Você está em: Início > Notícias > Prémio Grünenthal para estudo da FEUP sobre a dor

Prémio Grünenthal para estudo da FEUP sobre a dor

Prémio de Investigação Clínica Dor 2011

É possível medir algo tão subjetivo como a dor? A resposta é apresentada num projeto desenvolvido por Ana Castro, diplomada do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que acaba de ser distinguido com o Prémio de Investigação Clínica Dor 2011, pela Fundação Grünenthal Portugal. O projeto intitulado "Potenciais evocados somatosensitivos podem traduzir objetivamente o balanço nocicepção/anti-nocicepção sob ação de anestésicos gerais" foi desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral de Ana Castro, sob a orientação de Fernando Gomes Almeida (professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP), Catarina S. Nunes (professora do King's College, Londres) e de Pedro Amorim (professor do ICBAS e Centro Hospitalar do Porto - Hospital Geral de Santo António). O conceito inovador apresentado por este estudo propõe um novo método objetivo de quantificação da dor, que consiste na avaliação do uso de potenciais evocados somatosensitivos (resposta cerebral a estímulos dolorosos, que se relacionam com a intensidade do estímulo) enquanto ferramenta objetiva na tradução do balanço nocicepção ("dor", acompanhada pela subida de tensão arterial, da frequência cardíaca, sudação, lágrimas, etc)/anti-nocicepção (atenuação da dor, proporcionada pela administração de anestésicos potentes), e da sua relação com a dor reportada e a dose dos anestésicos gerais estudados para estes casos, auferidos através da colaboração de voluntários. "Apesar de haver um grande interesse na avaliação objetiva da dor, especialmente em indivíduos incapazes de comunicar, ainda não existe uma medida objetiva comummente aceite e aplicada na clínica, reproduzível e comparável entre indivíduos. O nosso trabalho pretende dar resposta a estas questões, com a proposta de um índice que traduza o balanço entre a nocicepção e a anti-nocicepção proporcionada pelos anestésicos", explicam os investigadores. De acordo com a equipa vencedora, "este método pode vir a ser utilizado na avaliação deste balanço em doentes incapazes de comunicar dor, e assim proporcionar ao doente o melhor cuidado, com a administração da dose adequada de analgésico, nomeadamente durante a anestesia geral". Para os investigadores, a distinção representa "uma grande honra, uma vez que se trata da maior distinção para a investigação clínica em dor, em Portugal". Os Prémios Grünenthal Dor contemplam um valor pecuniário total de 15.000 euros, igualmente distribuídos pelo Prémio de Investigação Básica e pelo Prémio de Investigação Clínica. Criados pela Fundação Grünenthal em 1999, constituem o prémio de mais alto valor anualmente distribuído em Portugal, no âmbito da investigação em dor. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 20:35:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias