Você está em: Início > Notícias > Programa Galp 20-20-20 distingue estudantes da FEUP

Programa Galp 20-20-20 distingue estudantes da FEUP

Projetos premiados na área da eficiência energética e soluções sustentáveis

Os projetos na área da eficiência energética e a procura de soluções sustentáveis voltaram a ser premiados na edição 2011 do Programa Galp 20-20-20 que atribui bolsas de investigação aos estudantes da Universidade de Aveiro (UA), Instituto Superior Técnico (IST) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que desenvolvam trabalhos nesta área. Os três melhores trabalhos de cada uma das três universidades recebem prémios monetários no valor de 6.000 euros, 3.000 euros e de 1.000 euros, respetivamente. Jorge Ascensão (na foto) foi o estudante do Mestrado Integrado de Engenharia Mecânica (MIEM) da FEUP que ficou em 1º lugar. O projeto de avaliação do potencial energético e económico de uma unidade de trigeração do setor automóvel, realizado em colaboração com a empresa TMG Automotive, permitiu responder de forma positiva às necessidades de funcionamento da empresa e rentabilizar a produção de energia elétrica. Os resultados revelaram que a instalação de um sistema de trigeração com incineração de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) permite uma poupança de energia primária de 29,5%. Utilizando a energia contida nos COV é possível poupar até 10% no consumo de combustível, dependendo da concentração de COV emitida. Há uma redução nas emissões de gases de efeito estufa em 20% e os valores de emissão de COV são inferiores aos valores máximos estipulados pela lei em vigor. A TMG Automotive é uma empresa do setor automóvel que fabrica tecidos plastificados e revestimentos para a indústria automóvel, sendo materiais seguros que respeitam o ambiente. O 2º lugar do pódio foi para o modelo energético de uma empresa de extrusão de Alumínio desenvolvido por Marcelo Melo, na altura finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Química (MIEQ). O principal objetivo do projeto era a criação de um modelo energético, em forma de aplicação informática, para a fábrica principal da empresa Navarra que se dedica à extrusão, tratamento e comercialização de perfis de alumínio e acessórios. Também se pretendia, com este modelo, identificar oportunidades de otimização com vista ao aumento da eficiência energética. O desenvolvimento do modelo foi realizado com sucesso, permitindo determinar detalhadamente os principais consumidores de energia. No âmbito das medidas de otimização, foram identificadas oportunidades de melhoria da eficiência energética nos diferentes setores da empresa, as quais permitem reduzir o consumo anual de energia. Diogo Belindro, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP, ficou em 3º lugar com o projeto de afetação adequada de recursos no setor do transporte rodoviário, realizado em colaboração com a empresa Valpi BUS S.A. Com este trabalho propôs-se a caracterização das Linhas Valpi Bus, com especial incidência nas linhas com elevado consumo de combustível. Os objetivos passaram também pela definição das características técnicas adequadas das viaturas em função das características das linhas e enumeração de boas práticas de comportamento dos motoristas. Foram caracterizadas as linhas mais influentes em termos de consumo de combustível. Definiram-se as características técnicas adequadas da cadeia cinemática das viaturas em função das linhas, analisaram-se os comportamentos de motoristas e enumeram-se boas práticas de condução. Os conhecimentos obtidos tornam a empresa mais eficiente na forma como explora a rede de serviços, na utilização de viaturas e formação mais assertiva dos motoristas, obtendo um consumo mais sustentável de combustível com resultados operacionais favoráveis e benefícios ambientais. Lançado em 2007 e sendo esta a 1ª edição em que a FEUP participou, o Programa Galp 20-20-20 já colocou bolseiros em mais de 100 empresas portuguesas que assim beneficiaram de inovadoras soluções de eficiência energética desenvolvidas por estudantes das principais universidades nacionais. O Programa atribui anualmente 30 bolsas de investigação de 3.000 euros a 30 alunos para o desenvolvimento destes projetos nas 30 entidades clientes, selecionadas pela Galp Energia. O programa Galp 20-20-20 tem como coordenador na FEUP o Prof. Fernando Martins do Departamento de Engenharia Química. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:35:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias