Você está em: Início > Notícias > FEUP distinguida com Menção Honrosa no Prémio Ferry Borges 2010

FEUP distinguida com Menção Honrosa no Prémio Ferry Borges 2010

A cerimónia decorreu durante a conferência Reabilitar'2010, em Lisboa

A Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas (APEE) atribuiu recentemente o Prémio Ferry Borges 2010 e distinguiu com uma Menção Honrosa - na modalidade de melhor artigo publicado no biénio 2008-2009 - um artigo da autoria de Filipe Magalhães, Álvaro Cunha e Elsa Caetano, docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigadores do Laboratório de Vibrações e Monitorização de Estruturas - ViBest. Nesse artigo científico faz-se uma descrição do sistema de monitorização dinâmica permanente, com controlo remoto via Internet, instalado pelo ViBest na Ponte Infante D. Henrique, e em funcionamento contínuo desde Setembro de 2007. O artigo premiado, elaborado no âmbito da Tese de Doutoramento de Filipe Magalhães, orientada pelos Professores Álvaro Cunha e Elsa Caetano, descreve também o software de análise e processamento de sinal desenvolvido especificamente para aplicações de Monitorização Dinâmica Contínua em Pontes e Estruturas Especiais (software DYNAMO), o qual possibilita a análise da evolução temporal dos parâmetros dinâmicos mais relevantes da estrutura (frequências naturais, modos de vibração e coeficientes de amortecimento), a análise de correlação das respectivas estimativas com os factores ambientais (temperatura) ou operacionais (intensidade de tráfego), e a remoção da influência destes factores, tendo em vista a detecção de dano estrutural com base na variação temporal de parâmetros dinâmicos. O equipamento de monitorização dinâmica utilizado nesta investigação resultou da atribuição de Financiamento Programático ao ViBest por parte da FCT. Poderá aceder ao artigo científico premiado aqui. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 12:38:38 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias