Você está em: Início > Notícias > Equipa da FEUP distinguida em Espanha

Equipa da FEUP distinguida em Espanha

Artigo

Uma equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi distinguida com o prémio "ICSEA 2011: Best Paper Award", pelo artigo "Reverse Engineering of Graphical User Interfaces". Apresentado no âmbito da The Sixth International Conference on Software Engineering Advances (ICSEA 2011), que se realizou em Barcelona, Espanha, de 23 a 29 de outubro, o artigo foi também selecionado para ser publicado na revista "International Journal On Advances in Software". O projeto foi desenvolvido no âmbito da tese de mestrado de Inês Coimbra, atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Informática da FEUP, sob a orientação de Ana Paiva e João Pascoal Faria, docentes do Departamento de Engenharia Informática. Um dos principais objetivos do projeto premiado passa pela construção de uma ferramenta para automatizar o mais possível a obtenção de um modelo formal que represente a estrutura e comportamento da interface gráfica de uma aplicação de software. De acordo com os investigadores da FEUP, com este modelo é possível verificar propriedades dessa interface e também minimizar o esforço de construção de modelos para permitir testes automáticos de software. "Este processo de extração do modelo é efetuado sem que seja necessário ter acesso ao código fonte da aplicação, e consiste na exploração automática através da sua interface. Neste momento, a informação extraída pode ser visualizada em texto (escrita na linguagem de especificação formal, Spec#) ou representada em diagramas, por exemplo, de navegação (forma de navegar pelas janelas da aplicação), de dependências (controlos que afetam propriedades de outros controlos)", explicam os autores do projeto. O estudo foi inicialmente desenvolvido pelo estudante André Grilo, do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da FEUP, no âmbito do projeto AMBER iTest. Neste momento, ganhará continuidade integrado no projeto "Pattern Based GUI Testing" (PBGT), recentemente financiado pela FCT e que decorrerá em parceria com a Universidade do Minho e da empresa Telbit. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:06:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias