Você está em: Início > Notícias > Estudante da FEUP premiado na Rússia

Estudante da FEUP premiado na Rússia

Prémio foi entregue no 25th European Symposium on Applied Thermodynamics

De 24 a 26 de Junho, a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) marcou presença no 25th European Symposium on Applied Thermodynamics em St. Petersburg, Rússia. Nuno Garrido, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da FEUP regressou a Portugal com o Prémio "International Association of Chemical Thermodynamics Student Award", financiado pela IUPAC e pela ELSEVIER. No seu projeto "Using molecular simulation to predict solute solvation and partition coefficients in solvents of different polarity", o estudante da FEUP destacou a aplicação prática de cálculos de "free energy" por simulação molecular - uma metodologia emergente de previsão de propriedades de equilíbrio e de transporte para diversos sistemas. "A metodologia apresentada neste estudo foi aplicada a sistemas importantes para a indústria petrolífera e química em geral, para a indústria farmacêutica e sistemas envolvendo substâncias potencialmente perigosas em questões ambientais cuja distribuição no ecossistema importa conhecer", destacou Nuno Garrido. Para o estudante, a grande vantagem da "ferramenta" desenvolvida neste projecto, comparativamente com outras atualmente usadas, é a de permitir prever diversas propriedades fisico-químicas de interesse prático, apenas a partir do conhecimento molecular e das interações moleculares, sem ser necessário (correlacionar) dados experimentais adicionais. Este trabalho resulta de uma cooperação entre o Laboratório de Processos de Separação e Reacção (LSRE) da FEUP e o Petroleum Institute de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Além de Nuno Garrido, também contribuíram para este projeto, Miguel Jorge, António Queimada e Eugénia Macedo (todos do Departamento de Engenharia Química da FEUP) e Ioannis Economou, do Petroleum Institute. Veja aqui mais informações sobre o projeto. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 00:32:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias