreto.
Este curso tem ainda como objetivo estabelecer uma ponte entre a engenharia e as ciências do mar, uma vez que o trabalho de campo será direcionado para aplicações reais.

Destinatários:
Podem candidatar-se a este curso, os estudantes que estejam inscritos num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado integrado ou num mestrado, numa das seguintes áreas científicas: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Eletrónica e Automação, Ciência de Computação, Engenharia Informática, Engenharia Física, Engenharia Mecânica, Ciências do Mar e áreas afins.

Condições específicas de acesso/ingresso no curso/unidade de formação
A condição específica de acesso é a atribuição de uma bolsa de investigação financiada pela FCT, após selecção do estudante no processo de candidatura publicado no eracareers.

Critérios de seleção e seriação dos candidatos e respetivas ponderações
Os estudantes serão recrutados através de anúncio publicado nas páginas dos Centros de investigação envolvidos e em páginas que vierem a ser criadas para o efeito pela Universidade.

Na candidatura ao curso os estudantes deverão incluir um CV resumido que descreva a formação que já têm e uma descrição das suas expetativas para o curso e dos temas que mais os interessam. Com base na manifestação de interesse será escolhido um mentor que acompanhará o aluno ao longo do curso.

Se o número de candidaturas exceder o número de vagas, poderá ser feita uma entrevista aos estudantes que competem pelas últimas 5 vagas.

Avaliação:

O curso tem duas modalidades de avaliação:

  1. Questionários para avaliação individual (peso na classificação final – 50%). O curso terá 8 módulos que cobrem várias áreas de conhecimento. Cada módulo incluirá um questionário electrónico para avaliação individual. A classificação nesta modalidade de avaliação será apurada com base na média das classificações de todos os questionários.
  2. Trabalho de investigação em equipa com componente de avaliação individual (peso na classificação final – 50%). Este trabalho de investigação será supervisionado por um docente. A avaliação do trabalho está organizada em três componentes que visam avaliar, numa perspectiva multidimensional, a aquisição de aptidões necessárias ao trabalho de investigação e de competências em trabalho de equipa, bem assim como a forma como os conhecimentos adquiridos são colocados em prática. Estas três componentes são brevemente descritas de seguida:
    • Relatório submetido por cada equipa de estudantes.
    • Avaliação inter-pares dos estudantes da mesma equipa.
Inquéritos electrónicos individuais.

Duração: 120h (40h Teóricas + 80h Estágio)

Regime de funcionamento: presencial

Datas: 3 de agosto a 31 de outubro de 2020

Local: FEUP

Participantes: 15 (número de bolsas atribuídas pela FCT)

Custo: não aplicável

Contactos:

Serviços Académicos

Email: acesso.ingresso@fe.up.pt

Telefone: 22 508 1977 / 1405


Dados Gerais

Docente Responsável: João Sousa
Sigla: IRAOOAME
Tipo de curso/ciclo de estudos: Curso ou Formação livre
Início: 2020/2021
Duração: 120 Horas

Planos de Estudos

Diplomas

  • Introdução à robótica para aplicações em observações do Oceano, à arqueologia e ao mapeamento de ecosistemas ( Unidades curriculares)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2024-05-20 às 08:19:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias