Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP vencem Students Award

Estudantes da FEUP vencem Students Award

Alunos do MIEIC criam Sistema de Apoio à Gestão de Espaços

Venceram a 1ª edição do concurso Students` Award e, como prémio, vão ter a oportunidade de estar seis meses integrados no Parque Tecnológico Tecmaia. Luís Gonçalves, João Sousa, José Campos e Rodolfo Silva, estudantes do 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) formaram a equipa "INI - Inovation and New Ideas" e desenvolveram um projecto inovador: SAGEs - Sistema de Apoio à Gestão de Espaços. Trata-se de um sistema que pretende apoiar instituições na gestão dos seus espaços, como salas e quartos. O Sistema de Apoio à Gestão de Espaços é composto por um ecrã táctil interactivo ligado a um computador responsável pela gestão de informações relativas aos horários, locais e às disponibilidades associadas a este espaço. O SAGEs apresenta informação actualizada em tempo real, permitindo ao utilizador ter acesso à uma grelha de horários, onde encontrará indicações relativas à utilização das salas: quais as horas em que vai estar ocupada e qual o período de tempo em que está livre. Os estudantes da FEUP destacam que, aplicado em escolas ou hotéis, este projecto inovador pretende substituir os actuais painéis estáticos colocados à entrada de salas ou de outros espaços. A ideia de desenvolver esta plataforma nasceu com a necessidade de resolver um problema sentido pelos estudantes da FEUP. "Com o sistema de horários actual (horários estáticos em papel), os alunos perdem demasiado tempo à procura de uma sala que esteja livre (sem aula) e que tenha um computador disponível para trabalhar", explicam os estudantes do MIEIC, que perceberam que, para além do ambiente escolar, o SAGEs tinha potencial para ser aplicado em outras áreas. A equipa vencedora prepara-se agora para usufruir do grande prémio conquistado no Students' Award. "O próximo passo será passar seis meses no Parque Tecnológico da Maia a desenvolver o projecto, e numa fase posterior e dependendo da maturidade do SAGEs, comercializá-lo. Nesse sentido, estamos a realizar um estudo de mercado e a estabelecer contactos com algumas entidades", revelam os estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A 1ª edição do Students' Award foi um dos grandes momentos que marcou o evento BEST Days on Technology, organizado pelo BEST Porto. Dirigido a todos os estudantes da Faculdade de Engenharia e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o concurso abriu portas para que projectos inovadores pudessem ser desenvolvidos num ambiente empresarial. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 03:04:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias