Você está em: Início > Notícias > Tese de doutoramento da FEUP sobre transformadores inteligentes vence Prémio REN 2023

Para além do projeto de Justino Rodrigues, a edição deste ano do galardão distinguiu duas teses de mestrado da Faculdade de Engenharia.

imagem

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi a grande dominadora da 28.ª edição dos Prémios REN, ao conquistar três dos quatro prémios destinados às melhores teses de mestrado e doutoramento na área da energia desenvolvidas nas universidades portuguesas.

O destaque vai para Justino Rodrigues, antigo estudante do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia da FEUP e grande vencedor desta edição na categoria de melhor tese de Doutoramento.

Incorporar novas funcionalidades nos transformadores inteligentes de multi-micro redes de eletricidade é a temática central do projeto premiado com 30 mil euros. O objetivo passa por melhorar a resposta daquelas redes face a um previsível aumento da distribuição de eletricidade, fruto da transição energética em curso e da consequente eletrificação da sociedade.

“Centrei-me na exploração de um dispositivo de transformação de potência com aptidões inerentes que facilitam arquiteturas inovadoras para as redes de distribuição de energia elétrica e que conferem uma flexibilidade superior comparativamente aos transformadores de potência convencionais”, explica Justino Rodrigues, atualmente investigador no INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, acerca da tese orientada por Carlos Moreira e João Peças Lopes, docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

O alumnus de Engenharia refere ainda que redes de distribuição de energia elétrica mais flexíveis e inteligentes, através de dispositivos como o “Smart-Transformer”, podem vir a “tornar-se a espinha dorsal das redes de distribuição de energia do futuro”.

Mestres da FEUP no pódio

Para além de Justino Rodrigues, a edição deste ano dos Prémio REN distinguiu mais duas antigas estudantes da FEUP, na categoria de melhor tese de Mestrado.

Ana Sofia Silva, mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (2022) e atual investigadora no INESC TEC, obteve o 2.º prémio, no valor de 15 mil euros, com o projeto “Comportamento dinâmico de sistemas de transmissão com inércia reduzida”.

Na mesma categoria, Maria Beatriz Fonseca Lima foi distinguida com o 3.º prémio, no valor de 10 mil euros, com a tese “Magneto-caloric heat pump for space heating”, com a qual concluiu o Mestrado em Engenharia Mecânica da FEUP (2022).

O Prémio REN 2023 distinguiu um total de seis teses (para além dos quatro prémios em disputa, foram atribuídas duas menções honrosas) alinhadas com as preocupações e desafios lançados pelo processo de transição energética. Trabalhos que demonstraram “uma excelente capacidade de resposta a estes desafios”, como afirma João Peças Lopespresidente do júri do galardão e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

Sobre o Prémio REN

Criado em 1995 pela empresa Redes Energéticas Nacionais (REN), o Prémio REN é o mais antigo desta natureza em Portugal e tem evoluído de modo a incorporar os desenvolvimentos e transformações que o setor da energia tem vivido ao longo dos anos.

Começando por ser um prémio destinado aos melhores estudantes de redes e sistemas elétricos, o galardão incorporou posteriormente o gás natural, passando, mais recentemente, a abranger os candidatos provenientes de um espetro alargado de áreas.

Só nas últimas três edições (20202021 e 2022), o Prémio REN distinguiu sete teses de mestrado e doutoramento assinadas por alumni da FEUP.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Página gerada em: 2024-05-08 às 20:21:37 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias