Você está em: Início > Notícias > Engenharia e Políticas Públicas :: Contributos da Engenharia para a segurança sísmica: Estratégia e ações necessárias

3 de abril | 18h00 | Sala de Atos FEUP

imagem

A próxima sessão dos Seminários de Engenharia e Políticas Públicas acontece no dia 3 de abril, às 18 horas, na Sala de Atos da FEUP.

Os sismos que afetaram a Turquia e a Síria em fevereiro de 2023 trouxeram o tema da segurança sísmica do edificado em Portugal novamente à discussão. A evidência científica de que os sismos são fenómenos recorrentes, o facto de parte do território nacional se situar numa zona de sismicidade moderada, bem como os registos do passado que comprovam a ocorrência de vários sismos com efeitos destruidores em Portugal, salientam a importância deste tema para a nossa sociedade. Além dos impactos imediatos que um futuro sismo de moderada a grande intensidade poderá causar em Portugal, nomeadamente em termos da perda de vidas humanas e dos danos no edificado, importa salientar a dimensão não menos relevante dos impactos que poderão igualmente ocorrer ao longo de vários anos na economia e na estabilidade social, com potenciais consequências severas no desenvolvimento sustentável do país.

Neste contexto, importa discutir questões importantes relacionadas com o nível de segurança sísmica que o edificado deve ter para garantir a segurança da população e a resiliência da sociedade, com o tipo de políticas públicas que devem ser implementadas para garantir esse nível de segurança, desde a prevenção até à preparação das intervenções pós-sismo, e com o papel da engenharia nesses processos, em particular para a minimização dos impactos de um sismo de moderada a grande intensidade.

Às segundas-feiras, pelas 18 horas, estes seminários têm como objetivo dar a conhecer e discutir temas que dizem respeito a todos, e que interessa conhecer nas suas diversas facetas e sob diferentes perspetivas. Temas que são complexos, por natureza, que atravessam fronteiras disciplinares, e em que a Engenharia e a sua interação com processos de decisão e de desenho de políticas públicas assumem um papel central.

Mais informações em www.fe.up.pt/engenhariapoliticaspublicas

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-20 às 02:21:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias