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Professores da FEUP distinguidos com Prémio "Prof. Doutor Joaquim Sarmento"

Prémio foi entregue no Dia da FEUP

O Dia da FEUP, que decorreu no passado dia 16 de janeiro na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi marcado pela entrega de prémios à comunidade académica da FEUP. No âmbito desta comemoração, foram distinguidos os dois vencedores do Prémio "Prof. Doutor Joaquim Sarmento": Ana Sofia Guimarães e Pedro Alves Costa, ambos professores do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da FEUP. Instituído na Faculdade de Engenharia pela Fundação Eng. António de Almeida, este prémio pretende galardoar a melhor dissertação de doutoramento na área de Engenharia Civil. O estudo de Ana Sofia Guimarães teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma técnica inovadora, destinada ao tratamento da humidade ascensional, uma das principais causas de degradação do património monumental e dos edifícios antigos. Sob a orientação de Vasco Peixoto de Freitas (professor do DEC) e de João Delgado (investigador do DEC), a investigadora da FEUP elaborou um modelo de dimensionamento de sistemas de ventilação da base das paredes, utilizando um programa de simulação numérica e efetuando ensaios laboratoriais e ensaios "in situ" para proceder à sua avaliação. Este sistema, que já está patenteado, poderá ser aplicado não só no controlo e tratamento da humidade ascensional em edifícios, como também no tratamento de edifícios após inundações/cheias, no controlo da humidade relativa de desvãos sanitários, desvãos de coberturas ou mesmo compartimentos de edifícios onde a humidade relativa se afigure um parâmetro a controlar, como por exemplo no caso dos museus. Também distinguido com o Prémio "Prof. Doutor Joaquim Sarmento", o estudo de Pedro Alves Costa centrou-se na análise do comportamento dinâmico de sistemas ferroviários. O investigador da FEUP explica que o tráfego ferroviário origina vibrações na via-férrea, que se propagam pelo solo podendo causar incómodo aos habitantes das suas imediações. Para além disso, no caso do tráfego ferroviário a alta velocidade, os efeitos de amplificação dinâmica provocados pelas elevadas velocidades de circulação alcançadas podem comprometer a segurança do sistema. De forma a prevenir estes fenómenos, Pedro Costa desenvolveu em seu estudo modelos numéricos avançados e ferramentas de análise, que, quando aplicados em conjunto, revelaram-se "extremamente importantes, dotando a equipa de investigação de ferramentas de previsão do comportamento dinâmico do sistema ferroviário extremamente eficientes", como destaca o investigador da FEUP. Para o desenvolvimento deste projeto, que contou com a orientação de Rui Calçada e António Silva Cardoso (professores do DEC), Pedro Costa teve a oportunidade de realizar estágios no KTH (Suécia) e na KU Leuven (Bélgica), uns dos mais prestigiados e experientes centros de investigação nesta área. Atualmente prossegue com a investigação na área da Mecânica Estrutural/Geotécnica, com enfoque no estudo dos efeitos dinâmicos induzidos pela ação humana. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
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