Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FEUP vencem "2010 SAGE Best Paper Award"

Investigadores da FEUP vencem "2010 SAGE Best Paper Award"

Artigo distinguido apresenta tecnologia relacionada com ligações adesivas

Lucas Silva, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e Mariana Banea, investigadora do mesmo departamento, foram recentemente distinguidos com o "2010 SAGE Best Paper Award". O artigo "The effect of temperature on the mechanical properties of adhesives for the automotive industry" pretendeu desenvolver uma nova tecnologia para a produção de autocarros de passageiros usando materiais compósitos. Os investigadores da FEUP explicam que esta nova tecnologia recorre a adesivos em juntas coladas, permitindo melhorar o projecto e resultando numa economia de consumo para o veículo, que irá poupar energia e andar mais depressa. Para além disto, tiveram em conta as variações das propriedades mecânicas das juntas coladas usadas na indústria automóvel, uma vez que as colas são materiais plásticos muito sensíveis à temperatura, podendo sofrer variações entre -40 ºC e 90ºC, e resultar em variações quanto às suas propriedades, nomeadamente em termos de curva tensão-deformação e tenacidade. Lucas Silva concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da U.Porto e em 2004, o Doutoramento em Engenharia Mecânica pela Universidade de Bristol. Da sua trajectória profissional destaca dois momentos importantes: o primeiro, em 1996, quando esteve em Inglaterra no âmbito do programa ERASMUS e outro momento marcante foi em 2004, durante uma conferência na China sobre ligações adesivas, onde conheceu vários professores que foram fundamentais para o início da sua investigação. Mariana Banea é romena e está em Portugal desde 2005. Concluiu a Licenciatura e o Mestrado em Engenharia Mecânica, ambos na Universidade Dunarea de Jos, Galati, (Roménia). Neste momento está a frequentar o Programa Doutoral de Engenharia Mecânica (PRODEM), na FEUP, sob a orientação de Lucas Silva. A sua tese - "High Temperature Adhesives for Aerospace Applications" pretende investigar o comportamento mecânico a altas temperaturas de juntas adesivas utilizadas em aplicações aeroespaciais, usando ferramentas de previsão de rotura para juntas coladas. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:57:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias