Você está em: Início > Notícias > Projeto da FEUP duplamente premiado

Projeto da FEUP duplamente premiado

Cerimónia de entrega dos prémios vai realizar-se no dia 16 de janeiro

Uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) criou uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas elétrica numa cadeira de rodas inteligente capaz de ser comandada por voz e por sensores, que se desvia sozinha dos obstáculos, planeia tarefas, comunica com outros dispositivos e permite ao paciente selecionar o seu modo preferido de comando da Cadeira de Rodas em cada instante. Chama-se IntellWheels e o projeto foi recentemente distinguido com o prémio "Ser Capaz - Investigação e Tecnologia" atribuído pela Associação Salvador. A atribuição deste prémio anual prevê o financiamento de projetos que contribuam para o desenvolvimento de produtos, instrumentos, tecnologias, metodologias, equipamentos ou sistemas técnicos que previnam, compensem, atenuem ou neutralizem a incapacidade de uma pessoa portadora de deficiência motora. A cadeira de rodas inteligente venceu na categoria de 1ª Menção Honrosa, tendo sido atribuído um prémio no valor de 3500 euros. A cerimónia de entrega dos prémios vai realizar-se no próximo dia 16 de janeiro, pelas 18h30, no Espaço BES Arte & Finança, em Lisboa. Entretanto, no passado dia 3 de dezembro, foi a vez do Instituto Politécnico de Leiria distinguir este projeto de investigação, com a atribuição do Galardão da Inclusão na categoria Investigação Aplicada, numa iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal de Leiria que este ano se associou à "Gala da Inclusão", com o intuito de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Recentemente financiado pela FCT, este projecto inovador na área da inteligência artificial e da robótica permitirá oferecer uma maior autonomia e qualidade de vida aos cidadãos de mobilidade reduzida, podendo vir a ser comercializado em breve. O projecto também prevê a realização de uma recolha alargada de dados e a realização de um vasto conjunto de experiências, utilizando pacientes reais, de modo a validar completamente todas as metodologias desenvolvidas. O grupo de trabalho do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) e do INESC Porto dedica-se há quatro anos a este projeto de conseguir transformar uma cadeira de rodas comercial num equipamento inteligente, de custos reduzidos e com poucas alterações do ponto de vista ergonómico. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:23:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias