Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP premiados pela Soares da Costa

Estudantes da FEUP premiados pela Soares da Costa

"Prémio Talento Soares da Costa 2010"

Rodrigo Martins, Nuno Antunes, Dânia Gomes e Mariana Queirós são estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e têm em mãos o mesmo prémio - um estágio remunerado de seis meses no Grupo Soares da Costa. A distinção - "Talento Soares da Costa" foi entregue no passado dia 17 de Setembro, durante o Encontro de Quadros do Grupo SDC, na Fundação Cupertino Miranda, no Porto. O concurso foi promovido pela Soares da Costa, um dos maiores grupos do sector da construção e obras públicas em Portugal, com o objectivo de reforçar a aproximação da empresa ao meio académico, permitindo aos alunos do ensino superior desenvolverem casos de estudo e até mesmo a dissertação de conclusão de curso, com base na identificação de projectos de investigação com interesse para a empresa. Temas relacionados com a Sustentabilidade, a Gestão e Organização e a Inovação em Processos e Materiais na área da construção foram alguns dos projectos seleccionados e desenvolvidos pelos alunos da FEUP. Os estudantes Rodrigo Martins e Nuno Antunes, que estão a concluir o 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC), desenvolveram projectos sob a orientação de Alfredo Soeiro, docente do Departamento de Engenharia Civil da FEUP. O trabalho de Rodrigo Martins passou por optimizar medidas de segurança na construção no panorama nacional e internacional, tendo em conta os diversos modelos de segurança nos países onde a empresa Soares da Costa actua, como Angola, Roménia, Estados Unidos e Israel. Nuno Antunes, por sua vez, focou-se na temática dos "Edifícios Verdes" e estudou as Práticas Projectuais Orientadas para a Sustentabilidade. No seu projecto tentou demonstrar que para obter os melhores desempenhos funcionais e ambientais, não é necessário despender de muitos recursos económicos, sendo importante avaliar o desempenho de cada condicionante do edifício. Finalistas do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente (MIEA) da FEUP, Dânia Gomes e Mariana Queirós viram os trabalhos desenvolvidos distinguidos com o "Prémio Talento Soares da Costa". Dânia Gomes contou com a orientação de Belmira Neto, docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da FEUP. A estudante, seguindo as recentes directrizes da "Contabilidade Ambiental", propôs uma metodologia e aplicou-a à uma obra do Grupo Soares da Costa, de modo a facilitar a inclusão de informação de carácter ambiental nos Relatórios de Gestão e Demonstrações Financeiras da empresa. O desafio de Mariana Queirós passou pela elaboração de uma Base de Dados - "ConSust", para a qual teve a orientação de António Fiúza, do Departamento de Engenharia de Minas. O objectivo era incrementar e fomentar a escolha de materiais de construção ecologicamente limpos ao nível dos edifícios, permitindo ao utilizador pesquisar, comparar e tratar a informação de forma simples e eficaz. Os estudantes da FEUP afirmam que o "Prémio Talento Soares da Costa" foi determinante tanto para a formação profissional como pessoal e representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido neste último semestre, para além de ser uma óptima oportunidade de singrar no mercado de trabalho e de aplicar conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Para os quatro estudantes finalistas, a prioridade é concluir com sucesso o estágio profissional que terá início já em Outubro, onde poderão dar continuidade aos projectos, com vista à efectiva implementação destes na empresa. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:13:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias