Você está em: Início > Notícias > Estudantes da FEUP vencem Startup-Program 2012

Estudantes da FEUP vencem Startup-Program 2012

Equipa vai representar Portugal na JA-YE Europe Enterprise Challenge 2012

Uma equipa formada por seis estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de vencer o 1º Prémio Startup-Program 2012. André Meireles, José Nuno Leitão, Maria João Gomes, Mariana Osswald, Paulina Carvalho e Sofia Santos, estudantes do Mestrado em Bioengenharia da FEUP, desenvolveram o seu projeto no âmbito da Unidade Curricular de Inovação e Empreendedorismo na FEUP e tiveram como tutores os professores João José Pinto Ferreira e José Vale (FEUP/DEGI) e Jorge Novais (BCP). O projeto "N2FIX" consiste no desenvolvimento de uma tecnologia aplicável a plantas de interesse agronómico, que permite que estas se desenvolvam sem a necessidade de usarem fertilizantes azotados. De acordo com os estudantes da FEUP, o projeto apresenta "um conceito inovador e uma nova perspetiva sobre uma necessidade antiga", que possibilita ainda um aumento da produtividade e uma redução do tempo de maturação. "Esta tecnologia permite reduzir os custos dos agricultores e diminuir o impacto ambiental da agricultura, uma necessidade premente dado que é necessário garantir a sustentabilidade ambiental global. Além disso, a planta tem teoricamente a capacidade de se adaptar mais facilmente a solos mais pobres, facto importante dada a verificada diminuição da área global arável e a necessidade de alimentar a crescente população mundial", destaca a equipa vencedora. O primeiro prémio garante a representação de Portugal na JA-YE Europe Enterprise Challenge 2012, que vai ter lugar em Skopje, Macedónia, entre 4 e 6 de julho. Os estudantes vão ter também a oportunidade de utilizar as instalações da Fundação da Juventude no Porto, de participar numa sessão de consultoria em soluções de financiamento pelo Millennium BCP, receber um aconselhamento jurídico do Escritório de Advogados Vieira de Almeida e Associados, realizar uma ação de formação em técnicas de apresentação na Dynargie e receber cinco bilhetes para o Rock in Rio. O programa arrancou na Universidade do Porto em setembro de 2008 com a designação de Graduate Program. Na U.Porto este programa tem funcionado predominantemente num regime extracurricular, juntando estudantes de diversos cursos e unidades orgânicas em equipas de construção de negócio multidisciplinares. O Startup Program na U.Porto registou em outubro de 2011 a inscrição de 112 estudantes, oriundos de diversos programas doutorais (p.ex: Sistemas de Transportes, Engenharia Industrial e Gestão, Engenharia Civil, Sociologia e Direito), Licenciaturas e Mestrados, com o envolvimento de estudantes de Faculdades da U.Porto, tais como: Ciências, Desporto, Direito, Economia, Letras, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Engenharia, Farmácia e Medicina. O Startup Program visa aproximar os estudantes universitários à realidade empresarial, fornecendo uma formação empreendedora, através da criação, organização e operacionalização de uma empresa fictícia. Esta foi a terceira edição consecutiva em que uma equipa da U.Porto se sagrou campeã nacional. Na primeira edição, a equipa TDT (Tecnologias Digitais Tácteis) ficou em 1º lugar na competição nacional e em 3º lugar na fase europeia, com o projeto "D'Choice Table". Em 2011, a equipa "Flicks" venceu a fase nacional com um sistema inovador de deteção de incêndio, conquistou o "European Signature Award: The Intel Innovation Award" (prémio atribuído à ideia de negócio mais inovadora) e o 1.º lugar europeu como "Start-Up Company of the Year", no JA-YE Europe Entreprise Challenge 2011. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 22:45:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias