Você está em: Início > Notícias > Estudante da FEUP vence Prémio ABB

Estudante da FEUP vence Prémio ABB

Prémio foi entregue durante Cerimónia Novos Mestres

Teresa Bianchi de Aguiar, estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguida com o Prémio ABB, atribuído anualmente pela ABB - Asea Brown Boveri, S.A. O prémio, no valor de 1.000¤, destina-se a distinguir o diplomado do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP que tenha obtido, no ano académico anterior, a classificação mais elevada, e nunca inferior a 16 valores, numa dissertação de mestrado desenvolvida sobre um dos seguintes temas: energias renováveis (incluindo "smart-grids"), automação industrial ou robótica. Com classificação de 19 valores, a dissertação da estudante da FEUP - "Optimization Techniques for the Mixed Urban Rural Solid Waste Collection Problem", teve como objetivo o desenvolvimento de técnicas de otimização para a gestão da recolha dos resíduos sólidos urbanos no município de Ponte de Lima. Sob a orientação de Maria Antónia Carravilla e José Fernando Oliveira, professores do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, o projeto propõe a criação de um sistema de planeamento de rotas eficientes para a recolha dos resíduos indiferenciados naquele município. De acordo com Teresa Bianchi de Aguiar, a metodologia desenvolvida no projeto "tem o potencial de reduzir os custos da recolha dos resíduos sólidos urbanos, não só em Ponte de Lima como noutros municípios semelhantes". Atualmente a estudante está a frequentar o Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, dedicando-se à temática do desenvolvimento de técnicas de otimização para a área do retalho, e que envolve um caso prático de uma cadeia de supermercados nacional. Encontra-se ainda a lecionar a unidade curricular de Investigação Operacional no Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. "O próximo grande passo é acabar o doutoramento, o que envolverá um período no estrangeiro. A única certeza posterior à conclusão é a permanência na área da Investigação Operacional", destaca Teresa Bianchi de Aguiar. O prémio ABB foi entregue durante a Cerimónia Novos Mestres, que decorreu na FEUP, no passado dia 17 de setembro. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 19:41:09 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias