Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP distinguidas com "Prémios APDA"

Estudantes da FEUP distinguidas com "Prémios APDA"

APDA destaca projectos inovadores nos sectores de distribuição e drenagem de águas

Ariana Pintor e Ana Ribeiro, estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foram recentemente distinguidas com os "Prémios APDA - Ensino Superior 2010", da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, que têm como objectivo distinguir trabalhos académicos inéditos, de carácter inovador, relacionados com o sector de distribuição de água para consumo humano e de drenagem de águas residuais, nas áreas temáticas curriculares de Engenharia e de Economia e Gestão. Ariana Pintor concluiu em 2010 o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente na FEUP e está neste momento no Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente, também na Faculdade de Engenharia. A estudante conquistou o "Prémio Engenharia", com o trabalho "Tratamento de águas residuais da indústria corticeira por processos combinados foto-fenton solar/oxidação biológica". O enfoque de Ariana foi a descontaminação das águas residuais da indústria corticeira de forma a poderem ser descarregadas no meio hídrico ou em estações de tratamento de águas convencionais (ETAR municipais, por exemplo). O projecto, desenvolvido com o apoio de Rui Boaventura e Vitor Vilar, investigadores do Departamento de Engenharia Química da FEUP, apresenta um esquema de tratamento baseado numa descontaminação dessa poluição orgânica através duma oxidação química, catalisada pela radiação solar ("foto-Fenton solar"). "Esta oxidação permite transformar as moléculas orgânicas mais complexas em moléculas mais simples, que então já podem ser submetidas a tratamento por oxidação biológica", explica Ariana. Ana Ribeiro, que também concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente em 2010, foi distinguida com uma menção honrosa dos prémios APDA. O seu projecto "Aplicação da moringa oleifera no tratamento de água para consumo humano. Remoção de poluentes por coagulação-floculação" foi desenvolvido em Luanda, Angola. Ana Ribeiro estudou a capacidade purificante da semente da Moringa oleifera, sendo que a experimentação do método de tratamento foi feita em laboratório utilizando como coagulantes e floculantes, o extracto aquoso do composto coagulante retirado da semente, assim como a semente em bruto. "Em Angola, as principais fontes de captação de água bruta com vista ao tratamento para consumo humano são os rios. Estes, porém, encontram-se cada vez mais poluídos devido ao incremento da industrialização, urbanização e intervenções humanas na dinâmica dos próprios sistemas ribeirinhos", explica Ana Ribeiro, que acrescenta que a utilização de produtos naturais no tratamento de águas demonstra ser uma forma pouco prejudicial ao ambiente e aos consumidores. "Ao envolver baixos custos de produção, podem ser usados por toda a população de Angola. Além disso, tratando-se de um país em desenvolvimento, a aplicação de recursos naturais no tratamento de águas poderá ser uma forma de aproveitar e impulsionar o capital humano e natural do país", ressalta. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 18:30:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias