Você está em: Início > Notícias > Estudante da FEUP é distinguido pela Soares da Costa

Estudante da FEUP é distinguido pela Soares da Costa

André Henriques, estudante finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Civil

André Henriques, estudante finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), acaba de ser distinguido com o "Prémio Talentos Soares da Costa 2011". O prémio, atribuído pelo Grupo Soares da Costa, corresponde a um estágio remunerado de seis meses naquela empresa. A distinção foi conquistada com o desenvolvimento do projeto "Procedimentos de Gestão Contratual na Fase de Execução de Empreitadas de Obras Públicas", que contou com a orientação de Alfredo Soeiro, professor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP, e de António Ferrão, da empresa Soares da Costa. O projeto propunha a construção de um Guia de Procedimentos de Gestão Contratual com o intuito de ser aplicado numa obra por qualquer um dos intervenientes. O estudante da FEUP explica que o principal objetivo era "transformar a linguagem complexa e demasiado jurídica que existe na legislação em vigor e torná-la uma linguagem ´de Engenheiro´, ou seja, uma linguagem que fosse perceptível por todos os intervenientes na construção, mas que preservasse os conteúdos, uma linguagem simples mas completa". Este guia de procedimentos foi alvo de uma validação em obra, realizada na empresa Soares da Costa, que permitiu retirar conclusões acerca da sua aplicabilidade. Como afirma o estudante da FEUP, foi possível constatar que "a aplicação do guia, em alguns casos específicos, permitiria a poupança de alguns milhares de euros à empresa construtora". Para André Henriques, esta distinção "é muito importante e gratificante, pois é atribuída fora do meio académico, por profissionais 100 % ligados à gestão e direção de obra de uma das maiores empresas de construção civil do país, o que serve de motivação, e também como indicador de que o trabalho realizado na Faculdade é útil, e que afinal, a formação obtida em escolas como a FEUP vale a pena, e abre-nos portas para o cada vez mais difícil mundo do trabalho na indústria da construção". :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 11:16:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias