Você está em: Início > Notícias > Docente da FEUP distinguido com o "Faculty Excellent Award 2011"

Docente da FEUP distinguido com o "Faculty Excellent Award 2011"

Empresa norte-americana

Adélio Mendes, professor associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguido com o "Faculty Excellent Award 2011", atribuído pela empresa americana "Air Products and Chemicals Inc.", pela investigação que tem desenvolvido na área dos processos de separação de gases por adsorção e por membranas. De entre os trabalhos desenvolvidos, destaca-se a criação de uma unidade de produção de oxigénio de elevada pureza. Desenvolver uma unidade de produção de oxigénio de elevada pureza (> 99,5 %) para aplicações espaciais foi o desafio lançado pela empresa americana "Air Products and Chemicals Inc." à equipa liderada por Adélio Mendes. A tecnologia em desenvolvimento teve que obedecer a requisitos extremamente exigentes em termos de fiabilidade, peso, tamanho e consumo energético, o que obrigou a equipa a criar uma unidade de separação por adsorção cíclica muito sofisticado. A tecnologia pode ser aplicada não só em missões espaciais, mas também em hospitais de campanha e situações de emergência que ocorram em terra, bem como em submarinos e aviões: a vantagem é o pequeno volume, a robustez e a eficiência energética conseguida através deste novo produto. Na opinião de Adélio Mendes, o prémio "Faculty Excellent Award 2011", no valor de 100 mil dólares, "reconhece o trabalho - de investigação fundamental e aplicada - desenvolvido pela equipa da FEUP, ligado a problemas com relevância económica. Esta é uma estratégia mais difícil de seguir, e por vezes menos reconhecida em termos institucionais, mas talvez a que permita um retorno mais efetivo à sociedade do investimento que esta faz nos centros de investigação do ensino superior". Doutorado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 1993, Adélio Mendes tem desenvolvido investigação em diversas áreas como a separação de gases por adsorção e por membranas, preparação e caracterização de membranas de peneiro molecular de carbono, células de combustível, células solares sensibilizadas com corante, reatores catalíticos de membrana e reformação com vapor de metanol. Até ao momento publicou mais de 140 artigos científicos e submeteu 18 famílias de patentes. É ainda autor de um livro pedagógico. Sobre a "Air Products" Fundada em 1940, a "Air Products" atua na área da energia, tecnologia e saúde, materiais e equipamentos e serviços. É líder de mercado em áreas estratégicas como materiais semicondutores, hidrogénio, liquidificação de gás natural, revestimentos avançados e adesivos. A empresa é reconhecida pela sua cultura de inovação, excelência operacional e compromisso com a segurança e o meio-ambiente. A "Air Products" opera em 40 países e emprega 18300 funcionários. No ano de 2010, a empresa faturou cerca de 9 mil milhões de dólares. Mais informações em www.airproducts.com :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 11:38:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias