Você está em: Início > Notícias > João Barros vence Prémio Jovem Investigador IEEE ComSoc

João Barros vence Prémio Jovem Investigador IEEE ComSoc

Cerimónia de entrega do prémio terá lugar no Japão, em Junho de 2011

A Sociedade das Telecomunicações (ComSoc) da organização mundial IEEE (Instituto dos Engenheiros Eléctricos e Electrotécnicos) acaba de distinguir João Barros, professor associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com o Prémio Jovem Investigador IEEE ComSoc para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA). A cerimónia de entrega do Prémio tem lugar em Junho de 2011 na Conferência Internacional de Comunicações (ICC) do IEEE em Quioto, no Japão. Para João Barros o Prémio representa "uma grande honra, pois reflecte o reconhecimento internacional dos resultados obtidos pela nossa equipa em Portugal, na voz da principal organização científica que opera na área das telecomunicações". Com apenas 34 anos, João Barros é docente da FEUP e do MIT, Director Nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal e responsável pela delegação do Instituto de Telecomunicações (IT) no Porto. Como investigador, o seu trabalho é reconhecido internacionalmente pela sua investigação em áreas relevantes para a Internet do futuro, em particular a segurança de redes sem fios, as redes distribuídas de sensores e os protocolos de comunicação com base em codificação em rede. Através da aplicação de princípios fundamentais da teoria da informação, o grupo de investigação que João Barros lidera na FEUP e no Instituto de Telecomunicações (IT) no Porto, tem encontrado novas formas de comunicação segura e eficiente em ambientes altamente dinâmicos, caracterizado pela mobilidade dos utilizadores e a instabilidade dos canais de comunicação. Actualmente, a investigação de João Barros debruça-se sobre as redes veiculares como elementos fundamentais nos sistemas de transporte inteligente. Em conjunto com investigadores do Departamento de Ciências de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro, do MIT e da Carnegie Mellon University, João Barros está a investigar como é que carros, autocarros e outros veículos podem ser usados como instrumentos de recepção, processamento e transmissão de informação. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP (1994-1999) e pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, João Barros terminou o seu doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Tecnologias da Informação na Universidade Técnica de Munique (TUM), Alemanha, em 2004. Professor Associado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP e professor convidado do MIT desde 2008, João Barros dirige ainda a delegação do Instituto de Telecomunicações (IT) no Porto. Em Fevereiro de 2009, João Barros foi nomeado Director Nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal, uma parceria internacional entre 12 universidades e institutos de investigação portugueses com a Carnegie Mellon University. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 02:39:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias