Você está em: Início > Notícias > FC Portugal é Vice-Campeã Europeia do RoboCup

FC Portugal é Vice-Campeã Europeia do RoboCup

Competição decorreu em Magdeburgo, Alemanha, de 30 de Março a 3 de Abril

A equipa de futebol robótico FC Portugal, projecto conjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro, arrecadou dois 2ºs lugares durante a participação no RoboCup German Open 2011 que se realizou em Magdeburgo, Alemanha, de 30 de Março a 3 de Abril. A equipa FC Portugal competiu nas Ligas de Simulação de Futebol Robótico 2D, onde marcou 111 golos tendo sofrido 7, e 3D, onde marcou 43 e sofreu 4 golos. Em ambas as ligas foi Vice-Campeã Europeia. A Liga de Futebol Robótico Simulado 2D e a única em que cada equipa é constituída por 11 jogadores, com a possibilidade de utilização de um treinador, tal como no futebol real. As equipas jogam futebol entre si através de um simulador num ambiente de 2 dimensões. Os jogadores e treinadores são agentes de software completamente autónomos e independentes, que, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, devem cooperar com os outros elementos da equipa de modo a jogar futebol de forma eficiente. A Liga de Simulação 3D é também uma competição de futebol robótico simulado, mas no 3D o modelo usado para o jogador é o do robô humanoide Nao e o ambiente simulado é, naturalmente, em 3 dimensões. Em 2011, pela primeira vez, foram jogados nesta liga jogos de 9 contra 9. O torneio deste ano contou com nove e quatro equipas no 3D e 2D, respectivamente, provenientes de sete países: Alemanha, EUA, França, Irão, Portugal, Reino Unido e Turquia. A equipa FC Portugal 2D disputou 10 jogos, tendo marcado 111 golos e sofrido 7. A equipa FC Portugal 3D, por sua vez, disputou 12 jogos tendo marcado um total 43 golos e sofrido 4. Na competição 3D participaram equipas com excelentes resultados a nível mundial e europeu, tendo, a equipa FC Portugal obtido uma melhor posição do que a das equipas que ficaram em 1º e 2º no RoboCup German Open 2010. As competições robóticas pretendem promover a investigação na área emergente da robótica bem como a divulgação da robótica e da ciência e tecnologia em geral. A nível internacional, a principal referência é o RoboCup, campeonato mundial de robótica realizado anualmente desde 1997. O RoboCup, cuja ênfase é ter robôs a funcionar em equipa, inclui várias modalidades de competição, nomeadamente futebol robótico, busca e salvamento em situações de catástrofe e robótica doméstica. Os agentes jogadores são completamente autónomos, isto é, não pode haver qualquer intervenção humana nas decisões que tomam durante os jogos. Consequentemente, todas as decisões são baseadas nas informações enviadas pelo simulador (que simula sensores de visão, audição, etc), que são processadas pelo seu software de controlo de acordo com uma estratégia pré-definida, e na partilha de informação entre os agentes jogadores e treinador. Recorde-se que a equipa FC Portugal é um projecto conjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade de Aveiro, que usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs. O projecto iniciou-se em 2000 e a equipa já ganhou 2 campeonatos mundiais e 5 campeonatos europeus e conquistou mais de 20 troféus internacionais. A equipa FC Portugal prepara-se, agora, para participar na próxima edição do RoboCup Mundial que se realizará em Istambul, Turquia de 5 a 11 de Julho. Mais informações sobre o Robocup German Open podem ser consultadas aqui :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:05:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias