Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FEUP recebem "Donald Julius Groen Prize for 2010"

Investigadores da FEUP recebem "Donald Julius Groen Prize for 2010"

Artigo distinguido abrange a área das juntas adesivas

Lucas Silva, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e Mariana Banea, investigadora do mesmo departamento, foram distinguidos com o "Donald Julius Groen Prize for 2010", pelo Structural Technology and Materials Group - Institution of Mechanical Engineers. O artigo "The effect of temperature on the mechanical properties of adhesives for the automotive industry", recentemente distinguido com o "2010 SAGE Best Paper Award", apresenta uma nova tecnologia para a produção de autocarros de passageiros usando materiais compósitos. Os investigadores da FEUP explicam que esta nova tecnologia recorre a adesivos em juntas coladas, permitindo melhorar o projecto graças a uma economia de consumo para o veículo que irá poupar energia e andar mais depressa. Para além disto, tiveram em conta as variações das propriedades mecânicas das juntas coladas usadas na indústria automóvel, uma vez que as colas são materiais plásticos muito sensíveis à temperatura, podendo sofrer variações entre -40 ºC e 90ºC, e resultar em variações quanto às suas propriedades, nomeadamente em termos de curva tensão-deformação e tenacidade. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 14:04:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias