Você está em: Início > Notícias > Prémio ARCA

Prémio ARCA

Prémio

Galardão premeia os melhores trabalhos de investigação que aliem inovação tecnológica a ambiente. Este galardão ficou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em duas representações: o primeiro lugar coube a Paulo Aloísio Augusto, do Departamento de Engenharia Química, enquanto que o segundo foi conquistado por Fernando Lobo Pereira e João Tasso Sousa, do Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores. Um novo separador e classificador magnético, cuja utilização originará substanciais melhorias tecnológicas e ambientais, foi o projecto vencedor. O aparelho - patente do Doutor Engº Paulo Aloísio Augusto - mereceu esta distinção dada a conciliação conseguida entre a inovação tecnológica e o ambiente. De facto nas palavras do júri: "Um método original que melhora a separação das partículas magnéticas (...) A qualidade científica é de extraordinário valor e os efeitos no ambiente positivos (...) Este trabalho merece uma excelente avaliação". Este equipamento, ainda em fase de criação de protótipo à escala industrial, pode aplicar-se directamente em processos de separação de minérios (permitindo, entre outros, a redução de custos e gastos em solventes), e no processamento de alimentos, na indústria alimentar (permitindo a melhoria da qualidade). Pode de igual modo ser aplicado no tratamento de efluentes gasosos e aquosos (permitindo limpar as impurezas, por exemplo, das indústrias metalúrgica e metalomecânica). Encontra ainda aplicação no tratamento de lixos nucleares (remoção de substâncias tóxicas ou radioactivas) e no tratamento de doenças (e.g. leucemia) - através da separação e classificação dos vários componentes do sangue. Além de permitir a separação e classificação, o aparelho também contempla a reciclagem das impurezas detectadas. A construcção do protótipo industrial deste aparelho poderá, dentro em breve, permitir a adaptação às várias situações acima referidas, consoante as necessidades. Redes de Veículos e Sensores para aplicações ambientais ("Networks of vehicles and sensors for environmental applications) foi o título do outro projecto vencedor da FEUP, apresentado por João Tasso de Figueiredo Borges de Sousa e Fernando Lobo Pereira, do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática, do Departamento de Engenharia de Electrotécnica e de Computadores. O trabalho premiado descreve de forma exaustiva tecnologias e ferramentas para o projecto e implementação de redes de sensores e de veículos para aplicações oceanográficas e ambientais. Com o programa ARCA - Actions for raising critical awareness towards environment and for diffusing scientifically sound information related to E.U. environmental policy among citizens, promovido pela União Europeia, DG do Ambiente, foi instituído um prémio com o mesmo nome, destinado a premiar os trabalhos de investigação tecnológica que privilegiem as inovações tecnológicas aliadas ao ambiente, ou seja, ambiente e tecnologia fundidos e complementares.
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:06:54 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias