Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FEUP vencem iUP25k

Investigadores da FEUP vencem iUP25k

Prémios foram entregues no dia 15 de maio, na reitoria da U.Porto

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) esteve em destaque na 3ª edição do iUP25k - Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto. O projeto "TerMonitor - Termografia para Aplicações Médicas" conquistou o 1º prémio, no valor de 15 mil euros. A equipa vencedora - formada por António Silva (estudante de doutoramento em Engenharia Mecânica da FEUP), Miguel Neves (estudante de mestrado em Medicina da Faculdade de Medicina da U.Porto), Conceição Granja (estudante de doutoramento em Engenharia Química e Biológica da FEUP) e Eduardo Tejera (doutorado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da U.Porto) - explica que a "TerMonitor" apresenta como solução inovadora o desenvolvimento e comercialização de um novo sistema de deteção precoce de úlceras de pressão em doentes hospitalizados através da termografia (medição da temperatura por imagem). De acordo com os vencedores, o projeto "irá existir e será muito em breve uma realidade quer em Portugal quer no mercado internacional". O 2º prémio, no valor de 5 mil euros, foi entregue a André Riboia (estudante do Doutoramento em Engenharia Informática da FEUP) e Rui Maranhão (professor do Departamento de Engenharia Informática da FEUP), pelo trabalho "Remote Debugging Service". Segundo os investigadores, o projeto consiste num "hospital de software": "assim como são realizados exames e diagnósticos com base na análise desses exames, também o serviço que propomos faz testes ao software e com base nesses resultados diagnostica quais os problemas, reduzindo "em cerca de 75% no tempo utilizado em tarefas de teste e localização de falhas". O terceiro prémio, também no valor de 5 mil euros, foi atribuído ao projeto "SoundPace", de Carlos Silva (estudante do mestrado integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP), Bruno Bragança e Jorge Carvalho (ambos estudantes do mestrado em Bioquímica na Faculdade de Ciências da U.Porto). Os estudantes explicam que este dispositivo médico centra-se "na capacidade de carregamento autónomo e programado das baterias de pacemakers cardíacos através de ondas sonoras", onde poderá ser colmatada a "necessidade periódica de substituição da pilha". A Menção Honrosa "Prémio do Público", selecionado pelo público que assistiu à sessão, foi atribuída à equipa do projeto "Linguinhas", que tem como base uma plataforma móvel, interativa e informativa de apoio à terapia da fala, dedicada às crianças, pais e terapeutas. Os prémios foram entregues no passado dia 15 de maio, na reitoria da U.Porto. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:31:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias