Você está em: Início > Notícias > Nova tecnologia para produção de aditivos verdes recebe prémio internacional

Nova tecnologia para produção de aditivos verdes recebe prémio internacional

Model-Based Innovation Prize 2012 para tecnologia desenvolvida por investigadores da FEUP

(Viviana Silva, Alírio Rodrigues e Carla Pereira) É uma nova tecnologia que permite produzir um produto com elevado rendimento e pureza, com aplicação à produção contínua e à escala industrial de compostos oxigenados, como ésteres e acetais. Estes podem ser usados como aditivos verdes para combustíveis, solventes verdes, ou como intermediários na produção de polímeros, perfumes e aromas. Chama-se "Simulated Moving Bed Membrane Reactor" e integra o estudo "PermSMBR A New Hybrid Technology: Application on Green Solvent and Biofuel Production", da autoria de Alírio Rodrigues (professor do Departamento de Engenharia Química da FEUP), Viviana Silva e Carla Pereira (ambas investigadoras do laboratório associado da FEUP LSRE - Laboratório de Processos de Separação e Reacção/ LCM - Laboratório de Catálise e Materiais), recentemente distinguido pela Process Systems Enterprise, com o prémio "Model-Based Innovation 2012", no valor de 3000 euros. A tecnologia híbrida integra um único equipamento de reação com duas técnicas de separação diferentes: cromatografia (Simulated Moving Bed) e membranas seletivas permeáveis (pervaporação ou permeação). A equipa explica que esta tecnologia permite a "intensificação de processos que envolvam reações de equilíbrio onde mais do que um produto é formado; a simultânea reação e separação dos produtos formados (por adsorção e membranas) conduzindo a conversões muito superiores à de equilíbrio, por vezes até a uma conversão completa, tendo o potencial de produzir um produto com elevado rendimento e pureza". Esta tecnologia foi avaliada teoricamente, através do uso de modelos matemáticos, baseados em dados experimentais. De acordo com a equipa de investigadores, o próximo passo será a construção de uma unidade PermSMBR para proceder à sua validação experimental e, em seguida, passar à fase de comercialização. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-08 às 20:56:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias