Você está em: Início > Notícias > Prémio REN 2010: alumni FEUP vencem prémio

Prémio REN 2010: alumni FEUP vencem prémio

Cerimónia de entrega de prémios decorreu em Lisboa

João das Neves Rocha e Anabela Ribeiro, ambos já com o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores concluído, foram recentemente distinguidos na edição do Prémio REN 2010. Os antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) concorreram ao prémio com as respectivas teses finais de mestrado. João das Neves Rocha garantiu o 3º lugar do pódio com o trabalho "Optimização de Despacho Económico Integrando Previsão de Variabilidade de Produção Hídrica, eólica e Solar" que apresenta a adaptação de uma técnica de optimização para a resolução de problemas de despacho económico denominada GraSo (Gradient Swarm Optimization), utilizando diferentes previsões com o objectivo de se observar o impacto da variabilidade da produção hídrica, eólica e solar no custo do despacho económico. Orientado por Cláudio Monteiro, docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, João das Neves Rocha destaca o carácter actual da sua tese no que diz respeito à integração das energias renováveis no sistema eléctrico de energia. Os principais objectivos deste trabalho de investigação passam pelo mapeamento dos limites estratégicos utilizados nos últimos anos, de forma a criar uma metodologia que permita uma melhor optimização do despacho económico. Outra novidade associada à tese apresentada por João das Neves Rocha tem a ver com a demonstração de que a utilização de melhores previsões da produção a partir das energias renováveis pode aumentar as remunerações a receber pelos produtores pela sua participação no mercado de electricidade. Estreante neste tipo de concursos, o antigo aluno da FEUP admite que "este reconhecimento vem reforçar a importância que a previsão da produção de energia proveniente das energias renováveis continua a ter nos dias de hoje". Num total de 25 trabalhos apresentados a concurso, destaque também para a Menção Honrosa de Anabela Ribeiro pelo trabalho de investigação sobre o sistema de protecção numa rede de média tensão com elevada penetração de geração eólica. "A minha participação no concurso destacou-se pelo tema da minha tese. Era o único trabalho cujo tema incidia na área de protecções, nomeadamente na sua coordenação e problemas devido à interligação das gerações eólicas nas redes de média tensão", explica Anabela Ribeiro. "É um tema actual, devido ao elevado interesse e investimento, por parte de Portugal, nos parques eólicos", continua. À semelhança de João das Neves Rocha, também para Anabela Ribeiro esta foi uma estreia em concursos do género. A Menção Honrosa acaba por ser atribuída à tese cujo principal objectivo é a detecção e validação dos problemas no sistema de protecção, assim como a proposta de soluções para a eliminação do impacto da geração eólica, com ou sem capacidade de sobreviver a cavas de tensão no sistema de protecção. Orientada por Hélder Leite, docente do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (FEUP) , Anabela Ribeiro acredita que "é bom sentir a confiança depositada por profissionais do sector eléctrico, colaboradores da REN e professores das melhores faculdades e institutos". A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 20 de Maio, no Auditório Museu do Oriente, em Lisboa. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projectos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 14:36:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias