Você está em: Início > Notícias > U.Porto e ACP distinguem inovação "made in" FEUP

U.Porto e ACP distinguem inovação "made in" FEUP

Projeto SolarSel foi o vencedor na categoria "Applied Research"

O sistema de selagem SolarSel, desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e a Sysmovare, empresa nascida na FEUP e dedicada ao desenvolvimento de soluções informáticas, são os vencedores da 1.ª edição dos prémios ACP Diogo Vasconcelos, uma iniciativa promovida pela U.Porto, em parceria com a Associação Comercial do Porto (ACP). O projeto SolarSel, vencedor na categoria "Applied Research", nasceu nos departamentos de Engenharia Química e Mecânica da FEUP - em parceria com a EFACEC, CIN e CUF-QI - e propõe um sistema inovador de selagem e montagem de Dye-Sensitised Solar Cells (DCS). A equipa liderada por Adélio Mendes, professor do Departamento de Engenharia Química da FEUP, foi premiada por ter criado um sistema que permite "um melhor aproveitamento da radiação solar, uma maior redução de custos e um maior potencial de aplicações (fachadas e janelas, por exemplo)". Na categoria "Technology Export", o prémio foi atribuído à Sysnovare Innovative Solutions, empresa criada em Maio de 2009 a partir de um spin-off da FEUP. Especializada no "desenvolvimento de soluções de software de gestão para empresas e entidades públicas, que permitem sistematizar e simplificar os processos diários nas organizações", a Sysnovare viu ainda distinguido o seu trabalho ao nível da "formação especializada e do desenvolvimento de soluções personalizadas, com base em módulos integráveis." Lançados em junho de 2011 e avaliados num total de 15 mil euros (a dividir pelas duas categorias a concurso), os prémios ACP Diogo Vasconcelos visam "reconhecer o empreendedorismo e o trabalho de investigação desenvolvido na região Norte, em particular no âmbito da Universidade", evidenciando dessa forma o potencial de criação existente em Portugal. O objetivo passa por distinguir anualmente a empresa `start-up` ou `spin-off` da U.Porto com maior potencial de internacionalização e o melhor projeto de investigação desenvolvido na universidade em cooperação com empresas portuguesas. Ao batizar os prémios com o nome de Diogo Vasconcelos pretende-se igualmente homenagear o gestor portuense falecido recentemente e o papel que teve na promoção do espírito empreendedor na sociedade portuguesa, nomeadamente através da criação de condições para uma maior cooperação entre universidades e indústrias no capítulo da inovação. A cerimónia de entrega dos prémios vai ter lugar ainda em 2011, no Palácio da Bolsa, em data a definir. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 05:03:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias