Você está em: Início > Notícias > "Responsible Leadership Award" para estudantes da FEUP

"Responsible Leadership Award" para estudantes da FEUP

Equipa representou Portugal na Macedónia

Para uma necessidade antiga eis que surge um conceito inovador. Seis estudantes do 5º ano do Mestrado em Bioengenharia da FEUP criaram o "N2FIX", um projeto que conquistou recentemente o Prémio Startup-Program 2012. A distinção valeu-lhes uma viagem até à cidade de Skopje, na Macedónia, entre 4 e 6 de julho, onde tiveram a oportunidade de representar Portugal na JA-YE Europe Enterprise Challenge 2012. A participação portuguesa acabou por ser premiada com o "TTK Responsible Leadership Award", um Signature Award atribuído pelo Banco TTK da Macedónia. A ideia de André Meireles, José Nuno Leitão, Maria João Gomes, Mariana Osswald, Paulina Carvalho e Sofia Santos consiste no desenvolvimento de uma tecnologia aplicável a plantas de interesse agronómico, que permite que estas se desenvolvam sem a necessidade de usarem fertilizantes azotados. De acordo com os estudantes da FEUP, o projeto apresenta "um conceito inovador e uma nova perspetiva sobre uma necessidade antiga", que possibilita ainda um aumento da produtividade e uma redução do tempo de maturação. "Esta tecnologia permite reduzir os custos dos agricultores e diminuir o impacto ambiental da agricultura, uma necessidade premente dado que é necessário garantir a sustentabilidade ambiental global. Além disso, a planta tem teoricamente a capacidade de se adaptar mais facilmente a solos mais pobres, facto importante dada a diminuição da área global arável e a necessidade de alimentar a crescente população mundial", destaca a equipa vencedora. O projeto, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Inovação e Empreendedorismo na FEUP, contou com a orientação dos professores João José Pinto Ferreira e José Vale (FEUP/DEGI) e Jorge Novais (banco Millennium BCP). Recorde-se que o programa Startup-Program arrancou na Universidade do Porto em setembro de 2008 com a designação de Graduate Program. Promovido pela Junior Achievement Portugal e pela Fundação Millennium BCP, na U.Porto tem funcionado predominantemente em regime extracurricular, juntando estudantes de diversos cursos e unidades orgânicas em equipas de construção de negócio multidisciplinares. No ano lectivo 2011/12 e até outubro registaram-se no programa 112 inscrições de estudantes oriundos de diversos cursos de Licenciatura, Mestrado e Programas Doutorais. O Startup Program visa aproximar os estudantes universitários da realidade empresarial, fornecendo uma formação empreendedora, através da criação, organização e operacionalização de uma empresa fictícia. Esta foi a terceira edição consecutiva em que uma equipa da U.Porto se sagrou campeã nacional. Na primeira edição, a equipa TDT (Tecnologias Digitais Tácteis) ficou em 1º lugar na competição nacional e em 3º lugar na fase europeia, com o projeto "D'Choice Table". Em 2011, a equipa "Flicks" venceu a fase nacional com um sistema inovador de deteção de incêndio, conquistou o "European Signature Award: The Intel Innovation Award" (prémio atribuído à ideia de negócio mais inovadora) e o 1º lugar europeu como "Start-Up Company of the Year", no JA-YE Europe Enterprise Challenge 2011. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 18:15:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias