Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > José Laginha Palma

José Laginha Palma

Fotografia de José Manuel Laginha Mestre da Palma
Nome: José Manuel Laginha Mestre da Palma
Sigla: JLP
Estado: Ativo
R-000-8KY
0000-0002-5223-0057
C11A-F53B-BDCE
Telefone: 22 508 1761
Extensão Telefónica: 22 041 3495
Salas: L416

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Mecânica
Secção: Secção de Fluidos e Energia
Interrupção: Licença sabática
Início da Interrupção: 16-02-2024
Fim da Interrupção: 15-02-2025

Apresentação Pessoal

1 Graus Académicos
Agregação em Engenharia Mecânica (2009) pela Universidade do Porto, Ph.D. (1989) pela Universidade de Londres (Imperial College), e Mestrado e Licenciatura (1981 e 1983) na Universidade de Lisboa (Instituto Superior Técnico).

2 Atividade docente e supervisão de alunos e bolseiros

A docência abrange as áreas de Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor e Termodinâmica. Supervisionou mais de 100 alunos e bolseiros investigadores: 12 pós-doutorados, 14 doutoramentos, e 77 alunos de mestrado ou equivalente.

3 Investigação

Participou em 65 projetos: 45 de investigação com financiamento público concorrencial (40) e privado com negociação direta (5), e 20 de consultoria e cooperação universitária.
     De entre os 40 projetos com financiamento público, refiram-se os dois em curso (AptWind e LIKE), de formação de doutorados para a indústria do vento (Comissão Europeia) e o NEWA - New European Wind Atlas, no âmbito do qual se realizou a experiência de campo Perdigão-2017. De entre os 5 projetos com financiamento privado, o em curso tem por objetivo a validação de metodologia de prospeção do recurso eólico, através da comparação com resultados experimentais em locais na Austrália, América do Norte e Sul, e Europa.
     Os projetos de investigação com financiamento privado são a colaboração ininterrupta de mais de 20 anos com empresas de referência na designada indústria do vento. O conhecimento é propriedade intelectual conjunta da FEUP e das empresas contratantes, e tem a sua divulgação limitada por cláusula contratual. Destes projetos resultaram a empresa de spin-off Prewind e o software VENTOS®, protegido através de marca registada.

3.1 Biblioteca de software: VENTOS®
VENTOS® é a designação de biblioteca (cerca de 155000 linhas de código em 400 ficheiros, com 1500 subrotinas e funções) para simulação computacional do escoamento atmosférico sobre orografia complexa, em desenvolvimento contínuo, e usado pelas empresas em atividades diárias de avaliação de recurso eólico e projeto e gestão de parques eólicos.

3.2 Base de dados Perdigão-2017
Perdigão-2017 (a maior experiência de campo alguma vez realizada conforme relatado na revista Nature) foi o culminar de mais de 10 anos de intervenções e palestras (em locais e fóruns diversos) sobre a necessidade de uma grande experiência de campo para apoio ao desenvolvimento e validação da simulação computacional do escoamento atmosférico sobre terreno complexo.
     A base de dados de Perdigão-2017, 4TB de dados experimentais, em https://perdigao.fe.up.pt é um legado (vida útil superior a 30 anos) para gerações vindouras e uma referência para estudos em áreas para além da energia eólica, tais como fogos florestais, ambiente e as ciências da atmosfera. Sobre o impacto e importância da experiência em junho de 2017 foram totalizadas 45 intervenções de divulgação científica: ou seja, vídeos, visitas, sessões especiais em encontros científicos, notícias na comunicação social nacional e internacional (imprensa escrita, televisão, rádio e Internet), notas de imprensa e artigos em publicações científicas.

3.3 Publicações
Foi editor de 9 livros (todos na editora Springer) e de edições especiais de 3 revistas científicas dedicadas a Perdigão–2017. É autor ou coautor de mais de 200 textos técnico-científicos: 51 artigos, 107 comunicações em congressos, e 19 relatórios de consultoria.
     Os documentos nas bases Web of Science, Scopus, Google Scholar e Research Gate, variam entre 70 e 140 (Web of Science e Google Scholar) tal como o total de citações (entre 886 a 1913), e índices: “h” (entre 15 e 21) e “i10” (entre 19 a 33).

3.4 Conferências
Organizou cerca de 32 conferências e encontros científicos em  computação, mecânica dos fluidos e turbulência, que resultaram na edição e publicação de livros.

4 Avaliação de artigos, candidaturas e programas de investigação

Referee de artigos em 27 revistas científicas e mais de 20 conferências, tendo coordenado todo o processo de admissão, revisão e edição de 9 livros com artigos selecionados de conferências.
     Avaliador de candidaturas e programas de investigação financiados por instituições públicas nacionais (FCT) e internacionais (Europa, EUA, Dinamarca e Canadá) (Comissão Europeia; DOE’s- Department of Energy, Merit Review Guidance of joint scientific annual programs of DOE National Laboratories, Lawrence Berkeley, Argonne, Sandia, Lawrence Livermore, NREL, NOAA, NCAR and Pacific Northwest, USA; ESF - European Science Foundation; Eureka-Eurostars and IFD –Innovation Fund Denmark, Denmark; PRACE – Partnership for Advanced Computing in Europe; and NSERCC – Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada CFACS – Canadian Foundation For Climate and Atmospheric Sciences, Canada).
     Membro de comissões diversas para definir estratégias de investigação regionais, nacionais e europeias, sobre computação de elevado desempenho e energia eólica, e criação de normas internacionais.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-18 às 09:41:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias