Você está em: Início > Notícias > "Best Oral Presentation" para estudante da FEUP

"Best Oral Presentation" para estudante da FEUP

Prémio foi entregue durante o AB2011, que decorreu na FEUP

Ana Barbosa, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguida com o prémio "Best Oral Presentation", durante a International Conference on Structural Adhesive Bonding 2011, que decorreu na FEUP nos dias 7 e 8 de julho. O prémio foi atribuído pelo comité científico e consistiu num certificado e numa cópia do "Handbook of Adhesion Technology" oferecida pela Springer. O paper que lhe valeu a distinção intitula-se "Influence of the size and amount of cork particles on the toughness of a structural adhesive" e apresenta uma solução "nunca antes estudada" para melhorar a baixa tenacidade de adesivos frágeis. O projeto de Ana Barbosa recorreu à utilização de pó de cortiça, tendo em conta a sua excelente capacidade de absorção de energia e boas propriedades de isolamento térmico e acústico. De acordo com a estudante, "as partículas de cortiça criam obstáculos à propagação das fendas, aumentando, assim, a tenacidade do adesivo, e, para além de serem viáveis tecnicamente, esta tecnologia permite também usar um produto subaproveitado pela indústria corticeira". Ana Barbosa explica que os adesivos estruturais poliméricos são atualmente um método de ligação em muitos casos preferido aos métodos tradicionais, porém "as resinas epoxy apresentam geralmente uma elevada fragilidade, com uma fraca resistência à iniciação de fendas e à sua propagação". Neste projeto, desenvolvido também com a colaboração de Lucas Silva, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, uma das mais-valias passa pelo fato das micro partículas de cortiça diferenciarem-se relativamente às partículas usualmente utilizadas, porque têm uma origem nacional, sendo Portugal um dos líderes a nível mundial na produção de cortiça. A investigadora destaca ainda a importância da cortiça enquanto material biológico e sustentável e que a utilização de pó de cortiça possibilita a reciclagem de um subproduto que usualmente é queimado nas corticeiras para a obtenção de energia. Atualmente a dedicar-se à área dos adesivos estruturais, Ana Barbosa pretende dar continuidade a este projeto e à investigação das potencialidades da cortiça. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:34:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias