Você está em: Início > Notícias > Start Up da U.Porto vence prémio BES Inovação 2012

Start Up da U.Porto vence prémio BES Inovação 2012

Prémio foi entregue no dia 12 de novembro, em Lisboa

Chama-se Streambolico. É uma startup recente da Universidade do Porto e dedica-se a desenvolver e comercializar tecnologias de comunicação avançadas que permitem maximizar a qualidade de experiência do cliente quando pretende aceder a dados e conteúdos em tempo real, através de redes sem fios. Trata-se de um novo método de transmissão de vídeo em tempo real para múltiplos utilizadores através de pontos de acesso wifi. Venceu o Prémio BES Inovação 2012. Foi anunciado no dia 12 de novembro, em Lisboa, o vencedor da 8ª edição do concurso BES Inovação. O prémio de 60 mil euros foi atribuído à equipa que fundou a Streambolico, uma startup recente da U.Porto, que desenvolve tecnologias de comunicação avançadas que permitem maximizar a qualidade da transmissão de dados através de pontos de acesso wifi. Com o mercado das telecomunicações e do tráfego de dados a crescer a um ritmo avassalador (estima-se que até 2016 o tráfego de dados móveis venha a crescer 18 vezes) há cada vez mais clientes a querer aceder a vídeos e outros conteúdos multimédia em tempo real a qualquer momento, em qualquer parte e através de qualquer plataforma móvel. Este aumento da procura no mercado de banda larga móvel coloca grandes desafios aos operadores de telecomunicações, que têm de controlar os custos elevados da infraestrutura e conseguir satisfazer mais clientes com os equipamentos já instalados. Atualmente, os pontos de acesso wifi só conseguem fornecer vídeo de alta qualidade a um número muito limitado de clientes (tipicamente cinco a oito). A tecnologia desenvolvida pela Streambolico permite aumentar 10 vezes o número de utilizadores que, a partir do mesmo ponto de acesso wifi, podem aceder a um fluxo contínuo de vídeo ou de dados em tempo real. Quando os datagramas ou pacotes de dados são enviados através do canal sem fios, o ruído do canal pode fazer com que utilizadores diferentes percam pacotes de dados diferentes. Isto leva a que a imagem fique com pior qualidade (por exemplo, aos quadrados) ou que o Youtube fique bloqueado à espera de novos pacotes. A solução tradicional seria retransmitir para cada utilizador o pacote que perdeu, mas esta estratégia não funciona bem, porque demora muito tempo, introduzindo atrasos inaceitáveis para comunicações em tempo real. A tecnologia desenvolvida pela Streambolico é inovadora, porque em vez de fazer retransmissões separadas para cada utilizador, gera um único pacote codificado a partir dos pacotes perdidos por todos. Ao receber esse pacote codificado, cada receptor é agora capaz de extrair os dados que precisa combinando esse pacote codificado com os outros dados que recebeu anteriormente. A aplicação mais imediata é a transmissão de vídeo através de pontos de acesso wifi, particularmente em espaços públicos com grandes aglomerações de pessoas (estádios, hotéis, aeroportos, escolas ou hospitais). Contudo, existem muitas outras aplicações, por exemplo transmissão de dados sem fios em data centers, sistemas de tempo real em fábricas, ou jogos e aplicações de redes sociais com vários utilizadores em dispositivos móveis. Ao aumentar a fiabilidade das comunicações sem fios, esta tecnologia permite reduzir a cablagem e o peso associado, por exemplo em aviões e transportes públicos, o que se traduz na redução de custos e do consumo de combustível. Já com um pedido de patente internacional submetido, a Streambolico teve já um cliente americano e pretende alargar o seu leque de atividade a nível internacional, estando neste momento a preparar o aumento de capital para poder destacar-se nos mercados. Liderada por João Barros, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), a equipa vencedora é composta ainda por Diogo Ferreira (FEUP), Paulo Oliveira (Streambolico) e Rui Costa (FCUP). :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 00:13:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias