Você está em: Início > Notícias > DEI Talks | At the intersection of job quality and innovation

DEI Talks | ''At the intersection of job quality and innovation''

12 de abril | 14h30 | B021 FEUP

imagem

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) lança mais uma sessão das DEI Talks. “At the intersection of job quality and innovation” será apresentada a 12 de abril, às 14h30, na sala B021, por Christopher Mathieu, docente e sociologista na área das organizações no Departamento de Sociologia da Universidade de Lund. A sessão vai contar com moderação de António Coelho, docente do DEI.

Pelo autor, Christopher Mathieu:
“Claro que não falta investigação sobre os fatores do local de trabalho que podem apoiar, facilitar ou mesmo mitigar a inovação. Assim como é bastante fácil encontrar estudos sobre melhorias na qualidade do trabalho trazidas por algumas inovações. Os dois cruzam-se aqui e ali, mas não há apenas investigação que tome estes dois fenómenos multidimensionais e complexos e teorize a sua interdependência de uma forma abrangente e rigorosa. A razão provável é que a qualidade do emprego é uma área muito ampla, tal como a inovação, e foi necessário um programa de investigação abrangente como Horizon 2020 para financiar um projeto que pudesse simultaneamente englobar a inovação tecnológica e não tecnológica, bem como as seis dimensões básicas da qualidade do emprego que utilizamos no QuInnE".

“O trabalho realizado no âmbito do QuInnE (Quality of Jobs and Innovation Generated Employment Outcomes) é crucial, uma vez que se espera facilitar uma abordagem mais holística para promover objetivos societais tais como o bem-estar, a inclusão e igualdade, o crescimento económico e de emprego, a melhoria de produtos e serviços, o trabalho sustentável através da melhoria da inovação, e qualidade do emprego. Ao centrar-se na inovação e na qualidade do emprego e ao mesmo tempo analisar os resultados da sua interação em termos de emprego, o projeto traz novos conhecimentos científicos, novas ferramentas de diagnóstico e desenvolvimento, e aconselhamento baseado em provas sobre políticas para impulsionar o crescimento da UE e reforçar a sua economia contra os riscos colocados por outra grande crise financeira.”

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-19 às 22:55:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias