Você está em: Início > Notícias > Estudante da FEUP vence prémio na área da robótica submarina

Estudante da FEUP vence prémio na área da robótica submarina

Prémio foi entregue em outubro, nos EUA

Bruno Ferreira, estudante do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, foi recentemente distinguido com o segundo prémio numa competição de posters que decorreu durante a conferência "Oceans 2012 MTS/IEEE", de 14 e 19 de outubro, na Virgínia (EUA). O poster "Towards cooperative localization of an acoustic pinger" aborda o estudo sobre a localização de uma fonte sonora (um "pinger"), através da distribuição de um conjunto de sensores no espaço à volta da mesma. "Conhecendo os tempos de receção do ping (sinal acústico de curta duração) em cada um dos sensores (hidrofones) e a velocidade de propagação do som no meio, é possível estimar a posição do pinger", explica Bruno Ferreira. Neste projeto também é estudada a possibilidade de transportar os sensores (hidrofones) em plataformas robóticas (ASVs - veículos de superfície autónomos - e AUVs - veículos submarinos autónomos), permitindo obter posicionamentos ótimos. "Na robótica submarina, existem muitas restrições nas comunicações sem-fios e na localização (estimação da posição) dado que muito dificilmente se podem usar ondas eletromagnéticas. Desta forma, o uso de comunicações via ondas rádio ou o uso de GPS debaixo de água são extremamente limitados. Este trabalho tem uma aplicação direta neste contexto para localização de veículos ou outros objetos submersos. Levando a ideia mais longe, e com a ajuda de equipamento auxiliar em coletes salva-vida, poder-se-ia usar na busca e salvamento de náufragos, por exemplo", destaca Bruno Ferreira. Entre as mais-valias do projeto, o investigador aponta o facto de explorar o conceito de localização dinâmica usando várias plataformas robóticas que cooperam para garantir uma boa estimação da posição de um alvo. A distinção recebida nos Estados Unidos corresponde a um certificado e a um valor monetário de 300 USD (cerca de 240 euros), representando para o estudante da FEUP um "marco importante" no seu percurso académico. A conferência internacional Oceans é considerada uma das mais prestigiadas na área da Engenharia Oceânica e da Tecnologia Marinha, reunindo todos os anos cientistas e engenheiros para discutirem os últimos avanços e investigações nesta área. O grupo de robótica aquática da FEUP/INESC TEC também marcou presença neste evento, com a apresentação de quatro trabalhos, alguns deles realizados em parceria com investigadores estrangeiros que visitaram a FEUP e o INESC TEC durante este ano. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 07:01:39 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias