Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FEUP premiados na Grécia

Investigadores da FEUP premiados na Grécia

Prémio foi entregue no dia 8 de Junho

Luís Melo, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Joaquim Gabriel Mendes, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, e Renato Teixeira, investigador do LEPAE-Laboratório de Engª Processos, Ambiente e Energia (DEQ), acabam de ser distinguidos com o "Best Poster Award", pelo trabalho "On-line Monitoring of Deposition and Removal of Milk Salts on Coated Surfaces". O prémio foi entregue no passado dia 8 de Junho, durante a "Eurotherm Heat Exchanger Fouling and Cleaning Conference 2011", que decorreu em Creta (Grécia). O projeto distinguido tem como objetivo desenvolver um sensor (designado por MSS - Mechatronic Surface Sensor) que detecta e quantifica através de um sistema "online" a contaminação de superfícies sólidas, particularmente aquelas que estão em contacto com líquidos que produzem resíduos químicos ou biológicos indesejáveis, baseando-se na propagação de nano-vibrações ao longo dessas superfícies. "Distingue-se de outras técnicas por ser aplicada em linha, fornecer valores em tempo real e não ser intrusiva, pois é colocado na face exterior da superfície e, deste modo, não está em contacto com o líquido", explica Luís Melo. Os investigadores da FEUP afirmam que o sensor também monitoriza as operações de limpeza para assegurar que a superfície voltou a estar em condições de higienização adequadas. Neste sentido, "é particularmente útil no controlo da formação e limpeza de incrustações e películas biológicas em sistemas industriais que utilizam água de arrefecimento, nos sistemas de pasteurização de leite, etc", destacam. O sensor, objeto de patente, foi concebido e testado no decorrer do doutoramento de Ana Alexandra Pereira, realizado no LEPAE (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente e Energia) e o seu desenvolvimento para aplicação comercial é, agora, o objetivo do projeto VIBS, financiado pelo QREN/AdI, promovido pela empresa Enkrott Química, pela FEUP-LEPAE e pelo INOV (Lisboa). O projeto contempla também uma parceria com um grupo alemão, levada a cabo no decurso de um pequeno projeto de Ação Integrada Luso-Alemã (apoiado pelo CRUP em Portugal), e que testou o sensor em superfícies de aço modificadas para aplicação industrial. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 02:41:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias