Você está em: Início > Notícias > FEUP e FCUP vencem prémio internacional

FEUP e FCUP vencem prémio internacional

Prémio é atribuído conjuntamente pelas Sociedades de Teoria da Informação e Comunicações do IEEE

A Sociedade das Telecomunicações (ComSoc) da organização mundial IEEE (Instituto dos Engenheiros Eléctricos e Electrotécnicos), distinguiu Miguel Rodrigues, professor auxiliar do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP (à esquerda na fotografia) e João Barros (à direita), professor associado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, com o prémio "IEEE ComSoc and Information Theory Society Joint Paper Award 2011", pelo trabalho sobre Wireless Information-Theoretic Securityz . O prémio é atribuído anualmente a artigos de grande originalidade, qualidade e utilidade, publicados nos últimos três anos em qualquer revista da Sociedade de Teoria da Informação ou da Sociedade de Comunicações do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior sociedade mundial de engenheiros electrotécnicos. O prémio é atribuído conjuntamente pelas Sociedades de Teoria da Informação e Comunicações do IEEE. O artigo Wireless Information-Theoretic Security, publicado na prestigiada IEEE Transactions on Information Theory, apresenta um novo paradigma para garantir segurança em redes de comunicações sem fios. Este paradigma, que constitui uma alternativa aos métodos de criptografia convencionais usados actualmente, capitaliza em metodologias baseadas em teoria da informação para estudar as propriedades de segurança intrínsecas de sistemas de comunicações, assim como desenvolver novos métodos de transmissão fiável e segura de dados para sistemas de comunicações sem fios futuros. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP (1994-1999) e pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, João Barros terminou o seu doutoramento em Engenharia Electrotécnica e Tecnologias da Informação na Universidade Técnica de Munique (TUM), Alemanha, em 2004. Professor Associado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP e professor convidado do MIT desde 2008, João Barros dirige ainda a delegação do Instituto de Telecomunicações (IT) no Porto. Em Fevereiro de 2009, João Barros foi nomeado Director Nacional do Programa Carnegie Mellon Portugal, uma parceria internacional entre 12 universidades e institutos de investigação portugueses com a Carnegie Mellon University. Miguel Rodrigues, actualmente professor auxiliar no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto, e coordenador do grupo de Teoria da Informação e Comunicações do Instituto de Telecomunicações - Porto. É também Visiting Fellow no Departamento de Ciência de Computadores da Universidade de Cambridge no Reino Unido. Em 2002, doutorou-se em Electronic and Electrical Engineering pelo University College London e em 1998 licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi investigador na Universidade de Cambridge no Reino Unido, na Universidade de Princeton nos EUA e investigador convidado na Universidade de Princeton, EUA. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 12:56:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias