Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP vencem Concurso de Ideias de Negócios da U. Porto

Estudantes da FEUP vencem Concurso de Ideias de Negócios da U. Porto

Projecto "Efistec - Efficient Solar Technology" vence o iUP25k

Com um projecto que propõe um sistema mais barato e mais eficiente para produzir energia eléctrica e térmica a partir do Sol, os estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Leonel Ramos (doutorando em Engenharia Civil) e Hugo Gonçalves (doutorando em Engenharia Electrotécnica) - desenvolveram o "EFISTEC - Efficient Solar Technology", que arrecadou o galardão principal do Concurso de Ideias de Negócios da Universidade do Porto - iUP25k, um prémio no valor de 15 mil euros e ainda a possibilidade de incubação na UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da UP. "Os painéis solares térmicos são obrigatórios nos edifícios e os fotovoltaicos não podem ser colocados por questões legais. Percebi que era possível juntar as duas coisas", afirma Leonel Ramos, um dos promotores do projecto. O "EFISTEC - Efficient Solar Technology" é um sistema para produzir energia eléctrica e térmica a partir do Sol, para uso em centros urbanos ou rurais, para edifícios de habitação, indústria ou serviços. Permite também o aquecimento de águas sanitárias e distingue-se pelo modo modular como faz a concentração da radiação solar. O sistema é duas a quatros vezes mais eficiente do que os equipamentos convencionais, caso dos painéis fotovoltaicos. "Devido à concentração solar são atingidas elevadas temperaturas. O sistema, ao gerar uma diferença térmica grande, faz com que o número de espelhos se traduza na multiplicação da concentração da luz solar, aumentando a eficiência", explica. "Um sistema mais eficiente e mais económico pelos materiais que usa, a diferença é que este mecanismo recorre a placas de alumínio que vão concentrar a luz solar num pequeno ponto, onde está incorporada a tecnologia, tornando-o mais barato que os tradicionais painéis solares fotovoltaicos", destaca. O iUP25k distinguiu também outros dois projectos, um sistema para monitorizar a actividade cardíaca e uma plataforma para promover freelancers lusos no mercado internacional. Veja aqui mais informações.
Página gerada em: 2024-05-08 às 12:47:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias