Você está em: Início > Notícias > Prémio CUF

Prémio CUF

prémio

Uma investigação sobre a tecnologia que permite separar compostos quirais recebeu o primeiro Prémio CUF, destinado a galardoar teses de doutoramento na área da engenharia química com aplicação na indústria nacional. O prémio, no valor de 5.000 euros, foi atribuído a Luís Santos Pais, docente da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão do Instituto Politécnico de Bragança e investigador do LSRE - DEQ - FEUP, onde é orientado pelo Prof. Alírio Rodrigues. A tese premiada (orientada pelo Prof. Alírio Rodrigues) debruça-se sobre a tecnologia de leito móvel simulado(SMB, sigla em inglês), desenvolvida nos anos 60 e, na altura, com aplicações sobretudo na indústria petroquímica. Nos anos 90, esta tecnologia foi aplicada na separação de compostos quirais - compostos que podem surgir sob duas formas, orientados para a esquerda ou para a direita. Parecem muito semelhantes mas têm propriedades diferentes, e discernir as diferenças é fundamental para a indústria farmacêutica, por exemplo. A sua tese foi integrada num projecto europeu com o objectivo de criar uma empresa que produzisse unidades de SMB que é hoje líder mundial na comercialização dessas unidades. Para o futuro, uma das prioridades é encontrar um parceiro português. A CUF atribuiu ainda duas menções honrosas, a João Almeida Lopes, do Centro de Engenharia Biológica e Química do Instituto Superior Técnico, e a João Ferreira Alves, que trabalha em Inglaterra na empresa UOP.
Página gerada em: 2024-04-24 às 03:32:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias