Você está em: Início > Notícias > FEUP conquista IF GOLD Design Award 2012

FEUP conquista IF GOLD Design Award 2012

Prémio foi entregue no BMW WELT, em Munique

Chama-se Genie® e representa uma solução mais leve e ergonómica, que vem substituir as tradicionais garrafas de aço de gases em alta pressão. O projeto foi desenhado por Carlos Aguiar, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e destina-se às novas garrafas de gases industriais e medicinais sob alta pressão (300 bar) da multinacional alemã LINDE, empresa que lidera o mercado nesta área. Inédita no mercado, esta garrafa permite armazenar gás à pressão de 300 bar, estando também equipada com um sistema de inteligência digital e outros mecanismos capazes de promover uma melhor funcionalidade ao utilizador, como alarmes que informam quando o gás da garrafa está a chegar ao fim. O projeto foi desenvolvido durante dois anos, envolvendo equipas nacionais e estrangeiras. De Portugal, contribuíram para a criação da Genie®, a Amtrol-Alfa (coordenação geral do projeto), Escritório de Design (design industrial), Codeplas (engenharia de plásticos) e MoldIT (desenvolvimento de moldes e injeção de peças). Envolveu ainda investigadores da FEUP, INEGI e Fraunhofer (Alemanha). A área de simulação por Elementos Finitos ficou a cargo de uma equipa liderada por Francisco Pires, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, em que participaram também os bolseiros Dimitra Ramantani e Hugo Queirós Faria. Na área dos testes de carga de determinados componentes das jaquetas em Polietileno de Alta densidade estiveram envolvidos Xavier Carvalho, docente do Departamento de Engenharia Mecânica, e o bolseiro Nuno Couto. No passado dia 10 de fevereiro, o projeto foi distinguido com o IF GOLD Design Award 2012, numa cerimónia que decorreu no BMW WELT, em Munique. De acordo com Carlos Aguiar, o prémio é "a confirmação da maioridade do Design Industrial em Portugal e da oportunidade da colaboração das Universidades com empresas inovadoras na conceção e desenvolvimento de produtos lideres no Mercado Mundial." Como destaca o professor da FEUP, "a distribuição e manuseamento de gases em alta pressão é de grande importância tanto nas aplicações industriais como hospitalares. A substituição das tradicionais e muito pesadas garrafas de aço por soluções mais leves e ergonómicas é uma mudança de paradigma radical para os utilizadores, que irá alterar profundamente todo o sistema de transporte a armazenagem". Afirma também que "a redução substancial da tara dos reservatórios terá profundas implicações na pegada de carbono decorrente dos consumos de petróleo no transporte e permitirá otimizar toda a logística das operações associadas ao fornecimento dos gases no local de trabalho". Veja aqui mais informações. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 00:27:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias