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FEUP vence no Prémio SECIL Universidades 2011

Cerimónia de Entrega dos prémios decorreu em Lisboa

aqui Uma solução base para a travessia do rio Douro através do metro, capaz de ligar as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, passando pela Ponte da Arrábida e ainda o estudo do comportamento dinâmico de pontes com tabuleiro pré-fabricado em vias de alta velocidade foram os temas de investigação premiados pela cimenteira SECIL, no âmbito da edição 2011 do Prémio SECIL Universidades. Orientado por Álvaro Azevedo, Tiago Cerdeira Pinto dedicou-se à adaptação da Ponte da Arrábida à passagem do metro ligeiro, utilizando a Ponte da Arrábida. Esta opção insere-se na terceira e última fase prevista para o desenvolvimento do Metro do Porto, que ligará as zonas do Campo Alegre (Porto) à Arrábida (em Vila Nova de Gaia), incluindo o novo atravessamento do rio Douro. A solução proposta pelo estudante da FEUP permite ganhos consideráveis no fator custo relativamente à construção de uma nova ponte. O modelo de adaptação da Ponte da Arrábida agora premiado assenta numa nova solução estrutural e na implantação, no traçado e no perfil do dimensionamento dos diversos componentes envolvidos nesta nova abordagem. Durante toda a projeção da nova travessia, Tiago Cerdeira Pinto manifestou especial atenção ao impacto visual que advém das modificações implementadas na ponte, até pelo facto de a Ponte da Arrábida ser candidata a Monumento Nacional. Cláudio Horas, estudante finalista do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP, foi o autor do segundo trabalho premiado e que consistiu na elaboração de um estudo sobre o comportamento dinâmico de pontes com tabuleiro pré-fabricado em vias de alta velocidade. O objetivo desta investigação passa por contribuir para a evolução no conhecimento das implicações do tráfego a alta velocidade a nível estrutural e respetivas medidas de análise, incidindo com particular detalhe no desenvolvimento de processos de otimização de modelos numéricos de pontes e viadutos já existentes. A possibilidade de realizar um estudo mais exato de uma estrutura permite a discussão e crítica de algumas questões relacionadas com a regulamentação aplicável na atualidade e condições da própria análise dinâmica. Orientado por Raimundo Delgado e Rui Calçada, Cláudio Horas desenvolveu um trabalho de investigação que incide sobre um viaduto ferroviário de tipologia pré-fabricada situado em Alverca, embora o que se pretenda é que esta experiência seja passível de ser aplicada a outras estruturas semelhantes. Sobre o Prémio SECIL Universidades O Prémio SECIL Universidades é atribuído anualmente pela cimenteira SECIL em colaboração com a Ordem dos Engenheiros. Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, este galardão visa incentivar a qualidade do trabalho académico e promover o reconhecimento público de jovens provenientes das várias escolas portuguesas de Engenharia Civil e de Arquitetura. Nesta edição foram atribuídos cinco prémios na categoria "Arquitetura" e três prémios na categoria "Engenharia Civil". Cada um dos vencedores do prémio receberá um diploma e cinco mil euros. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
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