Você está em: Início > Notícias > Professor da FEUP distinguido com o IBM Faculty Award 2012

Professor da FEUP distinguido com o IBM Faculty Award 2012

Cerimónia de Entrega do Prémio decorre dia 6 de dezembro, em Lisboa

aqui O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido enquanto responsável pelo Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM, situado na FEUP, no campo das Smart Cities, foi crucial para a atribuição do Faculty Award 2012 a João Falcão e Cunha. O projeto inovador das Smart Cities baseia-se em trabalhos de pesquisa e investigação fortemente ancorados na FEUP e na U.Porto, nos últimos anos, sobretudo os que estão relacionados com a engenharia de serviços, sistemas inteligentes de apoio à decisão e gestão do desempenho. Inaugurado em abril de 2010 pela IBM e pela U.Porto, o CAS IBM Portugal é o nono centro de investigação da IBM na Europa e o vigésimo em todo o mundo, orientado para a excelência da pesquisa aplicada na engenharia, gestão e ciência dos serviços (SSME). Dedicado a promover a colaboração entre universidades, indústria, governo e os laboratórios de pesquisa da IBM (sobretudo os de Zurique e Almaden, Estados Unidos), o CAS IBM Portugal conta ainda com o INESC Porto, o INEGI e o IDMEC Pólo FEUP como parceiros. No futuro, em função da evolução do projeto, pretende-se que o CAS Portugal possa constituir-se como uma plataforma de colaboração com outras instituições académicas e de investigação, e outras empresas. É a segunda vez que João Falcão e Cunha recebe este prémio atribuído pela IBM. Já em 2009 o professor da FEUP tinha sido distinguido com este galardão, depois de ter sido um dos principais impulsionadores do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (MESG), em 2007. Na altura, o projeto pioneiro na Europa, foi um importante contributo para o desenvolvimento da educação superior com base na nova Ciência dos Serviços, ou SSME - Service Science, Management and Engineering, que se transformou rapidamente numa referência de nível internacional, justificando assim o reconhecimento da IBM. De referir que a proposta da IBM em SSME incentiva a conjugação de diversas correntes científicas, tendo como pilares as áreas dos serviços, da engenharia e da gestão. Na opinião de João Falcão e Cunha, este prémio da IBM "é o reconhecimento por uma instituição global do trabalho de excelência internacional de muitos colegas investigadores da FEUP que nos últimos anos se têm dedicado a criar novo conhecimento claramente relevante para as empresas e para a sociedade." "Das inúmeras candidaturas de todo o mundo que anualmente chegam à IBM Corporation, somente algumas são reconhecidas com este prémio. Quero por isso felicitar o Professor João Falcão e Cunha e a FEUP por mais um reconhecimento da excelência do trabalho aí desenvolvido e, por, uma vez mais, trazer tal reconhecimento para Portugal", congratulou António Raposo de Lima. João Falcão e Cunha é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP (1983), tem um mestrado em Investigação Operacional pela Universidade de Cranfield (1984), e um doutoramento em Ciências de Computação no Imperial College London (1989). Tem estado envolvido em trabalho experimental e teórico em Engenharia Informática e Sistemas de Informação nos últimos 20 anos. É atualmente diretor dos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão e de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão da FEUP, coordenador do programa MOBILE de intercâmbio de estudantes de Engenharia da FEUP e de Escolas congéneres no Brasil. É ainda director académico do Centro de Estudos Avançados (CAS) da IBM desde abril 2010, o único centro de estudos avançados da IBM em Portugal. Na cerimónia de entrega do prémio, que decorrerá hoje em Lisboa, e será presidida por António Raposo de Lima, presidente da IBM Portuguesa, estará presente o reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, o diretor da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo, o diretor do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, José António Sarsfield Cabral, e João Falcão e Cunha. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:17:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias