Você está em: Início > Notícias > Equipa da FEUP/INESC TEC vence Robot@Factory

Equipa da FEUP/INESC TEC vence Robot@Factory

Festival Nacional de Robótica 2012 decorreu de 11 a 15 de abril, em Guimarães

A equipa 5dpo - Factory, constituída por investigadores do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC), venceu a prova Robot@Factory do Festival Nacional de Robótica 2012, que decorreu de 11 a 15 de abril, em Guimarães. O Robot@Factory é uma das provas seniores deste festival, direcionada para equipas de empresas, estudantes e investigadores do Ensino Superior. A prova procura recriar um problema inspirado nos desafios que um robô autónomo tem de enfrentar durante a sua utilização numa fábrica, constituída por um armazém de aprovisionamento, um armazém de produto final e oito máquinas de processamento. A tarefa dos robôs consiste em transportar o material entre armazéns e máquinas, devendo, para isto, apresentar capacidades que incluam recolher, transportar e posicionar os materiais, localizar-se e navegar no ambiente fornecido, bem como evitar choques com paredes, obstáculos e outros robôs. A equipa da FEUP/INESC TEC conseguiu transportar o número máximo de peças, vencendo a prova num tempo duas vezes menor que a equipa do Instituto Superior Técnico (IST), que conquistou o segundo lugar na classificação. A prova contou também com a participação da Universidade do Minho, do Instituto Politécnico de Leiria, do Instituto Politécnico de Bragança, do CINEL e do ISMAI. De todas as provas seniores do Festival Nacional de Robótica, a Robot@Factory foi a que contou com o maior número de equipas inscritas - 10 grupos - o dobro em relação ao ano passado. Veja aqui mais informações. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 17:17:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias