Você está em: Início > Notícias > Equipa FC Portugal vence Campeonato europeu de Futebol Robótico

Equipa FC Portugal vence Campeonato europeu de Futebol Robótico

Competição teve lugar na Holanda

A equipa FC Portugal, projeto conjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Universidade de Aveiro e da Universidade do Minho, venceu o Campeonato Europeu de Futebol Robótico (Dutch Open 2012), na modalidade Simulação 3D. Na competição, que decorreu no passado dia 29 de abril, em Eindhoven (Holanda), a equipa FC Portugal marcou 52 golos, sofrendo apenas um. Nas meias-finais derrotou o campeão Francês (L3M-SIM) por 5-0, e na final, venceu o campeão Inglês (Boldhearts) por 3-1 na marcação de Penalties. A Liga de Simulação 3D é uma competição de futebol robótico simulado em que o modelo usado para o jogador é o do robô humanoide "Não". Os jogos são disputados por duas equipas de 11 robôs simulados que são totalmente autónomos. A liga desafia os investigadores a encontrarem mecanismos eficientes de controlo das juntas do robô humanóide para realizar tarefas tais como caminhar, chutar a bola e levantar-se do chão. O desafio também passa pela criação de metodologias de coordenação dos robôs que lhes permitam jogar em equipa, tais como formações, trocas de posições, táticas ou jogadas estudadas. Ainda no Dutch Open 2012, a equipa FC Portugal conquistou o terceiro lugar na categoria de Simulação 2D, e prepara-se agora para o Campeonato Mundial, que terá lugar na Cidade do México, entre 18 e 24 de junho. O projeto conjunto entre as três universidades nasceu em 2000 e já venceu três campeonatos mundiais, seis campeonatos europeus e conquistou mais de 25 troféus internacionais. De acordo com os investigadores deste projeto, a participação nas competições de futebol robótico do RoboCup representa uma oportunidade para desenvolverem investigação na área de Coordenação de Equipas de Robôs. A equipa FC Portugal destaca-se pela qualidade das metodologias de coordenação e do modelo tático, que pode ser adaptado a diferentes estilos de jogo e número de jogadores, apresentando um mecanismo flexível de especificação e execução de jogadas estudadas. Para além destes atributos, apresenta também comportamentos humanóides, desenvolvidos através de metodologias de aprendizagem e otimização, tais como a velocidade do andar para a frente, o alcance e precisão do chuto na bola. Consulte aqui mais informações. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 11:46:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias