Você está em: Início > Notícias > Investigação na FEUP premiada

Investigação na FEUP premiada

Prémios "Engª Cruz Azevedo"

A Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET) atribuiu recentemente os prémios "Engª Cruz Azevedo" relativos aos anos de 2007, 2008 e 2009, distinguindo projectos de docentes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Instituído anualmente pela APAET, o galardão tem como objectivo distinguir com um valor pecuniário o artigo, publicado na revista "Mecânica Experimental", considerado de maior mérito científico e técnico. O grande objectivo passa por incentivar a participação dos cientistas de língua portuguesa nas actividades de investigação e desenvolvimento experimental. O Prémio "Engª Cruz Azevedo" 2009 distinguiu o projecto "Rolamentos cónicos lubrificados com massas biodegradáveis", desenvolvido por Armando Campos, Beatriz Graça e Jorge Seabra (foto). Estes investigadores da FEUP elaboraram um estudo que propõe um modelo energético, tendo em conta as alterações estruturais que ocorrem nos rolamentos e nas massas lubrificantes, em resposta a alguns factores influentes, como a temperatura, velocidade, tensões de corte, formulação da massa, e contaminação. O trabalho "Sistema de Visão Artificial para Monitorização de Vibrações em Tirantes de Pontes", da autoria de Elsa de Sá Caetano, João Bateira e Sérgio Silva, foi considerado o melhor artigo de 2008, publicado na revista "Mecânica Experimental". O projecto premiado consiste num sistema de visão artificial, que utiliza uma câmara de vídeo, localizada a 850 metros da ponte Internacional sobre o rio Guadiana (que liga Portugal e Espanha), de forma a monitorizar as vibrações dos múltiplos tirantes da ponte, recorrendo a algoritmo de análise de imagem, através da medida do fluxo óptico. A APAET entregou o galardão "Engª Cruz Azevedo" de 2007 ao "Estudo Numérico e Experimental do Método do Vão Variável para a Identificação das Propriedades Elásticas da Madeira". À frente deste projecto estão José Morais, Jorge Pinto, José Xavier, Nuno Garrido, (da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Pedro Camanho, investigador da FEUP. Os investigadores defendem que para uma utilização eficiente e ecológica da madeira, as suas propriedades mecânicas e variabilidade em componentes estruturais devem ser devidamente caracterizadas através de métodos de ensaio adequados. Neste sentido, este projecto permitiu a elaboração de um estudo numérico e experimental para a identificação de propriedades elásticas da madeira de pinho bravo. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu durante o 8º Congresso Nacional de Mecânica Experimental - CNME 2010, que se realizou entre 21 e 23 de Abril de 2010, na Universidade do Minho. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 07:30:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias