Você está em: Início > Notícias > Sociedade Europeia de Biomateriais distingue investigação FEUP/INEB

Sociedade Europeia de Biomateriais distingue investigação FEUP/INEB

Prémio foi entregue na China

O anúncio do vencedor foi feito em Chengdu, na China, durante o 9º congresso mundial de biomateriais que decorreu em junho. Inês Gonçalves, 30 anos, investigadora do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), é a primeira autora do artigo "Platelet and leukocyte adhesion to albumin binding self-assembled monolayers" distinguido com o "Best Paper 2011 Award", depois de ter sido publicado na revista "Journal of Materials Science - Materials in Medicine". Considerado o melhor artigo de 2011 publicado nesta revista, a investigação centra-se na "utilização de superfícies modelo para demonstrar que a imobilização de uma determinada quantidade de compostos que simulam ácidos gordos (em superfícies hidrofílicas repelentes) induz a adsorção de albumina do sangue de uma forma seletiva e reversível. Desta forma, a ligação de proteínas que promovem a coagulação, como o fibrinogénio, é evitada, reduzindo a adesão de plaquetas sanguíneas. Esta abordagem deverá evitar a formação de coágulos em biomateriais que contactem com o sangue", explica a jovem investigadora. O projeto agora premiado resulta do trabalho iniciado por Inês Gonçalves no âmbito do doutoramento em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia, que entretanto concluiu em 2009. Sob orientação de Mário Barbosa e Cristina Martins, investigadores no INEB que há muitos anos iniciaram uma importante e longa colaboração nesta área com Buddy Ratner, professor da Universidade de Washington (Seattle), o trabalho de investigação de Inês Gonçalves teve como principais objetivos: numa primeira fase e utilizando superfícies modelo (monocamadas autoestruturadas), verificar se esses compostos que simulam ácidos gordos teriam essa capacidade de ligar albumina de forma seletiva e reversível e assim evitar a adesão de plaquetas sanguíneas; e numa segunda fase, utilizar o conhecimento obtido com essas superfícies modelo e transpô-lo para um polímero que pudesse ser usado como biomaterial para contacto com o sangue. Para além da distinção em Chengdu e que significou para Inês Gonçalves "o reconhecimento dos pares da excelente qualidade do trabalho que fazemos e publicamos", o projeto venceu mais três prémios: "European Biomaterials and Tissue Engineering Doctoral Award" - atribuído pela European Society for Biomaterials por associar os elementos europeus e internacionais à investigação do doutoramento; Prémio "Pulido Valente Ciência 2006" - atribuído pela Fundação Pulido Valente e a Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia para o melhor trabalho de investigação publicado na área de "Physics and Engineering - Applications to the study of disease and medical practice", cujo primeiro autor tem menos de 35 anos; e ainda o prémio de "Best Oral Presentation" na 19th European Conference on Biomaterials que teve lugar em Sorrento, em setembro de 2005. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 21:58:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias